Como se organizar para estudar? Aprenda em 5 passos!

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
3 minutos de leitura

Veja como se organizar para estudar com esses 5 passos simples e torne fácil cumprir com todas as atividades do seu dia e ainda ter um tempo para estudar de forma eficaz.

Quem nunca procrastinou com um objetivo: “passar no concurso, aprender um idioma, arrasar na prova” porque não conseguiu tempo para estudar?

Primeiro de tudo, é importante que você esqueça essa ideia de tempo ideal de estudo. É tipo investir ou guardar dinheiro, sabe?! Não espere sobrar para começar a se organizar.

Dá para aproveitar, mesmo que poucos minutos do seu dia, para dar conta daquele temido edital.

Aprenda como se organizar para estudar com um plano de estudo, mesmo com pouco tempo diário disponível. Siga os 5 passos abaixo:

1. Tenha um planejamento

Antes de você sair reunindo apostilas, conteúdos e materiais de estudo, pense sobre a sua rotina.

Entenda quais são suas reais prioridades, o que é urgente e importante e não pode ficar de fora do seu cronograma.

Sempre há um tempinho desperdiçado ou alguma tarefa que pode ser repetida menos vezes na semana, como por exemplo, ir ao mercado. Acredite, há quem não se organiza e vai todos os dias fazer compras.

Depois de listar todas as suas tarefas semanais e identificar os horários que poderia estudar, repense seu objetivo. Deixe-o claro e mensurável.

Pense comigo, um objetivo muito amplo dá a impressão que está muito distante da realidade, como se fosse apenas um sonho.

Porém, quando você divide esse grande sonho em pequenas tarefas, com prazo, sequência e detalhes, a distância diminui. Por exemplo: 1- Estudar 30 minutos por dia durante 1 mês. 2 – Após 30 dias, resolver um simulado e identificar as dificuldades. 3 – Reorganizar o planejamento com base nos erros.

Assim você divide em pequenas partes e consegue criar uma rotina de estudos porque sabe o que e como fazer.

2. Estude as disciplinas intercaladas

Essa dica está praticamente amarrada com a primeira, não por acaso listada como segunda.

Logo após olhar analiticamente sua rotina e suas metas, pesquise sobre o edital e sobre a prova.

Liste tudo o que você precisa saber, o que foi recorrente nas provas anteriores e o que você não domina. Então, distribua as disciplinas durante a semana de modo que você veja um pouco de tudo.

Intercale as disciplinas, assim você não se cansa do mesmo assunto e pratica vários conteúdos importantes.

3. Entenda a base das disciplinas

Outra dica muito valiosa é você pensar que precisa partir dos conceitos e fórmulas gerais das disciplinas. Entenda o básico e depois aprofunde.

Enquanto estiver pesquisando sobre a prova e os conteúdos cobrados, separe um tempo para revisar os conceitos básicos das disciplinas.

Desse modo, você evita o desespero e ansiedade de não entender um tópico complicado. Um passo de cada vez, pois cada indivíduo tem seu próprio tempo de aprendizado.

Aproveite essa coisa maravilhosa chamada internet para te ajudar nisso. Há cursos e materiais direcionados para praticamente tudo.

4. Aproveite bem cada minuto de estudo

Já que você tem pouco tempo diário de estudo, estude concentrado.

Organize um espaço só com os seus materiais, papeis, canetas, apostilas, água e algo leve para comer.

Evite distrações, desligue o celular, não abra e-mails.

Há várias técnicas para manter a concentração e você precisa descobrir o que melhor funciona para o seu perfil.

5. Faça anotações

Revisar é um ótimo jeito de ajudar seu cérebro a memorizar as informações mais importantes de cada assunto.

Portanto, faça anotações durante as aulas ou suas leituras e crie seus próprios resumos. Crie o hábito de revê-los com frequência.

Ler os resumos e lembrar do conteúdo é, além de tudo, uma forma de medir se sua estratégia de estudo está funcionando.

E se você tem outras dicas além dessas, envie pra gente. Conte-nos como você se organiza para estudar.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo. Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. […]

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Mapa Mental e Resumo
Geral

Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo. Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que […]