Como Controlar a Ansiedade Antes da Prova

kultivi01@gmail.com
kultivi01@gmail.com
2 minutos de leitura

Você sabia que escrever um pequeno texto, alguns minutos antes da prova, te ajuda a não travar?

Pesquisadores da Universidade de Chicago publicaram um estudo em 2011, na revista Science, afirmando que ao escrever sobre seus sentimentos em relação à prova, os alunos descarregam suas ansiedades e liberam recursos intelectuais que estavam tomados por medos e preocupações antes da prova.

Publicidade


Além disso, o exercício da escrita ajuda a diminuir o nervoso porque o candidato está focando um pouco da sua atenção em outra coisa além do início da prova.

Para chegar a essas conclusões os pesquisadores entregaram duas provas curtas de matemática para 20 estudantes universitários. Na primeira, orientaram os estudantes a dar o melhor de si.

Publicidade


Antes da aplicação da segunda, os pesquisadores criaram uma situação de estresse e pressão e permitiram que apenas 10 estudantes escrevessem por 10 minutos sobre suas angústias em relação à prova.

Já os outros 10, permaneceram sentados e em silêncio, pela mesma quantia de tempo.

“Nós testamos que se os alunos anotarem os pensamentos sobre o teste podem melhorar o desempenho. Um breve texto, antes de fazer uma prova importante, melhorou significativamente as pontuações dos alunos no exame, especialmente para os estudantes habitualmente ansiosos com a realização de provas. Basta escrever sobre as preocupações antes de um exame importante para aumentar os resultados”, disseram os pesquisadores.

“Talvez reconhecendo seus medos, os alunos sejam capazes de domar as emoções que os distraem durante a prova”.

Ramirez e Beilock

O resultado é um candidato mais calmo, sem bloqueios e, consequentemente, com melhor desempenho.

Então, se você fica muito nervoso antes de um processo seletivo importante, siga essa dica: Escreva, antes de entrar na sala de provas, sobre como você se sente em relação ao exame, isso te ajudará a ficar mais tranquilo.

E se prepare para o exame estudando com a Kultivi. São mais de 2.300 aulas gratuitas disponibilizadas online, exercícios de fixação e outros materiais de estudo.

Compartilhe este conteúdo: