Recolocação Profissional: Como se reinventar em uma nova profissão?

Recolocação Profissional: Como se reinventar em uma nova profissão?

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura
recolocação profissional

Mover-se nunca é fácil, não é mesmo?! Mas a mudança para o novo traz consigo oportunidades emocionantes para nos reinventarmos. 

O atual cenário do nosso país e, até mesmo do mundo, tem levado muitas pessoas à procura de novas oportunidades, principalmente profissionais.

Crise econômica, pandemia, novos desafios, muitos são os fatores que podem influenciar nessa busca por uma nova chance. 

Se você está pretendendo uma recolocação no mercado de trabalho, almeja uma promoção, transição ou até mesmo  início de carreira, procurando oportunidade de estágio, emprego, você está no lugar certo, este artigo é pra você!

Ficamos muito felizes em saber que mais um aluno quer aprender e aprimorar seus conhecimentos com a Kultivi.com

Nesse artigo, queremos mostrar pra você que é possível sim se reinventar. Vamos te indicar pontos importantes para decolar sua carreira.

Não é fácil reconstruir uma carreira, encontrar novas oportunidades. É preciso tempo, esforço e muita dedicação.

Muitas pessoas têm medo de mudanças. Elas ficam tão focadas em como estão vivendo sua vida atualmente que nem conseguem entender a ideia de se reinventar em uma profissão. 

Mas, o fato é que a mudança é inevitável. 

É hora de assumir o controle de sua vida e começar a viver por si mesmo.

Como se reinventar numa profissão? Quais os passos a seguir? Continue por aqui que vamos te contar. 

Como trocar de profissão?

Já passou o tempo em que as pessoas precisavam estar em determinada empresa, seguir à risca sua área de formação para se sentirem realizados em uma profissão.

Atualmente, segundo o Sebrae, só no Brasil mais de 5 milhões de empresas precisaram se reinventar e junto com elas, muitas pessoas também. Seja por perder o emprego, ou ainda, por aproveitar o momento para buscar novas oportunidades.

Hoje no mercado de trabalho, principalmente em áreas da tecnologia, pessoas com formações muito diferentes fazem parte de setores que nada tem a ver com sua profissão de formação. 

Posso citar as agências de marketing digital e empresas de software, por exemplo, que tem hoje na sua lista de colaboradores: administradores, geógrafos, estatísticos e várias outras formações, exercendo funções que nem existiam a 20 anos atrás. 

E veja bem, eu não estou falando de profissionais jovens recém formados, as idades e gêneros não são empecilho algum, este novo mercado, além de novas possibilidades de profissões, é também um mercado de oportunidades.

E isso não é algo ruim, muito pelo contrário, são as pessoas se reinventando, se redescobrindo em novas profissões!

É preciso ter mente aberta…

Se você se formou em uma licenciatura, por exemplo, então não precisa estar necessariamente dentro de uma sala de aula.

Falo isso por mim mesma que tenho como formação Licenciatura em Matemática, passei muitos anos dentro de uma sala de aula ensinando cálculos. Mas hoje, estou aqui escrevendo pra vocês. Quem diria! Me reinventei!

Dicas para você se reinventar profissionalmente

Você gostaria de se reinventar? Não é tão difícil quanto você pensa. Aqui estão alguns passos que você pode tomar para se reinventar em sua profissão.

1) O primeiro passo é fazer um inventário do que você gosta, quais são suas habilidades? Com o que você gosta de trabalhar?

2) Pense em maneiras de mudar de profissão sem grandes alterações em si mesmo. Olhe pra dentro. Por exemplo, se você quiser mudar sua carreira, pense sobre quais são suas habilidades atuais e quais outras carreiras podem precisar dessas habilidades.

Digamos que você queira mudar sua carreira e atualmente você trabalha com suporte técnico. Há muitos empregos por aí que precisam dessa habilidade, como uma loja da Apple, por exemplo.

3) Analise onde você quer chegar. Quais são os requisitos necessários para alcançar esse objetivo?

4) Faça um cronograma de desenvolvimento. Quais os pontos que quero conquistar em determinado período de tempo? Onde quero estar em determinada data?

