Livros para o Enem: 5 leituras essenciais | Blog Kultivi

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura

Indico 5 livros para o Enem, que são essenciais para a preparação para a prova. A leitura é indispensável para quem está se preparando para o Enem. Qualquer tipo é válido, seja com conteúdo, notícias, atualidades ou textos literários, principalmente, pela interdisciplinaridade, característica estrutural da prova.

O que é a interdisciplinaridade da prova do Enem?

 O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio envolvendo temas sociais, econômicos e ambientais, ou seja, propõe uma avaliação global do aluno, abordando o mesmo tema sob diversas áreas. Isso significa que é fundamental ao candidato aprender a relacionar temas e ter uma visão ampla de cada assunto.

Portanto, só decorar fórmulas e conceitos não irá garantir sucesso na prova, mas sim saber ler, interpretar e relacionar os conteúdos, fórmulas e conceitos com as várias disciplinas e o cotidiano.

Um texto sobre meio ambiente, por exemplo, pode ser útil em questões de Geografia, Biologia, Sociologia, Interpretação de texto e até na redação.

Outro fator importante é que o candidato saiba interpretar o que lê, desenvolvendo o senso crítico. Muitos acreditam que a prova do ENEM é só interpretação de texto, não caia nessa!

É necessário desenvolver habilidades e competências para a prova, ou seja, adquirir conteúdo contextualizado, revisando e correlacionando conceitos.

Então, para colocar em prática essa noção de conteúdo contextualizado, se liga nas indicações de livros para o enem a seguir:

OBRAS LITERÁRIAS IMPORTANTES

ASSUNTO              LIVROAUTORIA
AtualidadesEu sou MalalaChristina Lamb
HistóriaEra dos ExtremosEric J. Hobsbawm
GeografiaTemas Atuais em Mudanças Climáticas Diversos
SociologiaA Sociedade em RedeManuel Castells
PortuguêsNova Minigramática da Língua PortuguesaDomingos Paschoal Cegalla

ATUALIDADES – Eu Sou Malala

eu sou malala - livros para o enem
Eu sou Malala

Recentemente a ativista paquistanesa Malala Yousafzai esteve no Brasil para um evento e reforçou a importância da educação como um investimento para o desenvolvimento, principalmente, o feminino.

Malala é a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz, em razão de defender o direito à educação e quase perder a vida em decorrência disso. O livro Eu sou Malala, narra a infância da personagem no Paquistão e o universo cultural e religioso do país. Clique aqui e conheça o livro para o Enem.

HISTÓRIA – A Era dos Extremos

A era dos extremos - livros para o enem

Era dos extremos

O século XX foi um período de grandes mudanças e o livro de Eric Hobsbawm (Era dos Extremos: o breve século XX), escrito em 1994, aborda as características políticas e sociais desse período, principalmente sobre as circunstâncias das grandes guerras.

Hobsbawm divide a história do século em três “eras”, entre 1914 até a queda da União Soviética, em 1991.

GEOGRAFIA – Temas atuais em Mudanças Climáticas

Temas atuais em mudanças climáticas - livros para o enem

Mudanças Climáticas

A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno.

Temas atuais em Mudanças Climáticas.

SOCIOLOGIA – A Sociedade em Rede

a sociedade em rede - livros para o enem
A sociedade em rede

É conteúdo interdisciplinar os efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo. O livro A Sociedade em Rede, de Manuel Castells, examina os efeitos e as implicações da transformação tecnológica na cultura da mídia, na vida urbana, na política global e no tempo.

Essa discussão é complexa, recorrente na prova do ENEM e pode aparecer em várias questões de Ciências Humanas e da Natureza.

PORTUGUÊS – Nova Minigramática

nova minigramática - livros para o enem

Nova minigramática

Dúvidas de gramática podem surgir a qualquer momento e nada melhor do que consultar um material bacana, com exemplos, regras práticas e exercícios.

Um complemento eficaz para suas aulas de Língua Portuguesa é o livro Nova Minigramática de Domingos Paschoal Cegalla. É uma versão sintética com o Novo Acordo Ortográfico.

Além de fazer as leituras indicadas, responda questões das provas anteriores identificando a recorrência dos temas. Tente observar em quais disciplinas/áreas o mesmo tema apareceu e explore-os.

Assim você poderá desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma prova nota 1000.

Artigos que você poderá gostar:

Quer mais dicas de livros para o enem? Em breve tem mais, acompanhe a Kultivi.

Bons estudos!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para … Leia mais

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível … Leia mais

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.