Recolocação Profissional: Como se reinventar em uma nova profissão?

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura

Mover-se nunca é fácil, não é mesmo?! Mas a mudança para o novo traz consigo oportunidades emocionantes para nos reinventarmos. O atual cenário do mundo, tem levado muitas pessoas à procurar novas oportunidades, principalmente quando se refere a recolocação profissional. E muitos são os fatores que podem influenciar nessa busca por uma nova chance. 

Se você está pretendendo uma recolocação no mercado de trabalho, almeja uma promoção, transição ou até mesmo início de carreira. Bem como, procurando oportunidade de estágio ou emprego, você está no lugar certo, este artigo é pra você!

Nesse artigo, queremos mostrar pra você que é possível sim se reinventar. De fato, não é tão simples reconstruir uma carreira e encontrar novas oportunidades. É preciso tempo, esforço e muita dedicação! No entanto, aqui, vamos te indicar pontos importantes para decolar sua carreira.

Muitas pessoas têm receio de enfrentar mudanças. Mas, a mudança é inevitável. 

É hora de assumir o controle de sua vida e começar a viver por si mesmo.

Como se reinventar numa profissão? Quais os passos a seguir? Continue por aqui que vamos te contar. 

Como trocar de profissão?

Já passou o tempo em que as pessoas precisavam fazer parte de uma determinada empresa e seguir à risca sua área de formação, para se sentirem realizados em uma profissão.

Atualmente, segundo o Sebrae, só no Brasil mais de 5 milhões de empresas precisaram se reinventar e junto com elas, muitas pessoas também. Seja por perder o emprego, ou ainda, por aproveitar o momento para buscar novas oportunidades.

Hoje no mercado de trabalho, principalmente em áreas da tecnologia, pessoas com formações muito diferentes fazem parte de setores que nada tem a ver com sua profissão de formação. 

Posso citar as agências de marketing digital e empresas de software, por exemplo, que tem hoje na sua lista de colaboradores: administradores, geógrafos, estatísticos e várias outras formações, exercendo funções que nem existiam a 20 anos atrás. 

E veja bem, eu não estou falando de profissionais jovens recém formados, as idades e gêneros não são empecilho algum, este novo mercado, além de novas possibilidades de profissões, é também um mercado de oportunidades.

E isso não é algo ruim, muito pelo contrário, são as pessoas se reinventando, se redescobrindo em novas profissões!

É preciso ter mente aberta…

Se você se formou em uma licenciatura, por exemplo, então não precisa estar necessariamente dentro de uma sala de aula.

Falo isso por mim mesma que tenho como formação Licenciatura em Matemática, passei muitos anos dentro de uma sala de aula ensinando cálculos. Mas hoje, estou aqui escrevendo pra vocês. Quem diria! Me reinventei!

Dicas para você se reinventar profissionalmente

Você gostaria de se reinventar? Não é tão difícil quanto você pensa. Aqui estão alguns passos que você pode tomar para se reinventar em sua profissão.

1) O primeiro passo é fazer um inventário do que você gosta, quais são suas habilidades? Com o que você gosta de trabalhar?

2) Pense em maneiras de mudar de profissão sem grandes alterações em si mesmo. Olhe pra dentro. Por exemplo, se você quiser mudar sua carreira, pense sobre quais são suas habilidades atuais e quais outras carreiras podem precisar dessas habilidades.

Digamos que você queira mudar sua carreira e atualmente você trabalha com suporte técnico. Há muitos empregos por aí que precisam dessa habilidade, como uma loja da Apple, por exemplo.

3) Analise onde você quer chegar. Quais são os requisitos necessários para alcançar esse objetivo?

4) Faça um cronograma de desenvolvimento. Quais os pontos que quero conquistar em determinado período de tempo? Onde quero estar em determinada data?

5) Planeje-se! Um planner é uma ótima opção para que você possa anotar tudinho o que precisa.

6) Pense em todas as etapas que você precisa cumprir. Não esqueça de nadinha!

Quem estará comigo nesse processo? É necessário responsabilidade.

7) Um mentor também poderá lhe ajudar. Ele poderá lhe auxiliar a  desenvolver suas habilidades, navegar pelos caminhos mais difíceis e, até mesmo, encontrar um novo emprego. 

