Sua nota do Enem pode ser usada para começar um curso de Ensino Superior em Portugal. É isso mesmo, algumas faculdades de Portugal aceitam o ENEM como um dos critérios, a fim de atender os estudantes brasileiros que desejam realizar um dos cursos ofertados. Mas você sabia disso?
Antes de tudo, é importante saber que o Inep tem parceria com 46 instituições de Ensino Superior de Portugal. Portanto, isso significa que além de usar sua média do Enem para conquistar uma vaga em Universidades no Brasil, você também pode usá-la para fazer uma faculdade em terras portuguesas.
Com efeito, as primeiras parcerias com o Inep tiveram início em 2014 e, de acordo com dados do Inep, são mais de 1.200 alunos brasileiros estudando em Portugal através dessas parcerias.
Quais são os critérios de candidatura das Universidades de Portugal?
Primeiramente, para candidatar-se, o aluno internacional precisa cumprir as exigências de cada instituição para o curso escolhido. Além disso, o aluno não pode ser nacional de algum Estado-membro da União Europeia e não residir há mais de 2 anos, ininterruptos, em Portugal.
No entanto, cada Universidade define a nota de corte para cada curso de graduação que oferece.
Sem dúvida, é fundamental ressaltar que a legislação portuguesa só permite que o ingresso para o curso de Medicina seja pelo vestibular tradicional. Sendo assim, não é possível usar a nota do Enem para este curso.
Aliás, as instituições públicas são as que mais recebem alunos. Apesar de públicas, há cobrança de mensalidade dos estudantes internacionais como forma de coparticipação nos custos do ensino. Este investimento pode variar de 1 mil a 8 mil euros por ano. Além disso, também haverá as despesas com inscrição, moradia e alimentação.
A princípio, as inscrições (ou candidaturas como são chamadas em Portugal) possuem 3 prazos e são aceitas pela internet.
No entanto, talvez você vá estranhar algumas datas, porque o ano letivo em Portugal inicia em Setembro e finaliza em Junho.
A documentação exigida pode variar de cada Instituição, mas é comum serem solicitados para a candidatura:
- Cópia da identidade e do passaporte.
- Declaração e histórico de conclusão do Ensino Médio.
- Comprovação de notas do Enem.
Por fim, após receber o aceite da Universidade, o estudante precisa providenciar o visto de residência na Embaixada Portuguesa em Brasília ou no consulado mais próximo.
Como calcular a conversão da nota do Enem para a escala portuguesa?
Assim como nas Universidades brasileiras as notas de corte variam. Mas isso depende do curso e instituição que deseja estudar.
A primeira conta a ser feita é para saber a nota global do Enem, ou seja, fazer a conversão da nota do Enem para a escala portuguesa.
Portanto, você deve somar as médias das 5 áreas do Enem e dividir o resultado por 5.
Logo depois, com o resultado do cálculo, confira a tabela de equivalência.
No entanto, como cada curso possui nota de corte diferente. Certamente, será necessário fazer outras contas para saber se você possui nota suficiente para iniciar a candidatura.
Por isso, no decorrer desse texto, você encontrará exemplos de cursos e como calcular a nota de corte.
Quer saber mais sobre as candidaturas? Em seguida, na lista abaixo, você encontrará 10 das 46 Instituições de Ensino Superior de Portugal que aceitam a nota do Enem para ingresso em cursos de graduação.
Leia com atenção, acesse o site das instituições para conhecê-las e assim que o Inep divulgar as notas (janeiro) faça a sua inscrição.
Aliás, em Portugal usa-se a nomenclatura licenciatura para cursos de graduação. Portanto, quando ver o ícone licenciaturas não pense que são apenas os cursos de preparação para o magistério. Não se confunda, OK?!
1. Universidade de Coimbra
A Universidade é uma instituição pública, localizada na cidade de Coimbra. Criada em 1290, surpreendentemente, é uma das Universidades mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal em funcionamento. E atualmente possui 16 bibliotecas, 2 museus e um jardim botânico. Além disso, são 36 cursos de graduação e 120 de mestrado espalhados pelos 3 polos.
