Employer Branding: como ser uma marca empregadora de sucesso!

Employer Branding: como ser uma marca empregadora de sucesso!

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura
o que é employer branding

Você está procurando tornar sua empresa uma marca empregadora de sucesso? Quer conhecer uma maneira de posicionar sua empresa ocmo referência em empregabilidade? Ou você é um profissional estrategista de RH que deseja se aprofundar na técnica que mudará a sua relação com os colaboradores?

Sim, então você veio ao lugar certo! 

Hoje falaremos sobre employer branding e como você pode garantir que sua marca seja um sucesso. 

Abordaremos tópicos como:

→ o que é employer branding;

→ a importância do employer branding; e

→ como você pode criar uma marca de empregador forte.

Então, se você está interessado em aprender mais sobre esse assunto, continue por aqui!

Mas afinal, o que é Employer Branding?

O termo Employer Branding ou marca empregadora é relativamente novo, foi usado pela primeira vez na década de 1990. 

Em poucas palavras, é o resultado da imagem e reputação que uma empresa tem como empregador.

É o que faz com que os funcionários atuais queiram ficar e trabalhar para a empresa, e também o que faz com que os candidatos em potencial queiram se inscrever e trabalhar lá.

Dito isso, podemos dizer que uma marca empregadora é o que diferencia uma empresa de outra como empregador.

5 benefícios de ter uma forte Marca Empregadora

Uma forte marca empregadora pode ajudar uma empresa de várias maneiras:

1. Recrutamento e Retenção de Funcionários

O primeiro benefício é o auxílio no recrutamento e retenção de funcionários.

No competitivo mercado de trabalho atual, é mais importante do que nunca ter uma marca empregadora forte, pois com tantas opções disponíveis para quem procura emprego, os empregadores precisam fazer tudo o que puderem para se destacar da multidão e atrair os melhores talentos.

Uma empresa que utiliza as estratégias de employer branding (sendo reconhecida por isso), têm maior probabilidade de atrair os melhores talentos, bem como manter seus funcionários atuais felizes e engajados.

Por exemplo, o LinkedIn descobriu que 70% dos candidatos a emprego não aceitariam uma oferta de uma empresa com má reputação, mesmo que isso significasse um aumento salarial.

Interessante não é mesmo?!

Construir uma marca de empregador forte pode ajudá-lo a melhorar suas chances de atrair e reter bons funcionários. Afinal, para atrair os melhores talentos, as empresas precisam de boas culturas, salários e benefícios.

2. Melhor resultados financeiros

Um estudo do Human Capital Institute mostrou que empresas com marcas empregadoras fortes tiveram taxas de rotatividade 28% mais baixas e observaram produtividade 18% maior de seus funcionários. Além disso, estudos mostraram que empresas com marcas empregadoras fortes também tendem a ter melhores resultados financeiros.

Se sua empresa tem uma boa reputação como empregadora, você não precisará gastar tanto em publicidade e marketing ao tentar recrutar novos funcionários, eles virão até você, gerando uma boa economia no seu orçamento. 

Afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa de renome, conhecida não apenas pela excelência dos seus produtos ou serviços, mas também pelo respeito, benefícios e produtividade dos funcionários?

Uma pesquisa da The Harvard Business Review descobriu que empresas com fortes marcas empregadoras viram aumentos nos preços das ações quase o dobro dos de seus concorrentes.

Um tanto motivador, não?

3. Aumento da produtividade e menor rotatividade de funcionários

Aumento de produtividade e diminuição nos índices de rotatividade dos funcionários são o terceiro benefício que citamos aqui.

Quando os funcionários sentirem que fazem parte de algo maior do que eles mesmos, é provável que trabalhem mais e permaneçam na empresa por um longo tempo.

Além disso, a marca do empregador pode ajudar a melhorar a retenção de funcionários. Se os funcionários se sentirem orgulhosos de trabalhar para sua empresa, comprometidos e se identificarem com seus valores, eles estarão menos propensos a procurar outras oportunidades.

Afinal, profissionais engajados tendem a permanecer por mais tempo na empresa, recomendá-la a outros profissionais, fazem indicações, trazem mais pessoas alinhadas com o fit dessa empresa e muito mais. 

Ter bem claro os valores e missão da instituição, pode concretizar toda a diferença.

4. Maior satisfação do cliente

Os clientes sabem quando um funcionário é apaixonado pelo trabalho e pela empresa. Isso leva ao aumento das vendas, melhor atendimento e satisfação geral do cliente.

Um estudo da Harris Interactive descobriu que 70% dos consumidores disseram que teriam maior probabilidade de comprar de uma empresa cujos valores correspondem aos seus.

5. Imagem pública aprimorada

Uma forte marca empregadora pode ajudar a melhorar a reputação da sua empresa aos olhos dos funcionários atuais e potenciais, bem como do público.

Essa reputação aprimorada pode levar ao aumento do reconhecimento da marca e das vendas, além de ajudá-lo a atrair os melhores talentos.

Como ser uma marca empregadora de sucesso?

Hoje em dia, para ter sucesso, é essencial que as empresas tenham uma marca empregadora forte, reconhecida. Mas como tornar isso possível?

