5 Dicas para começar sua Carreira de Social Media hoje mesmo!

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura

As profissões relacionadas a área do marketing digital estão em ascensão no mercado de trabalho atual. Dentre elas, a carreira de Social Media tem ganhado um destaque interessante nesse período pós pandemia e o campo para atuação tem se tornado muito favorável. 

Afinal, toda empresa que preza por uma boa reputação, visibilidade online e boas estratégias de marketing de conteúdo precisa de um profissional dessa área, não é mesmo?!

Você tem afinidade com marketing digital e redes sociais? Tem interesse nessa área? Quer seguir essa carreira mas não sabe por onde começar?

Hoje a Kultivi traz pra você uma série de dicas pra te ajudar a alavancar sua carreira de social media. Continue comigo neste artigo. 

O que faz um Social Media?

O Social Media ou analista das redes sociais exerce uma variedade de tarefas ligadas à gestão de uma ou várias redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc).

As mais comuns são criar estratégias de conteúdo, agendar e publicá-los; gerenciar contas de mídia social para clientes; metrificar dados para ver o que está funcionando e o que não está; analisar o público, bem como seu comportamento, o que gostam e o que não gostam, tudo isso baseado em muita, mas muita pesquisa.

Apesar de parecer algo simples, possível para qualquer pessoa que possui uma conta numa rede social, o trabalho de um social media vai muito além disso.

A principal responsabilidade de um gestor de redes sociais é transmitir para o público o que a marca deseja representar, sua essência, as características que a definem e o essencial, qual dor ou problema esse produto ou a marca dessa empresa, resolve na vida das pessoas. 

Agora que você já sabe o que faz um Social Media, vamos as dicas para você iniciar nessa carreira:

1. Estude muito

Você já deve ter ouvido aquele ditado super clichê que diz: “Ninguém nasce sabendo” não é verdade?!

Embora algumas atividades desenvolvidas por um social media pareçam bastante intuitivas, não é bem assim que as coisas funcionam.  

Diante disso, a primeira coisa que você precisa fazer para se tornar um profissional de sucesso é estudar, aprender, conhecer sobre o que você vai trabalhar.

Mas estudar o que? 

Marcus Sheridan, considerado um guru do marketing digital, diz que “O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” 

Então, estude sobre os conceitos de marketing digital, criação de conteúdo, técnicas de conversão e persuasão, tendências do mercado e tudo mais que ajude você a criar um bom conteúdo.

E para te ajudar, selecionei ótimas indicações da nossa equipe de marketing. Aqueles livros de consulta, sabe? Pra te socorrer nos momentos de criação de estratégias, os que são muitos usados por aqui:

Marketing 5.0 Tecnologia para a humanidade

Pai do marketing moderno, Kotler mostra neste livro como as novas tecnologias podem criar valor, atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Marketing 5.0 – Livro Philip Kotler

Gatilhos Mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar 

Com este livro você descobrirá como aplicar na prática 32 “gatilhos” no seu negócio, indo muito além de uma simples comunicação de vendas.

Gatilhos Mentais

Livro Secreto das Redes Sociais

Juliano Kimura – referência em redes sociais – apresenta ideias neste livro que são essenciais para entender porque um conteúdo viraliza, como perceber a forma certa de contar uma mesma história em diferentes canais e como sobreviver neste ambiente colaborativo e ágil.

Livro secreto das redes sociais

2. Escolha as ferramentas certas para te ajudar

As ferramentas certas vão fazer toda diferença no seu processo de trabalho. Tanto na produção como no gerenciamento dos conteúdos, as ferramentas corretas são essenciais na sua organização. 

Seguem algumas sugestões:

  • Editores de imagens: Extremamente necessários na criação de imagens e vídeos para as redes sociais, o Canva, Inshot, CapCut são ótimas ferramentas com versões pagas e gratuitas.
  • Gerenciamento de redes sociais: Mlabs, Hootsuite, Etus Social.
  • Gerenciador de tarefas: Trello, Monday, Asana e até as planilhas ajudam muito na organização, planejamento e controle do calendário editorial.
  • Banco de imagens: Freepik, Pexels, Unsplash.
  • Análises: Google analytics, Keyhole, Keyword Planner.

3. Defina seu nível de atuação

Existem dois tipos de profissionais nesse meio, segundo a especialista Rejane Toigo, o operacional e o estrategista.

O operacional é aquele que domina todas as ferramentas citadas acima, foca na produção e programação de posts, stories, enfim, gosta de pôr a mão na massa mesmo, é a pessoa da produção. 

Já o estrategista é aquele que define os objetivos, organiza um planejamento a longo prazo.

Para que você tenha um melhor desempenho nessa área é necessário definir qual será sua linha de atuação: você é o cara da produção ou é gosta mais da área estrategista?

4. Faça um planejamento

Todo Social Media que consegue resultados expressivos possui um planejamento estratégico de postagens.

É importante fazer alguns estudos como público, palavras-chave, formatos de posts e conteúdos que resolvam as dores dos seus seguidores.

Um calendário editorial e análise de métricas fazem a diferença no engajamento do seu conteúdo com o público.

Portanto, planeje suas postagens e faça testes. Não há um calendário ideal, mas existem algumas estratégias que podem ajudar você a acertar nas publicações.

Testando diferentes formatos e conteúdos você irá perceber o que mais funciona para seu público, se o que você está compartilhando é, de fato, interessante para ele.

Outro ponto relevante é a frequência das postagens, é isso que auxilia no alcance de mais e mais contas.

5. Treine

Já que citamos clichês, lá vem mais um: ” A prática leva a perfeição”. 

No começo tudo pode parecer difícil, cheio de processos, mas com o passar do dia a dia, colocando a mão na massa, você vai perceber que é bem mais simples do que parece. 

Faça posts, reels, stories, use e abuse dos programas que citei anteriormente. Assim, você vai entendendo o comportamento do seu público e vai adequando seu trabalho, suas estratégias e tudo vai ficando mais leve. 

E, se ainda assim você ficou com dúvidas sobre a profissão de Social Media, a Kultivi tem um curso especial, gratuito e 100% online sobre esse assunto.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Resumos

Entendendo SEO

Explore o mundo do SEO através deste guia abrangente, enfatizando a importância de uma estratégia de SEO robusta para melhorar a visibilidade online.

Resumos

Fontes de Tráfego: Pagas e Orgânica

Explore as principais fontes de tráfego, pagas e orgânicas, e entenda como elas podem impactar sua estratégia de marketing digital e impulsionar seus resultados online.

Resumos

A Essência das Métricas no Marketing Digital

Explore a profundidade das métricas no marketing digital com insights da especialista Heloísa. Desde a análise estratégica até as ferramentas modernas, descubra como otimizar seu ROI.