Simulados | Conheça a Ferramenta para Criar Simulados

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura
como criar Simulados

É tão comum ouvirmos falar em simulados quando estamos no contexto dos estudos. E não é conversa fiada não.

De fato, os simulados fazem a diferença no desempenho do aluno e em como o conteúdo é absorvido e memorizado – o mais importante, não é mesmo?!

Publicidade


Bem, já falamos aqui no blog que uma das técnicas de estudos eficiente, segundo especialistas é resolver exercícios. Responder questões potencializa a sua capacidade de interpretar os enunciados e alternativas.

Além de tornar o conhecimento que você já tem, um pouco mais amplo, uma vez que você vê o conteúdo que aprendeu sendo aplicado de diversas formas e em diferentes contextos.

Publicidade


Como exemplo desses diferentes contextos, estão aquelas provas que exigem interdisciplinaridade do candidato. Ou seja, que ele seja capaz de ler o enunciado e identificar a resposta correta, mesmo que o conteúdo esteja “misturado” – contextualizado – com outros temas.

O Enem é assim! A prova é interdisciplinar. Você precisará interpretar o enunciado, associado com outras disciplinas para conseguir resolver a questão.

E agora você deve estar se perguntando, “como eu aprendo a interpretar questões interdisciplinares?”

Ah, muito bem! Estudando com simulados.

O que são simulados?

Os simulados são ferramentas de estudo que visam “avaliar” o desempenho do aluno.

Normalmente, os simulados tem um número alto de questões para que o aluno responda, tentando simular o dia da prova. Testa o tempo que leva para resolver cada questão, testa se realmente aprendeu determinado conteúdo, testa a concentração, testa os conhecimentos…

Enfim, é um ótimo recurso para a autoavaliação do aluno.

Há diversos simulados disponíveis online. Alguns estão prontos, filtrados por banca e disciplinas específicas e outros possibilitam que o aluno personalize.

Essa personalização é muito bem-vinda para selecionar as disciplinas e assuntos que o aluno está com mais dificuldades ou para reforçar o estudo naqueles assuntos mais cobrados nos editais.

Uma das principais características dos simulados é trazer questões semelhantes à prova oficial. Os simulados contém questões de provas anteriores ou com a mesma estrutura, assim o aluno se prepara para a prova oficial.

E quem acha que todas as provas são iguais, está muito enganado. Cada banca possui suas próprias características, macetes e estrutura de enunciado. É preciso conhecer a prova, além de saber conteúdo.

Então, não saia por aí juntando material e criando o cronograma perfeito, sem antes conhecer o edital, a banca e as características da prova.

Importância de estudar com simulados

Incluir um tempo para responder simulados no cronograma é fundamental. Estudar por questões ajuda você a entender melhor, se o modo como está estudando está funcionando.

Porque afinal, não adianta seguir um planejamento sem saber se ele está, de fato, funcionando para a sua realidade.

Outro benefício de estudar com simulados é saber quais são as suas reais dificuldades. Pelo número de erros e acertos, você consegue identificar qual disciplina ou qual conteúdo precisa estudar mais ou revisar.

Sem falar que os simulados são muito importantes para entender o formato da prova, as possíveis “pegadinhas” na interpretação de texto e entender como os conteúdos são cobrados.

Portanto, grave esta informação: estudar com simulados é estudar estrategicamente.

Não deixe de reservar um tempo para as questões no seu cronograma.

Como criar um simulado?

Depois de tantas informações sobre simulados, acredito que você já esteja reorganizando seu plano de estudos.

Bem, então vamos aprender a criar um simulado?

Na Kultivi, essa nova ferramenta está disponível somente para alunos que são Klubi.

Após fazer seu login no site, do lado esquerdo, você encontra uma aba chamada “exercícios”.

Lá você poderá selecionar simulados prontos, feitos pela equipe Kultivi, com base nos assuntos mais cobrados de cada área.

Ou criar seu próprio simulado.

Simulados na Kultivi

Dê um nome para seu simulado, selecione a área (OAB, Enem, Concursos e Idiomas). Depois selecione as disciplinas que você quer estudar e os assuntos dessas disciplinas.

Você poderá escolher se seu simulado terá 20 ou 50 questões.

Poderá também, adicionar uma descrição para o simulados, com informações relevantes das disciplinas e assuntos selecionados.

Essa descrição é interessante para compartilhar com outros alunos. Isso porque, ao criar o seu simulado, você poderá autorizar que ele fique no catálogo de simulados prontos.

Se você autorizar deixar seu simulado no catálogo, apenas ficará disponível a mesma seleção de questões que você criou. Seu resultado não será publicado.

Cada aluno responderá os simulados de forma individual, no seu perfil de estudante no site, com login e senha.

Aqui abaixo, você encontra um modelo fictício de criação de um simulado.

Exemplo de simulado Concursos

É muito simples, prático e rápido de fazer, não é mesmo?!

Ah, outros detalhes importantes.

  • Após responder as questões você pode acessar seu desempenho.
  • Você pode responder o simulado quando quiser, clicando em “Continuar depois”.
  • Você pode refazer o simulado, sempre que quiser, para melhorar seu desempenho.
  • No desempenho aparecerá a “sua resposta” e a resposta correta.

Desfrute ao máximo essa nova ferramenta desenvolvida pelo nosso time de Tecnologia e conte pra gente como está sendo sua experiência. Vamos adorar saber.

Até breve!

Compartilhe este conteúdo: