Curso Teoria Musical Gratuito | Conheça os Benefícios da Música

Curso Teoria Musical Gratuito | Conheça os Benefícios da Música

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura
curso teoria musical

A música tem se tornado uma forma importante de aprendizado e compreensão para pessoas de diferentes origens e culturas. 

Ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal, a música ganhou novas oportunidades e se tornou uma das formas mais populares de aprendizagem para bebês, crianças e até mesmo adultos. 

Muitas pessoas estão cientes que a música, como forma de se expressar e se comunicar, tem o poder de impactar mentes, humores e emoções dos ouvintes. Ela realmente faz com que nossas emoções venham à tona. 

As canções também têm o poder de nos fazer fugir em tempos difíceis, nos ajuda a pensar concreta e abstratamente, estimula nosso intelecto,  nossa audição e até mesmo a visão.

Um exemplo disso é poder superar uma dor ou tristeza tocando e ouvindo uma boa música, pois ela tem a capacidade de desencadear a liberação de neurotransmissores que estimulam a felicidade dentro do nosso cérebro. 

Infelizmente, nem todos sabem quantas maneiras diferentes a música pode realmente ajudar no desenvolvimento pessoal.  Melodias certas, na hora certa, podem fazer maravilhas para melhorar a memória, estimular a criatividade e nos tornar pessoas mais produtivas.

Se você gosta de música e de tudo o que está relacionado a essa verdadeira paixão, continue lendo esse artigo que a Kultivi tem algumas novidades pra te contar sobre esse assunto.

Quer saber quais os benefícios que a música pode trazer para sua vida e para o seu desenvolvimento pessoal? Vou te contar a seguir:

1. Melhora a memória

Ouvir músicas que usam palavras que você não conhece, que não fazem parte do seu vocabulário podem lhe trazer alguns benefícios, como por exemplo, melhorar a memória e até mesmo aumentar o próprio vocabulário,  pois é necessário prestar atenção, se concentrar e ouvir muitas vezes a canção, a melodia para compreender e conseguir acompanhar as notas, os acordes. 

Cantar alto, em público também pode ser útil para o desenvolvimento da autoconfiança. Então cante músicas ao vivo perto das janelas! Essa técnica também é muito interessante para quem já toca, ou está aprendendo a tocar um instrumento.

2. Estimular a criatividade

A música é uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade. Ele pode ajudar a desenvolver as habilidades cognitivas de uma pessoa e ajudá-la a ser mais criativa. 

Os artistas costumam usar a música para estimular a criatividade e criar um novo conceito ou ideia.

A música pode ser usada para ajudar as pessoas a criar novas ideias, expressar sentimentos, estimulando a criatividade.

3. Tornar-se mais Produtivo

A Música também pode te ajudar a ser mais produtivo. Não é porque te deixa mais calmo, ou mais feliz, mas porque o ato de ouvir ou tocar músicas ajuda o cérebro a desenvolver novas vias neurais. À medida que você aprende novas músicas, seja cantando ou tocando músicas diferentes, as habilidades de aprendizado vão se desenvolvendo e tornando as tarefas mais fáceis de serem executadas, aumentando a produtividade. 

Interessante, não é mesmo?

Mas por que estamos falando tanto em música?

Chegou na Kultivi o curso de Teoria Musical, vamos conhecer mais sobre esse termo.

O que é Teoria Musical?

Antes de criar qualquer tipo de música, é importante pensar e entender sobre a teoria por trás do que você está criando, não é mesmo?!

 Dessa forma, você terá uma base para suas composições bem informadas e construídas com propriedade e conhecimento do assunto. 

A Teoria Musical não é apenas um conselho arbitrário de professores ou livros. A teoria musical ensina os conceitos e princípios fundamentais da música, incluindo o estudo do tom, ritmo e harmonia, além de discutir conceitos como forma musical.

Um dos princípios mais importantes e conhecidos da teoria musical é que a música pode ser dividida em valores de notas e intervalos com um instrumento conhecido como Metrônomo.

O Metrônomo é um instrumento que produz pulsos regulares de som em intervalos determinados regularmente. O tipo mais comum de metrônomo é um dispositivo mecânico com um pêndulo que é ativado por um botão ou alavanca na lateral da caixa. 