Aliás, é uma das universidades classificada como Patrimônio Mundial da Unesco em 2013.
Localização da Universidade de Coimbra
Visto que a nota mínima para candidatura na Universidade é 120 na escala portuguesa, ela equivale a 600 no Enem. Portanto, nesse caso, você precisa calcular seu desempenho somando cada uma das áreas exigidas no curso de sua preferência, para saber se a nota é suficiente para ingressar em algum curso.
Por exemplo: Se você pretende candidatar-se para Química deve fazer os seguintes cálculos:
Médias exigidas para candidatura no curso – Matemática e suas Tecnologias (MAT): 45% + Ciências da Natureza e suas Tecnologias (C NAT): 45% + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LING): 5% + Redação (RED): 5%
Nesse sentido, digamos que você tenha as seguintes notas nas áreas solicitadas.
- Matemática: 500
- Ciências da Natureza: 450
- Linguagens: 630
- Redação: 960
A conta será:
Nota Final = 101,4 (nota insuficiente para candidatura no curso).
Nota mínima deve ser 120.
PRAZOS
- Fique atento ao período de candidatura são 3 fases com datas diferentes para se candidatar durante o ano.
- Confira as datas atualizadas no site da Universidade clicando aqui
CURSOS
- Geologia, Antropologia, Biologia, Bioquímica, Design e Multimídia, Engenharia Informática, Engenharia e Gestão Industrial, Física, Matemática, Química, Química Medicinal, Ciências do Desporto, Ciências do Desporto (Regime pós-laboral), Administração Público-Privada.
- Direito, Economia, Gestão, Relações Internacionais, Sociologia, Ciências Bioanalíticas, Farmácia Biomédica, Arqueologia, Ciência da Informação, Estudos Artísticos, Estudos Clássicos.
- Estudos Europeus, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Jornalismo e Comunicação, Línguas Modernas, Português, Licenciatura em Turismo, Território e Patrimônios, Ciências da Educação e Serviço Social.
VALORES
- Taxa de candidatura: 50 euros
- Taxa de inscrição (no curso) – 20 euros (inclui o seguro escolar)
- Anuidade de graduação e mestrado: 7 mil euros (O valor total é parcelado em 10 prestações).
No entanto, a taxa de inscrição no curso e as primeiras três parcelas são pagas no ato da matrícula.
DOCUMENTOS
- Fotocópia simples do documento de identificação (passaporte ou carteira de identidade).
- Auto-declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa e demais impedimentos.
- Captura de imagem de tela com as classificações obtidas no ENEM.
- Documento comprovativo da conclusão do Ensino Médio no Brasil.
2. Universidade de Algarve
A Universidade de Algarve também é uma instituição pública de Portugal, sediada em Faro no sul do país.
A Universidade recebe anualmente em torno de 1000 alunos estrangeiros, distribuídos pelos três campus na cidade de Faro e um na cidade de Portimão.
Os diplomas da UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia.
A UAlg tem como nota de corte 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das demais áreas.
Por exemplo, se um candidato quer cursar Biologia na Universidade de Algarve e suas notas foram:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – 500
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 450
- Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 450
- Matemática e suas tecnologias – 550
- Redação – 600
Ele atende o critério de 500 pontos na redação, mas não atingiu 475 pontos na disciplina de ingresso que é Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Portanto, ele não será aceito pela Instituição.
Lembre-se que cada Universidade possui suas próprias especificações para cada curso. Portanto, leia com atenção antes de fazer a inscrição.
PRAZOS
- Fique atento ao período de candidatura são 3 fases com datas diferentes para se candidatar durante o ano.
- Então, sempre confira as datas atualizadas no site da Universidade
CURSOS
- Artes Visuais, Ciências da Comunicação, Design de Comunicação, Imagem Animada, Língua e Comunicação, Línguas, Literaturas e Culturas, Patrimônio Cultural e Arqueologia.