5) Planeje-se! Um planner é uma ótima opção para que você possa anotar tudinho o que precisa.

6) Pense em todas as etapas que você precisa cumprir. Não esqueça de nadinha!

Quem estará comigo nesse processo? É necessário responsabilidade.

7) Um mentor também poderá lhe ajudar. Ele poderá lhe auxiliar a  desenvolver suas habilidades, navegar pelos caminhos mais difíceis e, até mesmo, encontrar um novo emprego. 

E aí?! Gostou dessa ideia? Já tinha pensado nisso, mas estava com medo de arriscar? 

Pois então chegou sua hora, além das dicas acima, a Kultivi tem a oportunidade certa pra você. Conheça nosso curso Recoloque-se. Ele foi criado para organizar o passo a passo da recolocação profissional.

Saiba mais sobre o Curso Recoloque-se da Kultivi

O Curso de Recolocação Profissional possui um total de 6 aulas, foi especialmente elaborado para você que está em início de carreira, ou ainda, buscando uma promoção ou transição no mercado de trabalho.

Neste curso você conhecerá quais são os 5 pilares para ser um candidato disputado entre os recrutadores e bem colocado nos processos seletivos.

Você também vai aprender sobre: 

  • Currículo: Como montar seu currículo de maneira atrativa
  • Perfil no LinkedIn: como incrementar e tornar o seu perfil interessante
  • Networking: Como criar uma rede de relacionamentos construtiva para sua carreira
  • Vagas: Como se candidatar de maneira assertiva. Onde estão as vagas de emprego e o que fazer para encontrá-las
  • Entrevista: Como se preparar para apresentar todo o seu potencial para o recrutador ou gestor da vaga

O Curso de Recolocação Profissional conta também com materiais complementares, você pode baixar os slides das aulas para anotações e um planner de auto reflexão para planejar os seus objetivos profissionais com cronograma para ajudar nesse planejamento.

Conheça a professora do curso Recoloque-se

A instrutora Raquel Roque é Consultora de Recursos Humanos. Graduada em Recursos Humanos e Pós-graduada MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Estudante de Psicologia foi premiada pelo “Great Place to Work” em 2018 na categoria Tecnologia/PR. Ela também é especialista em T&D e Mentora Employer Branding.

Atua na área de Recursos Humanos, há 9 anos, em empresas de pequeno e médio porte.

Legal né?! 

Quer conhecer um pouquinho mais sobre ela?

Siga a Instrutora nas redes sociais.

Novo emprego?

Se você busca uma nova profissão, uma alternativa que pode te ajudar nessa procura são os sites de busca de emprego. Existem várias opções como: Vagas, LinkedIn, Infojobs.

E o Jobsora. Um site de buscas de emprego que usa a inteligência artificial e aprendizado de máquina para busca de vagas. Já está bem consolidado em 40 países, e agora está se estabelecendo no Brasil.

Neste site é possível buscar por vagas de emprego de graça. E também filtrar por região, cargo e cadastrar o currículo gratuitamente, além de receber vagas por e-mail. 

Ao se cadastrar na plataforma é preciso confirmar o e-mail e escolher como quer que o seu CV seja exibido,  a todos os empregadores ou agências de recrutamento. 

Interessante né?!

Agora não tem mais desculpas, pois como diz Driu Kilberg: 

“Mova-se, pois quem se move promove mudanças.”

Driu Kilberg

POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como encontrar Boas ideias de conteúdo para Blog Post

Conheça os passos para encontrar ideias de conteúdo para seus Blog Posts. Como fazer a busca pelas palavras chave, e quais ferramentas utilizar.

estrategia-de-marketing-infografico
Carreira e Negócios

Como usar visualização de dados na sua Estratégia de Marketing

Uma das melhores estratégias de Marketing para atrair a curiosidade e interesse do leitor, são dados representados por meio visual, Veja essas dicas.

video com foto e musica
Carreira e Negócios

Como fazer vídeos para Facebook Ads com Fotos e Música – Grátis

Vídeos são excelentes estratégias para atrair a atenção do seu público. Aprenda como criar vídeos de forma gratuita para seus anúncios no Facebook.