Concurseiros mais experientes costumam ter suas próprias anotações sobre os conteúdos mais cobrados e as principais características das provas e bancas. Isso porque eles têm consciência de é importante aproveitar bem o tempo de estudo e, às vezes, a aprovação demora para sair.
Então, para saber como estudar para concurso, um dos segredos é focar nos conteúdos que realmente são importantes para a aprovação e fundamentais na preparação prévia, ou seja, antes do edital ser publicado.
Todo concurseiro sabe que é um longo caminho de estudos, por isso, estudar antes do edital ser publicado significa estar alguns passos à frente.
Saiba como estudar para concursos sem o Edital publicado.
Nesse sentido, é importante conhecer a base das disciplinas gerais, entender os principais conceitos, fórmulas, exemplos e aplicação.
Assim, quando o edital for publicado, você poderá concentrar sua atenção nos conteúdos específicos da vaga almejada e resolver muitos exercícios para praticar.
Por isso, nesse artigo, listei alguns tópicos que vão te ajudar a entender como estudar para concurso, com os assuntos mais cobrados em Concursos de nível médio. Lembre-se, cada edital é único e por isso deve ser lido com atenção.
Confira com muito cuidado os conteúdos que o edital exige e se há alguma exigência específica para a vaga.
Conteúdos normalmente cobrados em Concursos de nível médio
Mantenha-se atualizado. Leia com frequência e busque estar antenado ao que acontece no Brasil e no mundo. Além disso, esteja atento à História e Geografia da cidade da sua vaga.
Afinal, em Concursos Públicos de prefeituras aparecem, de forma recorrente, questões sobre o Município enquadradas, muitas vezes, como Conhecimentos Gerais e Atualidades.
Português para Concursos
Os principais conteúdos, aqueles que aparecem na maioria dos editais são: Sintaxe. Oração – função e termos. Verbos. Pronomes. Conjunções. Preposições. Novo Acordo Ortográfico.
Além disso, também são recorrentes Interpretação Textual. Organização do texto. Coordenação e subordinação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Classes e formação das palavras.
Aliás, não esqueça de incluir no seu plano de estudos aulas e exercícios sobre Variação linguística e Gêneros textuais.
Estes são conteúdos recorrentes nas provas. Por isso é importante que você dedique um tempo do seu plano de estudos para dominá-los.
Por isso, visando esclarecer algumas dúvidas comuns, o e-book Erros comuns em Português irá te ajudar não só a escrever melhor, como interpretar textos e usar vocabulário adequado no contexto formal.
Redação para Concursos
Produção textual também aparece com frequência em Concursos. Portanto, pratique a escrita e a leitura para garantir boa pontuação nessa disciplina.
Procure dominar o gênero dissertativo-argumentativo.
Escrever é de longe uma das habilidades mais difíceis para desenvolver, afinal, são vários detalhes e para quem não pratica constantemente, as regras gramaticais podem se tornar um grande desafio. Não é raro encontrar textos que, embora apresentem um bom nível de argumentação, pecam por erros.
Se você tem dúvidas sobre como escrever uma redação para concursos, principalmente sobre como usar conjunções e conectivos para enriquecer sua redação, sugiro que confira algumas dicas do nosso artigo: Português: Conjunções coordenadas e subordinadas.
Matemática para Concursos
É comum serem cobrados os conteúdos de: Probabilidade. Geometria básica com cálculos de área e volume. Equações de primeiro e segundo graus.
Além disso, Frações. Porcentagem. Regras de três. Divisão proporcional. Juros simples e composto. Inequações. Razão e proporção. Conjuntos numéricos. Progressões. E Raciocínio Lógico. O bicho papão para muitos candidatos.
Aqui na Kultivi, há um curso completo de Raciocínio Lógico pra você tirar todas as suas dúvidas, aprender o conteúdo e ainda ver como essa disciplina é cobrada nas questões.
Informática para Concursos
Em informática são cobrados Conceitos Básicos. Portanto, é importante conhecer sobre Sistemas operacionais (Windows, Libreoffice e Linux). Funções e teclas de atalho. Planilhas de cálculos (Excel e Calc Libreoffice). Editor de textos (Word e Writer Libreoffice).
Também Internet, com conceitos básicos sobre sites, e-mail, ameaças virtuais. Hardware e software. Segurança da Informação na internet.
Outras disciplinas cobradas em Concursos
Direito Administrativo, Direito Constitucional e noções de Gestão Pública também podem aparecer. No entanto, esses tópicos são mais aprofundados em Concursos de nível superior.
Portanto, preocupe-se em ter uma noção geral e entender os conceitos básicos de cada.
Se você está em busca de materiais dessas disciplinas, estas apostilas completas podem te ajudar.
Noções gerais, doutrinas, trechos de lei e conceitos importantes do Direito Constitucional
Regulamentação da função administrativa desempenhada pelo Estado
Dica Bônus: Faça um plano de estudos equilibrado
Vida de estudante não é fácil, a gente sabe. É preciso conciliar uma montanha de conteúdos com as demais atividades diárias.
Parece muito complicado ser um estudante exemplar, com bom aproveitamento, daqueles que dá entrevista dizendo: “fui aprovado entre os 10 primeiros 5 vezes este ano”.
Antes de sair por aí, criando o plano de estudos perfeito, você precisa fazer um planejamento. Para uma bom desempenho na prova, seja um estrategista seguindo essas dicas:
- Conheça a prova. Saiba suas dificuldades.
- Pense sobre a sua rotina e estabeleça as atividades prioritárias.
- Intercale as disciplinas para não cansar seu cérebro com o mesmo assunto.
- Determine alguns minutos para as pausas.
- Inclua revisões e exercícios no plano.
- Avalie seu desempenho e mude o plano, se necessário.
- Atividades físicas e de lazer não devem ser esquecidas. São importantes para manter a qualidade do estudo.
Use essas dicas para melhorar seu plano de estudos e compartilhe sua experiência com a gente.
Até mais!