O dispositivo tem um mostrador com uma série de números; quanto maior o número, mais rápido o pêndulo é ativado. À medida que o pêndulo balança para frente e para trás, ele cria um ruído de tique-taque rítmico. Mas existem aplicativos que podem ser baixados facilmente no celular e controlados com um toque, ele tem a mesma função do metrônomo manual, que serve para medir o tempo das notas musicais.

Legal né?!

Se você ficou interessado neste assunto, quer saber mais sobre, conheça o curso de Teoria Musical da Kultivi.

Curso de Teoria Musical Gratuito – Kultivi

Você deve estar se perguntando, mas por que estudar Teoria Musical?  

A resposta é bem simples, tocar e não saber teoria musical é como saber falar uma língua e não saber ler e escrever. 

A teoria musical é realmente uma linguagem musical. Compreender os tempos das músicas, saber ler uma pauta, é extremamente importante para quem trabalha com música e pra quem gosta também. Através desse conhecimento é possível tocar com outras pessoas com mais facilidade, pois a comunicação se torna mais acessível, de fácil compreensão e entendimento.

Para Quem é Este Curso?

O curso de Teoria Musical da Kultivi é destinado a músicos (profissionais ou amadores) que queiram aprender o básico de teoria musical. Ou seja, se você já toca um instrumento e quer entender melhor o que são escalas; compassos; figuras rítmicas; como se escreve as notas na partitura, esse curso é pra você. 

Porém, se você não toca nenhum instrumento musical, mas se interessa por conceitos de teoria, esse curso pode ser um bom ponto de partida.

O que você vai aprender neste curso?

O curso de teoria musical é gratuito na plataforma da Kultivi e tem certificado de conclusão (também gratuito). São 11 aulas, carga horária de 2 horas e meia e você vai aprender a:

  • Localizar as notas na pauta musical; 
  • Como memorizar a ordem das notas começando por qualquer uma delas; 
  • Como escrever e como reconhecer o ritmo; 
  • O que são e para que servem as claves; 
  • O que são e para que servem fórmulas de compasso.

Quem é o professor Alex Magrão do curso de Teoria Musical?

Alex Zanão (ou Magrão, como é mais conhecido) trabalha como professor de violão, baixo e teoria musical desde 2006. Começou a estudar música de forma autodidata em 1999, primeiro com o violão popular e depois como o baixo elétrico. 

Alguns anos depois, quis se aperfeiçoar no violão e por isso, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar), onde se formou em violão clássico em 2010. Já foi professor em várias escolas de música, alguns colégios, além de ter trabalhado em uma Ong. 

Como músico, Magrão já trabalhou em alguns projetos que o levaram a grandes palcos de Curitiba, além de cidades de Santa Catarina e São Paulo. Hoje ele é o baixista da banda de Rock’n Roll Dona Mag, onde pela primeira vez, está trabalhando num projeto de música autoral. 

Quer saber mais sobre o professor? Siga-o nas redes sociais.

Baixe nosso aplicativo

Você pode ter a Kultivi na palma da mão baixando nosso aplicativo no seu celular ou tablet.

GOOGLE PLAY

APP STORE

Faça parte do Klubi

No nosso Clube de Benefícios você pode acessar muitos materiais: tudo pensado com muito carinho para que você aproveite ao máximo os recursos que a Kultivi oferece para você. 

São mais de 50 e-books te esperando, além de descontos em quase 300 locais.

KLUBI

Entre no Canal do Telegram

Você terá acesso aos grupos exclusivos de cada curso, dicas e muita, muita interação com outros alunos (pode apostar que essa é a parte mais importante)….

TELEGRAM DA KULTIVI


POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como encontrar Boas ideias de conteúdo para Blog Post

Conheça os passos para encontrar ideias de conteúdo para seus Blog Posts. Como fazer a busca pelas palavras chave, e quais ferramentas utilizar.

estrategia-de-marketing-infografico
Carreira e Negócios

Como usar visualização de dados na sua Estratégia de Marketing

Uma das melhores estratégias de Marketing para atrair a curiosidade e interesse do leitor, são dados representados por meio visual, Veja essas dicas.

video com foto e musica
Carreira e Negócios

Como fazer vídeos para Facebook Ads com Fotos e Música – Grátis

Vídeos são excelentes estratégias para atrair a atenção do seu público. Aprenda como criar vídeos de forma gratuita para seus anúncios no Facebook.