Livros para o ENEM: 5 leituras essenciais para a sua preparação

Kultivi
Kultivi
3 minutos de leitura

É comum ouvirmos os professores mencionarem que o hábito da leitura é essencial para quem está se preparando para o ENEM. Qualquer tipo é válido, seja com conteúdo, notícias, atualidades ou livros, principalmente, pela interdisciplinaridade, característica estrutural da prova.

Pensando nisso, nesse artigo, listamos 5 livros para o ENEM, que podem te ajudar em várias áreas como atualidades, sociologia, história e língua portuguesa.

O que é a interdisciplinaridade da prova do Enem?

O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio envolvendo temas sociais, econômicos e ambientais, ou seja, propõe uma avaliação global do aluno, abordando o mesmo tema sob diversas áreas. Isso significa que é fundamental ao candidato aprender a relacionar temas e ter uma visão ampla de cada assunto.

Portanto, só decorar fórmulas e conceitos não irá garantir sucesso na prova, mas sim saber ler, interpretar e relacionar os conteúdos, fórmulas e conceitos com as várias disciplinas e o cotidiano.

Um texto sobre meio ambiente, por exemplo, pode ser útil em questões de Geografia, Biologia, Sociologia, Interpretação de texto e até na redação.

Certamente, outro fator importante é que o candidato saiba interpretar o que lê, desenvolvendo o senso crítico. Muitos acreditam que a prova do ENEM é só interpretação de texto, não caia nessa!

É necessário desenvolver habilidades e competências para a prova, ou seja, adquirir conteúdo contextualizado, revisando e correlacionando conceitos.

Então, para colocar em prática essa noção de conteúdo contextualizado, se liga nas indicações de livros para o enem a seguir.

ATUALIDADES – Eu Sou Malala

eu sou malala livro enem
imagem: divulgação

Recentemente, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai esteve no Brasil para um evento e reforçou a importância da educação como um investimento para o desenvolvimento, principalmente, o feminino. Malala é a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz, em razão de defender o direito à educação e quase perder a vida em decorrência disso. O livro Eu sou Malala, narra a infância da personagem no Paquistão e o universo cultural e religioso do país.

HISTÓRIA – A Era dos Extremos

era dos extremos livro enem
imagem: divulgação

O século XX foi um período de grandes mudanças e o livro de Eric Hobsbawm (Era dos Extremos: o breve século XX), escrito em 1994, aborda as características políticas e sociais desse período, principalmente sobre as circunstâncias das grandes guerras. Hobsbawm divide a história do século em três “eras”, entre 1914 até a queda da União Soviética, em 1991. 

GEOGRAFIA – Temas atuais em Mudanças Climáticas

mudanças climaticas livros enem
imagem: divulgação

A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. 

SOCIOLOGIA – A Sociedade em Rede

sociedade em rede livro enem
imagem: divulgação

Outro livro para o enem é A sociedade em rede, discussão mais do que importante, há anos.

É conteúdo interdisciplinar os efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo.

O livro A Sociedade em Rede, de Manuel Castells, examina os efeitos e as implicações da transformação tecnológica na cultura da mídia, na vida urbana, na política global e no tempo. Essa discussão é complexa, recorrente na prova do ENEM e pode aparecer em várias questões de Ciências Humanas e da Natureza. 

PORTUGUÊS – Nova Minigramática

minigramática cegalla livro enem
imagem: divulgação

Dúvidas de gramática podem surgir a qualquer momento e nada melhor do que consultar um material bacana, com exemplos, regras práticas e exercícios. Um complemento eficaz para suas aulas de Língua Portuguesa é o livro Nova Minigramática de Domingos Paschoal Cegalla. É uma versão sintética com o Novo Acordo Ortográfico. 

Além de fazer as leituras indicadas, responda questões das provas anteriores identificando a recorrência dos temas. Tente observar em quais disciplinas/áreas o mesmo tema apareceu e explore-os. 

Assim, você poderá desenvolver as habilidades e competências, pois é exatamente isso que esses livros irão te proporcionar, aprimorando sua preparação para você alcançar um nota 1000 no ENEM.

Quer mais dicas? Em breve tem mais, acompanhe a Kultivi.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.

Enem

Dicas para o Enem: 10 Macetes para você gabaritar a Prova

O Enem é uma prova que pode ser bastante desafiadora, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a conseguir a pontuação que você precisa.