Como melhorar o Inglês em casa – 5 dicas para praticar

Kultivi
Kultivi
2 minutos de leitura

Saiba como melhorar o inglês em casa mesmo se você ainda estiver aprendendo, siga e pratique essas 5 dicas diariamente para obter maior fluência e entendimento da língua em menos tempo.

E mesmo para quem já tem algum domínio, as indicações a seguir são úteis para manter a língua ativa.

1. Cantar para praticar a pronúncia

Música é uma boa alternativa para praticar a pronúncia e aprender novo vocabulário de uma forma mais dinâmica e divertida. A conversação depende da fala e a fala vai além de organizar as palavras na cabeça e dizê-las.

Falar é um “exercício físico” que movimenta músculos, então, pronunciar as palavras em voz alta ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para a conversação, quanto mais você praticar mais orgânico isso se torna.

2. Falar com nativos via aplicativos gratuitos

Nem sempre é possível viajar ou seja fácil encontrar algum estrangeiro na rua, disposto a conversar em inglês com você, por isso, é interessante aproveitar os recursos da internet.

Alguns aplicativos  permitem, além de interagir com nativos, fazer perguntas escritas e em áudio, saber como é determinada expressão, conferir se a pronúncia está correta, bater papo no chat com nativos, saber a diferença entre palavras semelhantes e até contratar um professor.

Por exemplo: Hello Talk, Tandem, I Get it, Hi Native, Italki.

3. Assistir séries com vocabulário menos complexos e capítulos curtos

De início, assista com legenda em inglês e anote palavras novas, expressões cotidianas e preste atenção na pronúncia. Se puder, vá além, faça um resumo escrito do capítulo assistido, assim você também pratica a escrita.

Conforme for progredindo, assista sem legenda, mas não deixe de fazer o resumo, escrito ou falado. Conte para alguém (para você mesmo ou um interlocutor imaginário) o que aconteceu naquele capítulo.

4. Ler jornais estrangeiros

Há alguns sites que oferecem a mesma notícia com diferentes vocabulários, que podem ser filtrados por níveis. Você pode selecionar se quer ler a notícia em nível básico, intermediário e avançado, como por exemplo o News in Levels.

5. Inscrever-se em canais de nativos no YouTube

Além de ser divertido, é válido para desenvolver a habilidade de entender diversos sotaques e velocidades de fala. Você aprende novas palavras, entende sobre outras culturas e países e treina seu ouvido para entender diferentes pronúncias.

É importante que você entenda o que está sendo dito, não adianta assistir vários vídeos sem conseguir captar nada. Portanto, faça testes.

Busque canais que abordem assuntos que você gosta e que se encaixam ao seu nível.

Lembre-se: se você não fizer sua parte, nenhum curso pode, milagrosamente, te deixar fluente da noite para o dia.

Então, seja online ou presencial, é importante que você complemente o curso buscando outras formas de praticar e esteja ciente de que é um processo, uma construção de conhecimento.

Você poderá gostar desse artigo os 4 erros comuns cometidos por quem estuda inglês.

Deixe seu comentário sobre este artigo de como melhorar o inglês em casa. Sua opinião é importante.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Inglês

Teste de Proficiência em Inglês: O que é e como faz?

Encontre dicas úteis e informações sobre os testes de proficiência em inglês. Prepare-se com recursos abrangentes e eficazes.

Idiomas

A importância de saber muitos idiomas para o mercado de trabalho

Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a comunicação e a interação entre diferentes culturas e países são essenciais. Nesse contexto, saber falar vários idiomas se tornou uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de ser fluente em várias línguas, a demanda por […]

Mapas Mentais

Tradutor e Intérprete de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma ferramenta vital para a comunicação da comunidade surda no Brasil. No entanto, para que essa comunicação ocorra de forma eficaz em diferentes contextos, a presença de profissionais especializados é essencial. Entre esses profissionais, destacam-se o tradutor e o intérprete de Libras. Neste artigo, vamos explorar as funções, […]