Existem várias maneiras de tornar sua empresa uma marca empregadora atraente. Aqui estão algumas dicas:

1. Promova a cultura da sua empresa

Certifique-se de que os candidatos em potencial saibam como é a cultura da sua empresa e o que a torna única. Use mídias sociais, anúncios de emprego e seu site para comunicar essa mensagem.

2. Ofereça remuneração e benefícios competitivos

Os melhores talentos esperam ser recompensados generosamente por suas habilidades. Certifique-se de que seus pacotes de salários e benefícios sejam competitivos com outras empresas do seu setor.

3. Ambiente de Trabalho favorável

Um fator muito importante é criar um ambiente de trabalho positivo. Os funcionários querem trabalhar em algum lugar que seja agradável e onde eles sintam que pertencem. Preste atenção à cultura do escritório e crie um ambiente que seja positivo e solidário. 

Promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e oferecer vantagens e benefícios que atrairão seus funcionários-alvo pode ser uma boa estratégia. Isso fará com que os funcionários se sintam bem consigo mesmos e com a empresa para a qual trabalham.

Investir em pesquisas de engajamento é uma boa opção para um diagnóstico da satisfação dos funcionários Dessa forma, os empregadores conseguem identificar possíveis melhorias, treinamentos e investimentos que podem ser realizados, aumentando o senso de pertencimento e confiança dos colaboradores na empresa. 

Pois, como diz Ken Blanchard, no livro O Administrador Ético:

“É importante criar um ambiente de trabalho onde as pessoas sejam justamente valorizadas por aquilo que entregam e se dedicam.”

4. Promover um equilíbrio positivo entre vida pessoal e profissional

Os funcionários querem sentir que têm uma vida fora do trabalho. Ofereça horários flexíveis, opções de teletrabalho e férias generosas para mostrar que você valoriza o tempo deles fora do escritório.

5. Oportunidades

Dê aos funcionários a oportunidade de ter voz na empresa, incentivando a comunicação aberta e o feedback. Quando os funcionários sentem que estão sendo ouvidos, é provável que sejam envolvidos e leais.

Grandes marcas empregadoras

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo construíram sua reputação sendo grandes empregadoras, utilizando estratégias do employer branding e oferecendo uma jornada a seus colaboradores. A seguir cito algumas:

Google

O Google é consistentemente classificado como um dos melhores lugares para trabalhar e, como resultado, eles têm uma marca de empregador extremamente forte. 

Amazon

Outro exemplo é a Amazon, que conseguiu atrair os melhores talentos, apesar de seus problemas de imagem pública, oferecendo benefícios incríveis e satisfação no trabalho.

Disney

A Disney é considerada uma das empresas mais encantadoras, com uma marca empregadora muito forte. 

Uma das explicações para isso é porque ela aplica uma estratégia de employer branding considerada como uma fórmula de sucesso: qualidade na capacidade do elenco, na vivência dos visitantes e na experiência do negócio. 

Ou seja, um trabalho de qualidade com consistência e excelência em tudo o que ela faz. Dessa forma, a medida que a empresa coloca dedicação no que entrega aos seus colaboradores, em contrapartida, os mesmos entregam espontaneamente, essa mesma excelência e felicidade pros visitantes. 

Grupo Boticário

O Grupo Boticário é uma das marcas empregadoras mais bem sucedidas no Brasil. 

Eles são reconhecidos no mercado por adotar várias estratégias de employer branding que se destacam. Dentre elas: benchmarking, formar mão de obra qualificada e atrair dessa forma, novos talentos, entre outras.    

É evidente que empresas com marcas empregadoras fortes tendem a ter mais sucesso em geral. Isso provavelmente ocorre porque funcionários felizes e produtivos levam a melhores resultados da empresa.

Afinal, como diz o fundador do Walmart: 

A forma como os gestores tratarem os seus colaboradores é exatamente a forma como os colaboradores irão tratar seus clientes.”

Sam Walton

Você gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre as estratégias de employer branding e como tornar sua empresa uma marca empregadora de sucesso?

Conheça o curso gratuito de Employer Branding para Estrategistas de RH da Kultivi, em parceria com a professora Raquel Roque

Curso 100% online, com certificação e gratuito. Aprenda como quiser e de onde estiver!


POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

5 Dicas para começar sua Carreira de Social Media hoje mesmo!

Quer aprender mais sobre a carreira de Social Media e não sabe por onde começar? Conheça 5 dicas especiais para iniciar seu trabalho nas redes.

educação financeira
Carreira e Negócios

O dinheiro importa: Aprenda educação financeira para prosperar! | Planilha para baixar

Neste artigo você descobrirá como tornar sua vida econômica próspera e abundante com a ajuda da educação financeira.

Carreira e Negócios

8 profissões mais promissoras do marketing digital

Não importa se é seu primeiro emprego, uma transição de carreira ou se está buscando uma recolocação, certamente será possível encontrar boas oportunidades nas profissões do marketing digital. Com uma enorme demanda nos mais diversos setores, a construção de uma carreira dentro dessa área pode ser bastante lucrativa e gratificante. Como em qualquer trabalho, é […]