Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo.
Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. Mais do que somente assistir aulas, é preciso aprender de maneira independente, em estudos em casa, na biblioteca via palestras, workshops e cursos diversos.
Cada pessoa tem um método próprio para estudar, o qual se adequa a sua rotina e personalidade. Infelizmente, isso nem sempre é suficiente para obter os resultados desejados, seja em um concurso público, para o vestibular ou diante de um exame da faculdade. É preciso conhecer novas técnicas.
A metodologia OKR, sobre a qual vamos falar mais a fundo nos parágrafos posteriores, é uma dessas técnicas. Desenvolvida em 1983 pelo engenheiro e empresário Andrew Grovel, seus ensinamentos continuam atuais mesmo quarenta anos depois, auxiliando estudantes a terem melhores resultados.
O que é a metodologia OKR?
OKR é a sigla de “Objectives and Key Results”, termo em inglês que significa “objetivos e resultados-chave”. Como o nome sugere, trata-se de um sistema responsável por definir metas e mensurar resultados obtidos, visando compreender o quão próximo se está de atingir um determinado objetivo.
Compreender o que é OKR é essencial para aplicar a metodologia nos estudos, de modo que vale explicar como são definidos os objetivos e os resultados-chave. O primeiro item nada mais é do que o destino onde pretende chegar. “Passar no vestibular de Psicologia”, por exemplo, é um bom objetivo.
Os resultados-chave, por outro lado, são os medidores do progresso em direção ao objetivo. Continuando o exemplo, um dos resultados-chave pode ser “acertar pelo menos 90% das questões no simulado online” ou “finalizar a apostila”. Esses dois dados não são subjetivos e podem ser analisados.
Como aplicar a metodologia OKR nos estudos em 3 passos!
Compreendidos os conceitos que sustentam o OKR, chegou a hora de aplicá-los aos estudos. Lembre-se: o objetivo aqui é criar um framework aplicável à longo prazo, buscando auxiliá-lo na conquista de objetivos relacionados a conhecimentos aprendidos nos livros.
Nós separamos a técnica em 3 passos e você ainda pode usar um OKR software para facilitar a aplicação.
1 – Não se sobrecarregue em resultados-chave
Não é incomum que o primeiro contato com OKR faça os estudantes superestimarem suas capacidades. Por se tratar de uma metodologia acessível, é fácil perder a visão a longo prazo e acreditar que se consegue abraçar uma dúzia de resultados-chave ao mesmo tempo. A realidade é bem mais focada!
Limite seus resultados-chave a 5, no máximo, embora 3 já seja um número bastante proveitoso. Além disso, certifique-se de que eles são atingíveis no tempo que possui, pedindo esforço, mas jamais algo sobre-humano. Quando os resultados-chave são realistas, frustrações diminuem consideravelmente.
2 – Foque nos benefícios
Uma excelente maneira de aplicar a metodologia OKR nos estudos é focar nos benefícios proporcionados pelo sistema. Quando percebemos que as técnicas utilizadas possuem resultados comprovados, ficamos muito mais dispostos a cumprir resultados-chave estabelecidos previamente.
Dentre as principais vantagens da metodologia OKR, podemos mencionar a redução do tempo para definir metas de estudos, uma execução focada de cada etapa da apreensão dos conhecimentos e maior agilidade no cumprimento de tarefas. O caminho exige trabalho, mas tudo fica mais simples.
3 – Tenha um espaço tranquilo para cumprir os resultados-chave
De nada adianta ter um excelente planejamento a partir das técnicas da metodologia OKR, se você não for capaz de aplicá-las no seu cotidiano. Isso inclui ter um espaço tranquilo e silencioso para cumprir os resultados-chave. Se precisa finalizar uma apostila, um lugar calmo é essencial à tarefa.
Seja um cômodo da casa, um café ou uma biblioteca, o espaço escolhido depende do que é possível para você. Se os resultados-chave envolvem estudos online, é imprescindível que tenha um dispositivo móvel carregado e com acesso à internet. Aos poucos fica mais fácil mensurar o progresso do objetivo.
A principal chave para OKR como metodologia nos estudos é a disciplina. Assim como outras técnicas, os conceitos não funcionam se forem abandonados ou cumpridos apenas parcialmente. A jornada para dominar um conhecimento pode ser longa, mas técnicas como essa o ajudam a pegar um atalho!