- Ciências da Educação e da Formação, Desporto, Educação Básica, Educação Social, Educação Social (pós-laboral), Psicologia, Sociologia, Agronomia (pós-laboral) Arquitetura Paisagista, Biologia.
- Biologia Marinha, Bioquímica, Biotecnologia, Gestão Marinha e Costeira, Ciências Biomédicas, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Imagem Médica e Radioterapia, Ortoprotesia, Economia.
- Gestão, Gestão (pós-laboral), Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira, Marketing, Turismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Tecnologia e Segurança Alimentar.
VALORES
- Taxa de candidatura: 50 euros por curso.
- Anuidade: entre 3.000 e 4.000 euros, podendo ser paga em até 8 mensalidades.
- Os estudantes com as melhores notas podem receber um desconto na anuidade.
DOCUMENTOS
- Formulário de candidatura.
- Cópia do passaporte ou do documento de identificação.
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato reúne as condições.
- Documento comprovativo da conclusão do Ensino médio.
- Comprovação das notas obtidas no Enem.
- Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura.
3. Instituto Politécnico de Leiria
O Instituto Politécnico de Leiria foi criado em 1980 e é uma instituição pública de Ensino. Fica a 75 km de Coimbra e 150 km de Lisboa.
Uma vez que são 49 cursos e 12 mil alunos espalhados em 5 cidades no Centro de Portugal (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande e Torres Vedras) onde a Instituição possui campus.
Cada curso utiliza notas de áreas diferentes como “prova de ingresso”. Por exemplo, no curso de Engenharia Civil são levadas em consideração as notas da Redação (Prova de Ingresso 1) e Matemática e suas Tecnologias (Prova de Ingresso 2).
No site você encontra os pesos para cada curso e os cálculos.
PRAZOS
- Confirmar datas de candidatura atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Educação Básica, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Educação Social, Comunicação e Mídia, Serviço Social, Desporto e Bem-Estar, Língua Portuguesa Aplicada, Tradução e Interpretação: Português e Chinês.
- Administração Pública, Biomecânica, Contabilidade e Finanças, Engenharia Automóvel, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e de Computadores, Engenharia da Energia e do Ambiente.
- Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Gestão, Jogos Digitais e Multimídia, Marketing, Solicitadoria.
- Design de produto, Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Gráfico e Multimídia, Designs Industrial, Programação e Produção Cultural, Som e Imagem, Teatro.
- Animação Turística, Gestão de Eventos, Marketing Turístico, Biotecnologia, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Engenharia Alimentar, Turismo, Biologia Marinha e Biotecnologia.
- Dietética e Nutrição, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia.
VALORES
- Candidatura: 50 euros
- Matrícula: 500 euros
- Anuidade: 3 a 4 mil euros dependendo do curso
DOCUMENTOS
- Cópia de documento de identificação Civil.
- Cópia do Diploma do Ensino Médio.
- Cópia dos documentos comprovativos das classificações obtidas no ENEM.
4. Instituto Politécnico de Beja
O Instituto Politécnico de Beja é uma IES pública, fundada em 1979 e está localizada na região Sul de Portugal. São 3.500 estudantes.
Em resumo, para ingressar no Instituto Politécnico o estudante precisa ter média igual ou superior a 500 (válido para os últimos 4 anos). E, então, basta escolher um curso e inscrever-se no site.
PRAZOS
- Confirmar datas de candidatura atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Agronomia, Artes Plásticas e Multimídia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Desporto, Educação Básica, Educação e Comunicação Multimídia, Enfermagem, Engenharia do Ambiente.
- Engenharia Informática, Gestão de Empresas, Serviço Social, Solicitadoria, Tecnologias Bioanalíticas, Terapia Ocupacional e Turismo.
DOCUMENTOS
- Cópia do documento de identificação civil.
- Cópia do comprovativo da conclusão do Ensino Médio.
- Cópia do documento comprovativo da nota do Enem.
- Declaração sob compromisso de honra.
No site do Instituto há uma área intitulada “Oi Brasil” com todas as informações relevantes para a inscrição. Aliás, no site possui informações sobre o custo de vida e alojamento.
