Como controlar a ansiedade antes da prova – Técnica poderosa

Kultivi
Kultivi
2 minutos de leitura

Você sabia que escrever um pequeno texto, alguns minutos antes da prova, te ajuda a não travar?

Pesquisadores da Universidade de Chicago publicaram um estudo em 2011, na revista Science, afirmando que ao escrever sobre seus sentimentos em relação à prova, os alunos descarregam suas ansiedades e liberam recursos intelectuais que estavam tomados por medos e preocupações antes da prova.

Além disso, o exercício da escrita ajuda a diminuir o nervosismo, porque o candidato está focando um pouco da sua atenção em outra coisa além do início da prova.

Para chegar a essas conclusões os pesquisadores entregaram duas provas curtas de matemática para 20 estudantes universitários. Na primeira, orientaram os estudantes a dar o melhor de si.

Antes da aplicação da segunda, os pesquisadores criaram uma situação de estresse e pressão e permitiram que apenas 10 estudantes escrevessem por 10 minutos sobre suas angústias em relação à prova.

Já os outros 10, permaneceram sentados e em silêncio, pela mesma quantia de tempo.

“Nós testamos que se os alunos anotarem os pensamentos sobre o teste podem melhorar o desempenho. Um breve texto, antes de fazer uma prova importante, melhorou significativamente as pontuações dos alunos no exame, especialmente para os estudantes habitualmente ansiosos com a realização de provas. Basta escrever sobre as preocupações antes de um exame importante para aumentar os resultados”, disseram os pesquisadores.

“Talvez reconhecendo seus medos, os alunos sejam capazes de domar as emoções que os distraem durante a prova”.

Ramirez e Beilock

O resultado é um candidato mais calmo, sem bloqueios e, consequentemente, com melhor desempenho.

Então, se você fica muito nervoso antes de um processo seletivo importante, siga essa dica: Escreva sobre como você se sente em relação ao exame, isso te ajudará a diminuir a ansiedade antes da prova.

Outras dicas para controlar a ansiedade antes da prova

  • Prepare-se bem para a prova.
  • Organize tudo o que precisa levar, com antecedência, estude o trajeto e saia cedo.
  • Não estude na véspera da prova.
  • Alimente-se bem na véspera.
  • Durma cedo e durma bem.
  • Mantenha pensamentos positivos.
  • Use técnicas de respiração quando o nervosismo bater.
  • Leia tudo com calma e atenção.
  • Caso trave em alguma questão, passe para a próxima e não se desespere.

Nem é preciso falar da importância da preparação adequada e direcionada para o exame né?!

Então conte com o curso gratuito preparatório para o Enem, estudando com a Kultivi. São mais de 2.300 aulas gratuitas disponibilizadas online, exercícios de fixação e outros materiais de estudo.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para […]

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.