Faculdade reconhecida pelo MEC à distância, Qual escolher?

Faculdade reconhecida pelo MEC à distância, Qual escolher?

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
4 minutos de leitura
Faculdade Reconhecida pelo Mec - blog Kultivi

Ingressar numa Universidade é um passo e tanto na vida de um estudante. A escolha de uma carreira profissional a ser seguida, traz consigo inúmeras responsabilidades e desafios. Às vezes, muitas incertezas rondam essa escolha: qual curso seguir? Qual melhor faculdade? Ensino presencial ou EAD?

Muitos são os fatores a serem analisados e, que na maioria das vezes, envolve tempo, dinheiro, instituição, deslocamento, entre outros. É a partir desta análise que muitas pessoas consideram a opção de ensino a distância, o famoso EAD. 

Após a pandemia, o que já era tendência no ensino, ficou ainda mais evidente. O que era presencial precisou se adaptar para modelos híbridos ou 100% à distância. E essas mudanças trouxeram vários benefícios para o ensino EAD, desde novas tecnologias, didática, metodologias, professores mais preparados e reinvenção da sala de aula.

Porém, a preferência por um curso de ensino superior (faculdade) à distância deve ser muito bem pensada para que futuras dores de cabeça sejam evitadas. Por isso, listamos algumas dicas e informações relevantes para ajudar na escolha da faculdade reconhecida pelo MEC à distância.

 O que é EAD?

A modalidade de Ensino a Distância, também conhecida como EAD, basicamente é um modelo de ensino ofertado através de ambiente online, onde o contato com o conteúdo do curso, os professores e coordenadores é feito através de uma plataforma virtual.

Há modalidades semipresencial e 100% online. 

Nos cursos superiores a distância, a maior parte das aulas acontece online. No entanto, são realizados alguns encontros presenciais para apresentar trabalhos, fazer provas finais e aulas de laboratório. Essa é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para todas as faculdades a distância.

Qual ou quais as vantagens do EAD?

Várias são as vantagens de se optar por um curso EAD. As principais são flexibilidade, liberdade e acessibilidade.

O ensino EAD permite ao aluno maior controle e autonomia sobre a sua própria formação. Há todo um ambiente virtual de aprendizagem com tudo o que o aluno precisa na sua formação, mas o controle das atividades é feito pelo aluno. O professor é mediador do conhecimento, mas não está no dia a dia do aluno como no ensino presencial.

Economia de tempo e dinheiro também estão na lista de vantagens. Não há necessidade de deslocamento até uma instituição de ensino diariamente. 

Além da comodidade para estudar, porque o aluno pode adaptar o horário de estudo a sua rotina. Isso para as aulas gravadas e leitura de e-books ou outros materiais complementares.

Outro ponto importante na escolha da sua faculdade EAD é a inclusão. Um dos critérios observados pelo MEC para a liberação dos cursos EAD é a acessibilidade a pessoas com deficiência.

Se uma das suas dúvidas sobre faculdade reconhecida pelo MEC à distância, for o suporte e atendimento dos professores, saiba que nos ambientes virtuais de aprendizagem há ferramentas que possibilitam o envio de mensagens aos professores ou monitores.

Assim você não fica com dúvidas de conteúdo e pode se comunicar, não só com os professores, mas também com os colegas de turma, via fórum.

Cada vez mais as instituições estão trabalhando para que o ensino EAD seja o mais completo possível, oferecendo um ensino de qualidade e a melhor preparação para os futuros profissionais.

Como ingressar numa faculdade EAD?

Assim como as universidades com modalidade presencial, ingressar numa faculdade reconhecida pelo MEC à distância é pelo vestibular ou outras opções.

Você pode ingressar através do vestibular tradicional, utilizar a Nota do Enem, ou ainda, pelo ProUni (Programa Universidades para Todos). 

Contudo, isso varia de acordo com cada faculdade. Se você tem interesse em alguma instituição específica, verifique qual é a forma de entrada.

Alunos que já possuem uma graduação podem fazer equivalência de matérias, assim como nas instituições presenciais.

Dicas para escolher sua faculdade EAD

Alguns requisitos básicos devem ser considerados antes de ingressar num curso EAD, principalmente saber a nota da Instituição na avaliação do MEC e saber a nota do curso.

Faça uma autoavaliação

Antes de decidir um curso, presencial ou EAD, é extremamente importante conhecer seu perfil. 

Ingressar em uma Universidade requer investimento de tempo e dedicação. Para que você tenha um bom desempenho num curso a distância, precisará de disciplina no cumprimento das obrigações que serão exigidas por ele.

Muitas pessoas optam pela modalidade EAD, por ter uma rotina um pouco mais movimentada e, consequentemente, mais cansativa também.

Contudo, apesar do curso não ser presencial, para ter uma aprendizagem efetiva, é necessário muita organização, determinação e disposição. 

São muitas atividades, provas, leituras, assim como o ensino presencial. 

Portanto, analise seu perfil e sua disponibilidade, antes de escolher um curso.

Pesquise sobre a instituição

É muito importante conhecer a instituição que você pretende realizar sua formação. 

Ter apenas informações sobre o curso não é suficiente. Pesquise sobre a estrutura, a qualificação dos professores (mestres e doutores), os meios de contato que ela oferece, qual a avaliação dela pelos alunos, se existem reclamações, entre outros tipos de questionamentos.

Verifique também se a instituição é reconhecida pelo MEC. Imagina passar anos fazendo um curso e, ao final, descobrir que ele não tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)?

Este é um item muito importante a ser avaliado antes de ingressar em qualquer curso superior, seja a distância ou não. 

Para fazer a consulta sobre a instituição é fácil. Basta acessar o site do MEC e buscar pelo nome da instituição.

O eMEC gera um relatório com as informações básicas, notas e cursos. Mas antes de sair julgando as instituições, busque entender quais são os critérios de avaliação.

Clique aqui para verificar se sua faculdade é reconhecida pelo MEC à distância https://emec.mec.gov.br/ 

Pesquise sobre os recursos que a instituição oferece

Fazer uma faculdade na plataforma virtual exige muito mais do que acesso à internet, computador e tecnologias digitais. 

Conhecer as plataformas que a instituição oferece, bem como, bibliotecas, recursos tecnológicos, cursos de extensão, se há simulados e exercícios extras online, e ainda, recursos para aprimorar a parte prática do curso, podem fazer toda a diferença. 

Pergunte sobre os materiais de apoio, apostilas, livros digitais e outros que servirão de complemento às videoaulas.

Também é interessante saber se há algum polo de apoio presencial, caso você precise resolver algo, fazer provas, utilizar laboratórios e entre outras situações.

Estas foram nossas dicas para escolher a sua faculdade à distância. Aproveite os avanços da tecnologia para aprender sempre mais e estar qualificado para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente.


POSTS Relacionados

curso online enem - blog kultivi
Enem

Curso Online para o Enem Gratuito | Blog Kultivi

Curso online para o Enem completo. Preparatório de qualidade, com professores realmente focados e com experiência em provas do Enem.

curso enem gratuito - blog kultivi
Enem

Conheça o curso Enem gratuito da Kultivi – Completo

Procurando um curso de Enem gratuito? Saiba tudo sobre o curso da Kultivi e dicas de estudo para você mandar bem na prova

Inscrições Sisu 2021 Kultivi
Enem

Inscrições SISU 2021 | Saiba tudo sobre o SISU e como participar

O Sisu 2021 está com inscrições abertas, saiba como se inscrever, o que é, como funciona, lista de espera, nota de corte, documentos e resultados.