Flashcards: Saiba o que são e como usar – dicas e exemplos

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura

Flashcards são cartões de estudos muito utilizados para memorizar um conteúdo, processo ou ainda se preparar para uma apresentação importante. Basicamente, o cartão possui dois lados, de um você escreve uma palavra-chave ou pergunta e no verso, o conceito ou a resposta.

Desse modo, você passar a armazenar aquela informação importante na memória de longo prazo.

Provavelmente você já tenha ouvido falar por aí sobre estudar com esses cartões, são práticas antigas usadas pelos estudantes e muito eficientes. Você já tentou usar? Como foi sua experiência?

Saiba que os flashcards são ótimos aliados para revisão de conteúdo ou para memorizar aquele assunto que você sempre esquece ou confunde.

São muitas as possibilidades, por isso vou falar mais sobre como eles podem ser usados para potencializar seus estudos e te contar algumas ferramentas para criar os seus.

Depois, você terá informações suficientes para acrescentá-los a sua rotina de estudos.

Quando utilizar?

Se você prefere utilizar tópicos e é adepto da decoreba para estudar, os flashcards servem para você.

Isso porque, os cartões tem como objetivo facilitar a memorização de conteúdos. Funcionam muito bem com disciplinas mais objetivas, como aquelas que apresentam fórmulas, processos e leis.

Há algumas coisas que precisamos ter na ponta da língua e que exige pouca interpretação. Por exemplo, em Física e Matemática, se você não tiver decorado algumas fórmulas, a resolução dos exercícios será um pouco mais complicada.

Outro exemplo, são leis, artigos e prazos do Direito. Estudantes da OAB precisam memorizar certos processos e dados para não se confundirem nas questões.

Vocabulário de idiomas, fatos históricos importantes e estruturas gramaticais também podem ser revisadas com o uso dos flashcards.

O uso dos cartões atua na memória de longo prazo, já que você repete os mesmos conteúdos várias vezes. E essa é uma parte importante de estudar com flashcards: ver e rever os cartões diversas vezes e de forma intercalada.

Portanto, o método vai ser eficiente se você criar grupo de cartões para diferentes matérias e conteúdos e intercalar os dias de estudo entre eles.

Além da memorização, os benefícios são:

  • Fácil de utilizar e levar.
  • Revisão de conteúdo em menos tempo.
  • Dinâmico e divertido.
  • É possível acompanhar o desempenho.
  • Pode ser utilizado para vários assuntos.

Como criar flashcards?

A ideia é bem simples, pergunta de um lado e resposta no verso.

Imagine uma prova oral, em que o professor faz a pergunta e você precisa responder de forma sintetizada.

Para isso você pode:

  1. Anotar uma palavra e no verso o conceito, significado e exemplo.
  2. Anotar uma frase deixando as lacunas do que precisa lembrar.
  3. Anotar a fórmula e no verso descrever quando e para que é usada.
  4. Anotar uma pergunta curta e no verso a explicação sintetizada.
flashcard - memorizar
flashcard - memorizar

Outro uso bem útil para os flashcards é para memorizar vocabulário novo de idiomas. Você pode colocar imagens ou até mesmo desenhar o objeto e adicionar como se escreve no idioma que está estudando, conforme o exemplo a seguir:

como usar flashcards para idiomas
Como usar flashcards para idiomas

Ao criar seu cartão, elenque os conteúdos mais importantes de cada disciplina e aqueles que você tem dificuldade, assim será mais produtivo.

Outra forma é criar os flashcards após a resolução de um simulado com os tópicos das questões que você errou.

Enquanto estiver estudando, separe em montes os cartões que você acertou e errou para mensurar seu desempenho. Quando acabar, analise suas dificuldades e embaralhe todos os cartões para o próximo dia de estudo.

Dê preferência para flashcards em papel feitos por você. Seja folha sulfite, papel cartão ou com linhas pautadas, o importante é ter um material útil e bem organizado.

O ideal é que você crie os cartões logo após ver o conteúdo, enquanto ele está na sua memória de curto prazo. Além é claro, de poder usar cores diferentes para os conteúdos.

Evite copiar trechos prontos de livros e internet. Ao reunir as informações e escrevê-las você já está revendo os assuntos.

E também, o fato de sintetizar um conceito complexo em poucas palavras faz com que você reflita sobre o tópico e o aprenda. É como se estivesse ensinando alguém. E ensinar alguém é uma das técnicas de estudo mais eficiente, segundo especialistas.

Ferramentas online para fazer flashcards

Para quem adora usar a tecnologia para estudar, saiba que há diversas ferramentas disponíveis na internet que ajudam você a produzir.

Ou ainda, você pode só estudar com cartões já prontos disponibilizados online.

Goconqr – Você pode acessar o conteúdo gratuitamente, mas também há versão paga. Essa plataforma disponibiliza cartões prontos para você estudar.

Canva – Aqui você personaliza os cartões, pode inserir imagens e é fácil de entender.

Flashcards Brasil – É uma ferramenta paga. Você pode estudar com os flashcards disponibilizados pela plataforma ou ainda criar os seus.

canetinhas e blocos de anotacoes coloridos - flashcards

E aí, gostou das dicas? Então, faça seus cartões e torne sua revisão mais prática e produtiva.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Geral

Precisa melhorar os estudos? Teste uma metodologia diferente e veja os resultados! 

Não existe uma única metodologia para se estudar: tudo depende dos seus objetivos. Apesar disso, há técnicas com resultados comprovados e que podem ser aplicadas no dia a dia, e vamos mostrar uma delas nesse artigo. Todos nós já passamos (ou ainda estamos passando) por períodos em que adquirir conhecimento é imprescindível para o sucesso. […]

Geral

Estudar nas férias com Flexibilidade: Um Guia para Manter o Ritmo

Transforme suas férias em uma oportunidade de reforçar conhecimentos e se preparar para desafios acadêmicos, sem abrir mão do merecido tempo de relaxamento. Estudar nas férias nunca foi tão produtivo e acessível!

Mapa Mental e Resumo
Geral

Mapa Mental e Resumo: Seus Aliados para Aprender e Memorizar

Ah, a arte de estudar! Para alguns, é um desafio empolgante; para outros, um verdadeiro quebra-cabeça. Mas seja qual for o seu relacionamento com os estudos, há duas ferramentas que podem tornar essa jornada muito mais suave e eficaz: Mapa Mental e Resumo. Neste artigo, vamos desvendar o que são, como usá-los e em que […]