Vamos falar sobre como encontrar boas ideias para conteúdo?!
Para criar um conteúdo incrível e de relevância para blog é necessário, primeiramente, analisar algumas questões, fazer algumas pesquisas, ter informações.
Não adianta sair por aí escrevendo tudo o que dá na telha, levando muito tempo para a produção de um conteúdo que você considera legal, se as pessoas não têm interesse por este assunto, pois se não estão procurando por esse assunto, então não vão encontrar o que você produziu.
Você precisa seguir alguns passos para ter um conteúdo que seja relevante para o usuário e ter um bom ranqueamento no google.
Antes de partir para as ideias, precisamos entender três pontos. O primeiro deles é: saber qual é a Persona; o segundo é ter Foco e o terceiro é conhecer o básico de SEO.
Mas não se preocupe, pois com as informações que passaremos aqui, você conseguirá entender facilmente como fazer cada passo!
Persona
É um termo muito comentado, principalmente para quem atua na área do marketing digital e de conteúdo. A persona é uma pessoa mesmo, considerado o “personagem ideal” que representa o seu público, ela possui características que envolvem os anseios, os desejos e onde o público quer chegar.
De maneira bem simples, a persona serve para manter uma relação humanizada entre o negócio e os clientes, é o que separa uma comunicação fraca e rasa, de quem sabe o que o público quer e qual a melhor forma de criar e manter essa comunicação.
Mas porque estamos falando de persona? A resposta é muito simples, ao procurar ideias de conteúdo que sejam assertivos, é preciso fazer essa busca pensando na persona do seu negócio para mostrar conteúdos que ele tem interesse.
E aí? Você sabe quem é a sua Persona?
Foco
Pare de produzir conteúdo multifuncional, como a síndrome do “Pato”, que nada, voa e anda, mas não consegue fazer com excelência nenhuma dessas coisas.
Este tipo de conteúdo é aquele que visa alcançar todos os públicos de todos os canais e, muitas vezes, não consegue alcançar nenhum com eficiência.
Não podemos ter um conteúdo que vai ser suficiente para:
- Atrair todos os públicos;
- Impactar nas redes sociais;
- Ranquear bem no google;
- Convencer o cliente da compra e
- Mostrar autoridade.
Se você tentar fazer tudo isso em um conteúdo só, a grande chance é que você não está fazendo nenhuma das coisas direito.
O ideal é entender o porquê de cada um dos seus conteúdos, o objetivo por trás deles e dar a ênfase adequada na hora de fazer a produção.
Tenha Foco para apenas “um” objetivo!
SEO para Conteúdo
SEO – Otimização para mecanismos de busca, neste caso o objetivo único é oposicionamento e ranqueamento para conteúdo de blog posts.
Para obter bons resultados, é preciso trabalhar com dores e problemas claros, as pessoas pesquisam no google, quando estão incomodadas com um problema para procurar uma solução, portanto o conteúdo deve indicar respostas para suas necessidades / dores.
Normalmente os maiores questionamentos são: o que? e como fazer?
Outra forma de fazer o SEO é trabalhar para receber mais links para o conteúdo do site, isso ajuda no ranqueamento do post e o site ganha mais autoridade.
Mas como trabalhar o SEO para receber links?
Criando conteúdos que sirvam como fonte de pesquisa, estudos, infográficos, imagens, isso tudo facilita para que outros blogs incorporem o conteúdo.
Encontrar ideias de conteúdo
Para selecionar as ideias de conteúdo, saiba que em um mesmo blog post é possível trabalhar mais de uma palavra chave, desde que elas tenham relação uma com a outra. Porém deve haver uma palavra principal, que é aquela que descreve o seu conteúdo.
Então o primeiro passo é encontrar palavras chave e colocá-las em uma planilha.
Para organizar as palavras, criamos uma planilha para você baixar, e se organizar, ela possui as colunas: Palavra chave, Categoria, Volume de busca , Concorrência, quantidade de palavras e Classificação.
- Palavra chave: inclua a sua palavra chave
- Categoria: esta coluna é opcional, refere-se a categoria da sua palavra chave, ou categoria do artigo. exemplo: saúde, moda, brinquedo..
- Volume de busca: esta informação é possível obter nas ferramentas – Google Ads ou Ubersuggest, falamos mais a frente sobre como usar estas ferramentas.
- Concorrência: assim como o volume de busca, também é possível encontrar esse dado nas ferramentas Google Ads ou Ubersuggest
- Quantidade de palavras: não precisa preencher este dado, a coluna possui uma fórmula que calcula.
- A classificação também possui uma fórmula, que vai verificar automaticamente, se a palavra chave é Genérica, ou Long Tail (possuem 4 ou mais palavras, algo mais específico).
Ferramentas Para encontrar Palavras chave
Vamos te dar algumas dicas de ferramentas que podem ser utilizadas para encontrar palavras chave:
- Google – digitar a palavra no google, abaixo vai aparecer as palavras correlacionadas que as pessoas mais buscam;
- Search console – Olhar nas palavras chave que já estão gerando tráfego para o seu site. É possível obter essas informações dentro do Search Console, para identificar quais as palavras chave que geram tráfego para o seu negócio. (é preciso ter uma conta no search console e vincular ao site);
- Categorias do site e blog – um lugar muito rico para encontrar tópicos e palavras chave para fazer a sua pesquisa é nas categorias do seu site ou do blog, lá tem muita informação para você usar como base para sua pesquisa;
- Concorrentes, categorias dos sites concorrentes – Você não precisa se limitar somente no seu site, você pode olhar no site dos concorrentes e verificar as categorias deles.
Caso você não tenha uma listagem dos seus concorrentes, uma ferramenta interessante é a similar web para descobrir “os principais concorrentes online”. Se o seu site não trouxer resultados, coloque o site do principal concorrente e terá muitos resultados interessantes.
- Buscar dúvidas das pessoas para gerar conteúdo:
- Google Trends – O Google Trends é um serviço do Google que permite aos usuários encontrar informações sobre os termos mais pesquisados que são tendência em vários locais ao redor do mundo, ele mostra a popularidade de uma palavra-chave, frase ou domínio ao longo do tempo.
Ferramentas para buscar palavras chave, ideias, volume de busca, e saber a concorrência
Além de novas ideias e palavras para conteúdo, para completar com os dados da sua planilha com o volume de busca e concorrência, sugerimos as ferramentas abaixo:
- Ubersuggest – ao digitar a palavra chave, a ferramenta traz diversas ideias de palavras, de conteúdos em sites que já usam a palavra, volume de busca, valor CPC -custo por clique em uma campanha patrocinada-, concorrência paga e concorrência para o orgânico. (uso gratuito limitado);
- Ferramenta Planejador de palavras chave do Google Ads – O Google Ads é um serviço do Google que permite que as empresas coloquem anúncios de texto e gráficos em sites e aplicativos móveis. Mas neste caso, a indicação é para o uso da ferramenta planejador de palavras chave, onde é possível descobrir digitando os termos principais de sua pesquisa, novas palavras, as mais pesquisadas, volume de busca e qual a concorrência. Para poder utilizar a Ferramenta é preciso criar a conta gratuitamente no Google Ads.
* Dica: ter uma campanha ativa no Google Ads, ajuda a encontrar palavras, pois é possível descobrir quais delas dão melhor resultado. Além disso, vai ajudar encurtando muito o tempo de resposta nas buscas orgânicas, pois será possível descobrir em poucos dias, quais palavras levam a objetivos e quais palavras não levam.
Filtrar as Palavras Chave para Conteúdo
Agora que você já levantou todos os dados em uma planilha, é o momento de verificar a viabilidade de usar essas palavras utilizando os filtros e escolhendo os termos mais relevantes para seus conteúdos:
- Termos que são mais relacionados com o seu negócio;
- Palavras com maior volume de buscas;
- Dê preferência aos termos “Cauda Longa”.
*Dica: depois que suas ideias já estiverem selecionadas, teste a ferramenta Magic Write para te ajudar no processo de criação de conteúdo inédito com Inteligência artificial. Este artigo foi escrito com a ajuda desta ferramenta.
Dica de curso gratuito de Marketing Digital
Você sabia que para a produção de conteúdo digital, são usadas algumas técnicas de otimização do marketing digital? Se você se interessou por esse assunto e quer aprender mais, inscreva-se no curso gratuito de Fundamentos do Marketing Digital da Kultivi.
O curso é completo e possui certificado que você pode colocar no seu currículo.