5. Universidade de Lisboa
Fundada em 1911, é a maior Universidade do país em número de alunos. A Universidade de Lisboa está entre as 250 melhores universidades do mundo, de acordo com os dados do Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2014, da Universidade de Jiaotong, de Xangai, na China.
A princípio, este ranking de Xangai leva em consideração 4 critérios: Qualidade da educação, qualidade da instituição, resultados da investigação e dimensão.
Ademais, a Universidade de Lisboa dispõe de 20 residências para estudantes, localizadas em várias regiões de Lisboa.
Localização Universidade de Lisboa
A nota mínima de corte varia de cada curso. Psicologia, por exemplo, é 550 pontos (Enem) e Arqueologia a nota de corte é 100 na escala portuguesa (500 Enem).
Cada curso publica suas datas e vagas disponíveis. Portanto, é necessário acessar a página do seu curso de preferência e conferir as informações.
PRAZOS
- Confirmar datas de candidatura atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Design, Design de moda, Arte multimídia, Ciências da Arte e Patrimônio, Desenho, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Escultura, Estudos Gerais, Pintura.
- Biologia, Bioquímica, Ciências da Saúde, Engenharia Geoespacial, Engenharia Informática, Estatística Aplicada, Estudos Gerais, Física, Geologia, Matemática, Matemática Aplicada, Meteorologia, Oceanografia e Geofísica.
- Química, Química Tecnológica, Tecnologias de Informação, Direito, Direito (pós-laboral), Estudos Gerais, Ciências da Nutrição, Ciências da Saúde.
- Arqueologia, Artes e Humanidade, Ciências da Linguagem, Estudos Africanos, Estudos Artísticos, Estudos Asiáticos, Estudos Clássicos, Estudos Comparatistas, Estudos de Cultura e Comunicação, Estudos Europeus, Estudos Gerais, Estudos Portugueses.
- Filosofia, História, História da Arte, Línguas, Literaturas e Culturas, Tradução.
- Ciências da Nutrição, Ciências da Saúde, Higiene Oral, Prótese Dentária, Engenharia Zootécnica, Ciências da Nutrição, Ciências do Desporto, Dança, Ergonomia, Gestão do Desporto, Reabilitação Psicomotora, Ciências da Saúde, Educação e Formação.
- Estudos Europeus, Geografia, Planejamento e Gestão do Território.
- Administração Pública e Políticas do Território. Antropologia, Ciência Política, Ciências da Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia.
- Arquitetura Paisagista, Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Engenharia Zootécnica.
VALORES
- Taxa de candidatura: 60 euros
- Anuidade: 3.500 a 7.000 euros dependendo do curso
DOCUMENTOS
- Fotocópia do documento de identificação ou Passaporte.
- Foto tipo passe.
- Declaração, sob compromisso de honra, que não possui a nacionalidade portuguesa.
- Documento que comprove que concluiu o ensino secundário português ou equivalente. O documento deve estar validado pela entidade competente do país.
- Histórico escolar do Ensino Médio com as notas.
- Qualificação acadêmica de acordo com o curso desejado.
- Declaração do nível de Língua Portuguesa.
6. Universidade do Porto
A Universidade do Porto foi fundada em 1911 e é a segunda maior de Portugal em número de alunos. Em 2017 ocupou a posição entre as 300 melhores IES do mundo e entre as 150 melhores da Europa.
Os 3 polos estão divididos em Porto e atendem 28 mil alunos.
Localização da Universidade do Porto
Quanto ao número de vagas, ´para o ano letivo de 2019/2020, por exemplo, foram ofertadas 755 vagas para os 50 cursos.
PRAZOS
- Conferir datas atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Artes Plásticas, Design de Comunicação, Arquitetura Paisagista, Biologia, Bioquímica, Ciência de Computadores, Ciências de Engenharia, Ciências e Tecnologia do Ambiente, Física, Geologia, Matemática, Química.
