Produtividade é a moeda de ouro do mercado atual. Em meio a tantas distrações fica difícil manter o foco em apenas uma única tarefa. Além disso, um grande vilão da produtividade é o medo de dizer “NÃO”.
A estafa mental de participar de várias reuniões ao longo do dia, responder a todos os e-mails que chegam na caixa de entrada e dar conta das demandas (algumas delas nem tão urgentes e importantes) derrubam qualquer tipo de agenda produtiva.
É difícil fazer esse filtro, principalmente, por questões emocionais ou de relacionamento. Por exemplo, se seu colega de trabalho pede uma ajudinha, se a demanda (não urgente e não importante) vem de alguém em posição hierárquica maior, se algo fora do seu planejamento surge, tudo isso afeta o seu poder de dizer não para tarefas que não são essenciais para você.
Ah, sem falar naquelas tarefas “chatinhas”, que a gente gosta de procrastinar e no fim da semana elas ainda estão lá, dando um OI na nossa agenda.
Conforme as modalidades de trabalho foram mudando, foram sendo criados métodos, estratégias e dicas para melhorar a produtividade. Afinal é tudo ao mesmo tempo: rotina de saúde física, mental, familiar, alto desempenho no trabalho, tempo para lazer […]
O principal ponto aqui sobre produtividade é definir prioridades. A matriz de Eisenhower, por exemplo, nos ensina a classificar nossas atividades em Urgentes e Importantes. O essencialismo é a técnica de gestão de tempo que valoriza: reduzir, simplificar e manter o foco.
Nessa linha, você vai encontrar outros métodos que aconselham a definição de prioridades como fator principal para uma melhor gestão de tempo e produtividade.
Hoje a Kultivi traz para você livros sobre Produtividade, todos fornecendo insights valiosos e estratégias práticas para lidar com seu cotidiano atarefado.
Todos para te inspirar a mudar hábitos e eliminar o desperdício de tempo em tarefas que não são tão essenciais.
Está preparado?
Aqui estão os 5 melhores livros sobre Produtividade, altamente avaliados e que são imprescindíveis no seu processo de crescimento:
1. A arte de fazer acontecer: Guia prático: 10 etapas para a produtividade sem estresse – David Allen
O método GTD – Getting Things Done, criado por ele, vem revolucionando a produtividade das pessoas no mundo inteiro. Neste livro, os 5 passos para dominar o fluxo de trabalho (Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar) são destrinchados em lições rápidas para serem aplicadas imediatamente.
Em 10 etapas simples, este guia prático ajuda você a entender melhor o GTD e acompanha sua implementação passo a passo, começando com a papelada que você não sabe como organizar e avançando até o gerenciamento dos e-mails e de todos os planos e compromissos que fazem parte do seu cotidiano.
2. O poder do hábito – Charles Duhigg
Charles Duhigg, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam – e como podemos transformá-los. Através de alguns experimentos e observações feitas em diferentes contextos, o autor desvenda como em todas as situações os envolvidos conseguiram ter sucesso, quais padrões eles seguiram e como isso moldou o aspecto de vida de cada um, pois todos tiveram êxito, apenas transformando os hábitos do dia a dia. Com perspicácia e habilidade, Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.
3. Essencialismo: A disciplinada busca por menos – Greg McKeown
O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todos o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.
Veja que incrível este trecho do livro:
“A palavra prioridade deveria significar a primeiríssima coisa, a mais importante. No século XX, pluralizamos o termo e começamos a falar em prioridades. De forma ilógica, raciocinamos que, mudando a palavra, conseguiríamos modificar a realidade. Daríamos um jeito de conseguir várias ‘primeiras’ coisas. E atualmente empresas e indivíduos tentam fazer exatamente isso. Mas quando muitas tarefas são prioritárias, parece que, na verdade, nenhuma é.”
4. A tríade do tempo – Christian Barbosa
Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e a se tornar mais produtivo. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.
5. Mais rápido e melhor: Os segredos da produtividade na vida e nos negócios – Charles Duhigg
Mais rápido e melhor traz oito conceitos-chave que explicam por que algumas pessoas e empresas são tão produtivas. Ao combinar sua incansável curiosidade, histórias instigantes e grandes reportagens com a experiência de profissionais de diversas áreas – CEOs, educadores, generais, agentes do FBI, pilotos de avião e compositores da Broadway -, Duhigg mostra como todos nós podemos alcançar o sucesso com menos estresse e esforço, fazer mais sem sacrificar o que estimamos e nos tornar mais rápidos e melhores em tudo o que fazemos.
Depois dessa lista de livros que podem mudar seus hábitos, te convido a fazer uma reflexão:
Como está sua relação com as tarefas diárias? Está sendo produtivo? Sua agenda está organizada? Quantas tarefas estão sendo procrastinadas?
Nem tudo é urgente e importante, mas nem sempre a gente consegue fazer essa distinção. Na Kultivi, há um curso sobre Gestão de Tempo para você aprender ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e consequentemente, melhorar sua produtividade.