E aí?! Gostou dessa ideia? Já tinha pensado nisso, mas estava com medo de arriscar? 

Pois então chegou sua hora, além das dicas acima, a Kultivi tem a oportunidade certa pra você. Conheça nosso curso Recoloque-se. Ele foi criado para organizar o passo a passo da recolocação profissional.

Saiba mais sobre o Curso Recoloque-se da Kultivi

O Curso de Recolocação Profissional possui um total de 6 aulas, foi especialmente elaborado para você que está em início de carreira, ou ainda, buscando uma promoção ou transição no mercado de trabalho.

Neste curso você conhecerá quais são os 5 pilares para ser um candidato disputado entre os recrutadores e bem colocado nos processos seletivos.

Você também vai aprender sobre: 

  • Currículo: Como montar seu currículo de maneira atrativa
  • Perfil no LinkedIn: como incrementar e tornar o seu perfil interessante
  • Networking: Como criar uma rede de relacionamentos construtiva para sua carreira
  • Vagas: Como se candidatar de maneira assertiva. Onde estão as vagas de emprego e o que fazer para encontrá-las
  • Entrevista: Como se preparar para apresentar todo o seu potencial para o recrutador ou gestor da vaga

O Curso de Recolocação Profissional conta também com materiais complementares, você pode baixar os slides das aulas para anotações e um planner de auto reflexão para planejar os seus objetivos profissionais com cronograma para ajudar nesse planejamento.

Conheça a professora do curso Recoloque-se

A instrutora Raquel Roque é Consultora de Recursos Humanos. Graduada em Recursos Humanos e Pós-graduada MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Estudante de Psicologia foi premiada pelo “Great Place to Work” em 2018 na categoria Tecnologia/PR. Ela também é especialista em T&D e Mentora Employer Branding.

Atua na área de Recursos Humanos, há 9 anos, em empresas de pequeno e médio porte.

Legal né?! 

Quer conhecer um pouquinho mais sobre ela?

Siga a Instrutora nas redes sociais.

Novo emprego?

Se você busca uma nova profissão, uma alternativa que pode te ajudar nessa procura são os sites de busca de emprego. Existem várias opções como: Vagas, LinkedIn, Infojobs.

E o Jobsora. Um site de buscas de emprego que usa a inteligência artificial e aprendizado de máquina para busca de vagas. Já está bem consolidado em 40 países, e agora está se estabelecendo no Brasil.

Neste site é possível buscar por vagas de emprego de graça. E também filtrar por região, cargo e cadastrar o currículo gratuitamente, além de receber vagas por e-mail. 

Ao se cadastrar na plataforma é preciso confirmar o e-mail e escolher como quer que o seu CV seja exibido,  a todos os empregadores ou agências de recrutamento. 

Interessante né?!

Agora não tem mais desculpas, pois como diz Driu Kilberg: 

“Mova-se, pois quem se move promove mudanças.”

Driu Kilberg

Compartilhe:

POSTS Relacionados

Carreira e Negócios

Como Criar Oportunidades com Networking Estratégico

Criar oportunidades profissionais não depende apenas de competência técnica. Na verdade, cada vez mais o mercado valoriza conexões, trocas e relações que geram crescimento. Por isso, entender como desenvolver networking e oportunidades de maneira estratégica é fundamental para quem deseja alcançar novos caminhos na carreira. No entanto, muitas pessoas acreditam que networking é algo espontâneo […]

Carreira e Negócios

Por que o Mercado Pago é uma alternativa segura para professores EAD 

Os pagamentos com Mercado Pago podem ser uma excelente opção para os professores EAD, já que com a flexibilidade e diversos alunos espalhados pelo país, é preciso ter uma forma rápida de recebimentos. Se você atua como professor de forma online, saiba que poder contar com uma plataforma de pagamentos completa, é muito importante. Hoje, […]

Social Media

Produza Vídeos Didáticos Envolventes com um Gerador de Avatares Falantes com IA

A gravação de vídeos tutoriais se tornou a base do ensino online e do comércio eletrônico. Esses vídeos permitem que o público desenvolva competências, conheça produtos e ganhe confiança para experimentar novas técnicas. O uso de videoaulas é mais envolvente do que instruções em texto, pois a demonstração visual acompanhada de narração facilita a compreensão […]