- Ciências da Nutrição, Ciências do Desporto, Criminologia, Direito, Economia, Gestão, Ciências de Engenharia. Arqueologia, Ciências da Informação, Ciências da Linguagem, Estudos Portugueses e Lusófonos, Filosofia, Geografia, História, História da Arte.
- Língua Aplicadas, Línguas e Relações Internacionais, Línguas Literaturas e Culturas, Sociologia. Ciências da Educação, Ciências do Meio Aquático.
VALORES
- Candidatura: 100 euros.
- Anuidade: varia entre os 3.000 euros e 8.000 euros.
DOCUMENTOS
- Cópia do documento de identificação civil.
- Cópia do diploma comprovativo da conclusão do Ensino Médio.
- Cópia do documento comprovativo da nota do Enem.
- Declaração sob compromisso de honra.
A propósito, no botão abaixo, você encontra quantidade de vagas por curso, link para candidatura e demais informações.
7. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
É a maior universidade privada de Portugal, com sede em Lisboa. Fica no norte, próxima da Biblioteca Nacional e diversos museus.
Na Universidade Lusófona o estudante pode se candidatar com as notas do Enem realizados anteriormente.
A nota de corte é 95 na escala portuguesa. Para calcular a conversão da nota do Enem para os valores portugueses é necessário fazer o cálculo mencionado no início deste artigo.
E logo após, consultar o peso específico para cada curso e obter a nota final.
PRAZOS
- Confirmar datas de candidatura atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Gestão Aeronáutica, Artes Visuais, Design de Comunicação, Ciência Políticas e Relações Internacionais, Estudos Europeus e Relações Internacionais, Sociologia, Animação Digital, Artes Performativas e Tecnologias, Ciência e Tecnologia do Som.
- Cinema, Vídeo e Comunicação Multimídia, Fotografia, Videojogos, Ciências da Comunicação e da Cultura, Comunicação Aplicada, Comunicação e Jornalismo.
- Educação Física e Desporto, Direito, Economia, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos.
- Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Educação Social, Biotecnologia, Engenharia Biomédica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica.
- Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações, Informática de Gestão. Psicologia, Ciências da Nutrição, Ciência Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Estudos de Segurança, Serviço Social, Turismo.
VALORES
Os valores variam de acordo com cada curso. Por isso, é importante, conferir os valores para seu curso de interesse antes da candidatura.
DOCUMENTOS
- Documento comprovativo da conclusão do Ensino Médio (autenticado pelo Consulado Português no país emitente)
- Comprovação Enem.
- Documento de identificação pessoal (RG ou CPF) exigida pela legislação portuguesa (original e fotocópia).
- Declaração de compromisso de entrega posterior de Autorização de Residência (que deverá solicitar quando chegar a Portugal).
- Equivalência ao Ensino Secundário português.
8. Universidade Fernando Pessoa
É um Universidade privada, localizada em Porto e oferece 23 cursos (licenciatura e mestrado integrado) distribuídos em:
- Faculdade de Ciência e Tecnologia (Porto).
- Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Porto).
- Faculdade de Ciências da Saúde (Porto).
- Escola Superior de Saúde (Porto).
- Unidade de Ponte de Lima.
- Escola Superior de Saúde (Ponte de Lima).
Aliás, a universidade possui hospital-escola e oferece diversos projetos sociais de atendimento à comunidade.
Quanto a nota mínima para ingressar, é 95 pontos na escala portuguesa. Desse modo, os estudantes brasileiros podem candidatar-se com nota do Enem, pois a classificação se dá na escala de 0 a 200 pontos.
Mas, você já conhece o cálculo, não é mesmo?
CURSOS
- Análises Clínicas e Saúde Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Comunicação, Ciências da Nutrição, Ciências Empresariais, Ciências Farmacêuticas, Criminologia, Engenharia Civil, Engenharia Informática.
- Fisioterapia, Gestão Comercial e Contabilidade, Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Medicina Dentária, Psicologia, Terapêutica da fala.
PRAZOS,DOCUMENTAÇÃO e VALORES
Aliás, a documentação, condições de ingresso, critérios de seleção e cronograma de ingresso atualizados devem ser consultados no site da instituição.
9. Universidade Católica Portuguesa
É uma Instituição de Ensino Superior privada que possui sede em Lisboa e campus em Braga, Lisboa, Porto, Viseu.
São atualmente 1924 estudantes estrangeiros de 91 nacionalidades diferentes.
Localização da Universidade Católica Portuguesa
Para brasileiros ingressarem na universidade com a nota do Enem é necessário ter nota mínima de 475 nas áreas relevantes para o curso.
É necessário analisar quais as notas exigidas para cada curso e na sequência fazer os cálculos de conversão para certificar-se se sua nota é suficiente para a candidatura.
No site você acessa a tabela de conversão e a ponderação de cada curso.
Apenas os cursos de Administração e Gestão de Empresas, Economia e International Undergraduate Programs não aceitam a nota do Enem. Para ingressar nesses cursos é necessário aprovação na prova de Matemática A ou na SAT Mathematics level 2.
PRAZOS e VALORES
- Como são diferentes para cada curso, o ideal é acessar o site e acompanhar as datas.
CURSOS
- Economia, Direito, Economia e Gestão, Bioengenharia, Ciências da Nutrição, Microbiologia, Arte (Conservação e restauro), Som e imagem, Comunicação Social e Cultural, Filosofia, Psicologia, Línguas Estrangeiras Aplicadas, Serviço Social.
- Direito, Educação, Ciências da Comunicação, Estudos Portugueses, Ciências do Patrimônio Artístico e Cultural, Estudos Portugueses e Espanhóis, Turismo, Serviço Social, Enfermagem, Ciências Religiosas, Ciências Biomédicas, Ciência Política e Relações Internacionais.
DOCUMENTOS
- Fotocópia do documento de identificação (passaporte ou RG).
- Fotocópia simples do CPF.
- Uma fotografia tipo passe.
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato é elegível enquanto “estudante internacional”.
- Declaração e elegibilidade de Nacionalidade.
- Certificado de equivalência ao ensino secundário português.
- Diploma do ensino médio discriminado e classificação final.
- Comprovação da classificação obtida no ENEM e print-screen (tela) das classificações obtidas no ENEM.
10. Instituto Universitário da Maia
Por fim, o Ismai é uma instituição privada e fica na região ao norte do Porto. Possui infraestrutura com mais de 70.000 m², sendo considerada a segunda maior instituição do país.
Em síntese, para candidatar-se o estudante deverá ter uma classificação mínima na prova do Enem de 475 pontos.
E se acaso não tenha atingido nota suficiente ou não fez o Enem, o estudante brasileiro pode realizar a prova de ingresso institucional.
PRAZOS
- Confirmar datas de candidatura atualizadas no site da Instituição.
CURSOS
- Arte Multimídia, Ciências da Comunicação, Criminologia, Educação Física e Desporto, Energias Renováveis, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos.
- Gestão do Desporto, Informática, Psicologia, Relações Públicas, Tecnologias de Comunicação Multimídia e Turismo.
VALORES
- Candidatura: 150 euros
- Matrícula: 173 euros
- Seguro Escolar (anual): 45 a 65 euros
- Anuidade: 2.000 a 3.650 mil euros
DOCUMENTOS
- Boletim de candidatura.
- Fotografia tipo passe.
- Fotocópia do Documento de Identificação/ Passaporte.
- Fotocópia do CPF.
- Certificado de conclusão do ensino médio e histórico do ensino médio.
- Certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido por uma entidade nacional competente.
- Comprovativo da realização do Enem, com notas.
- Auto Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa ou outros impedimentos.
- Comprovativo da realização de pré-requisitos de aptidão física e funcional, para o curso de Educação Física e Desporto.
- Os documentos têm de estar autenticados com a Apostila de Haia ou autoridade diplomática portuguesa.
Aposto que você, assim como eu, não perderá tempo.
Sendo assim, espero que este artigo tenha ajudado a sanar algumas dúvidas suas.