Instagram de mulheres empreendedoras | dicas de perfil

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura

O número de mulheres empreendedoras, que querem se tornar dona do seu próprio negócio e conquistar a renda própria têm aumentado significativamente e está fazendo a diferença no mundo. 

Elas assumem riscos, são inovadoras, líderes e estão inspirando outras mulheres a perseguir seus sonhos e alcançar seu potencial máximo. 

Sem dúvida, essas mulheres estão mudando a face dos negócios e causando um impacto positivo na sociedade atual e as redes sociais têm se tornado sua principal fonte de divulgação. 

Dentre elas, o Instagram é a que tem recebido mais destaque. 

Não existe uma fórmula única para o sucesso no Instagram, mas há certas coisas que todas as mulheres empreendedoras de sucesso na plataforma têm em comum. 

E nós temos algumas dicas para você mulher que quer se tornar uma empreendedora de sucesso no Instagram. 

Portanto, continue por aqui que vamos te contar tudo o que precisa saber para melhorar seu perfil profissional no Instagram e ampliar seus negócios.

1. Encontre seu nicho

Conhecer o público com quem você quer trabalhar é o primeiro passo para ter sucesso no Instagram.

Pelo que você é apaixonado? O que você quer compartilhar com o mundo? Sobre o que você quer falar?

Nicho de mercado é um grupo de consumidores que têm interesse em comum. É preciso valorizar quem quer realmente saber sobre seu conteúdo, por isso, é fundamental conhecer muito bem o nicho, para que você consiga desenhar a persona com quem você vai conversar.

Depois de saber qual é o seu nicho, você pode começar a planejar a criação de conteúdos que ressoem com seu público.

Afinal, trabalhar com produtos específicos que contemplem as necessidades do seu público-alvo é indispensável. 

Gere engajamento com quem realmente tem interesse no seu assunto, esse é o diferencial.

2. Capriche na configuração do seu perfil

Na era dos produtos e negócios digitais, suas redes sociais servem como um cartão de visitas, é onde seus clientes terão a primeira impressão sobre você e seu produto. Por isso, dedique um tempo organizando e personalizando seu perfil.

Preencha a bio, adicione os links dos cursos que você vende, seu canal no youtube, deixe visível seu contato, capriche nos destaques.

A foto do perfil também faz parte da comunicação da marca. De acordo com a B2Mamy, o retrato corporativo profissional certo, pode dizer muito sobre você. B2Mamy é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia, por isso, é um ótima referência de empreendedorismo para mulheres.

IMPORTANTE: Atente-se ao planejamento, formatações, cores, siga a identidade visual que você criou para sua marca.

Instagram da mulher empreendedora

Quer saber mais sobre esse assunto, se aprofundar no mundo do empreendedorismo digital e aprender como criar a configurar cada detalhe do seu perfil no Instagram?

A Kultivi preparou um curso gratuito de Instagram para mulheres empreendedoras em parceria com a professora Carol Figueiró

São 21 aulas com o objetivo de ensinar mulheres empreendedoras a montar e manter uma conta profissional no Instagram, conquistando mais clientes, aumentando a visibilidade do seu perfil e, consequentemente, o faturamento também.

Carol mudou-se em 2019 para Portugal e passou a produzir conteúdo para o Instagram. Cansada de ser submetida a trabalhos que não tinha nenhuma aptidão, decidiu cair de cabeça no Marketing Digital.

Hoje, através do instagram, consultoria e curso, ajuda mulheres a se enxergarem como empreendedoras e se posicionarem como tal nas redes sociais, através de técnicas de Marketing Digital já validadas no mundo todo.

3. Crie conteúdo de qualidade

Se você quer ter sucesso no Instagram, precisa criar conteúdo de qualidade, conteúdo que seja envolvente, gere identificação no público e traga alguma resposta. 

Seu conteúdo deve ser visualmente atraente, deve oferecer valor ao seu público e chamar atenção. E claro, na medida correta!

Pense no seu objetivo principal, mas atente-se à possibilidade de desenhar uma linha editorial, algo que faça sentido, que venha acrescentar no seu conteúdo, sem se tornar repetitivo. 

Por exemplo, um personal trainer pode, além de falar sobre séries e tipos de exercícios, incluir nos seus posts conteúdos como alimentação saudável. 

Ou seja, conteúdos similares, que conversam entre si, mas sem se tornar repetitivo e cansativo. 

Tudo para sanar as dores do seu cliente, sempre. Esse é o valor que seu conteúdo entrega, uma resposta ao cliente.

Também, dá para usar as trends e vídeos engraçados para dar uma variada no conteúdo, porém somente se estiver alinhado com seu produto e se a personalidade da sua marca permitir.

4. Mostre a personalidade da sua marca

A personalidade da marca permite construir conexões mais fortes com seu público-alvo. Marcas também podem possuir características, valores e crenças que fazem parte da identidade do seu negócio.

Marcas com personalidade inovadora, que demonstram coragem e conscientização permanecem relevantes no mercado, principalmente, no mundo digital e se tornam referência.

Isso não se aplica somente às grandes marcas, você empreendedora pode também mostrar sua identidade, enquanto perfil profissional. 

Abaixo seguem algumas empreendedoras que usam com maestria o perfil do Instagram para mostrar seu negócio com personalidade e muito conteúdo de qualidade.

Perfis de mulheres empreendedoras para seguir e se inspirar

Amanda Gimenes – @euamandagimenez 

A Amanda ajuda empreendedoras a estruturarem melhor seus negócios com consultorias, treinamento e serviços de marketing pela agência Transformar Digital Marketing

Patrícia Ramos – @profa.patriciaramos

Professora de Inglês, proprietária de uma franquia de escola de idiomas e palestrante, compartilha sua rotina na educação, com um pouco de diversão. Gosta de falar sobre aulas dinâmicas, bem planejadas e uso de metodologias ativas na aprendizagem.

Rafaela Sionek – @rafaelasionek 

Advogada trabalhista usa sabiamente o perfil para compartilhar práticas da rotina trabalhista e ajudar seus seguidores a estruturar sua carreira. Também, usa o perfil para tirar dúvidas da legislação.

Paula Boarin – @paulaboarin 

Mentora de carreira, professora universitária e palestrante, usa o seu perfil para tirar dúvidas de comportamento no ambiente de trabalho e conversar sobre crescimento de carreira. Costuma usar vídeos para compartilhar seu conhecimento e engajar o público.

Imira de Holanda – @studiom4

Imira é arquiteta e divulga o trabalho do seu estúdio de arquitetura no Instagram. Além disso, usa o perfil como uma forma de gerar conteúdo educativo e treinamento para arquitetos em início de carreira ou que querem fazer seus projetos decolarem.

Apresenta seu conteúdo de forma leve e descontraída. Ficou conhecida no Youtube pelo quadro StudioM4 transforma, em que ela e a equipe transformavam um espaço com pouco dinheiro, muita criatividade e soluções de arquitetura.

Geovana Nunes – @geovanaanuness_   

A Geovana é mãe, empreendedora e tem ajudado milhares de pessoas a empreender através do marketing digital e conseguir sua independência financeira. Ela possui cursos que ajudam as pessoas a conseguir criar uma fonte de renda recorrente trabalhando pela Internet. Além disso, ela usa seu perfil no instagram para mentorias, dicas incríveis, tudo para fazer de você uma profissional independente.

Mari Bernini – @mariberninioficial @dicasmaribernini

A Mari possui um perfil mais divertido e engraçado. Ela compartilha sua rotina materna, dicas, sua família, perrengues, alegrias e muito mais, tudo de uma forma descontraída. 

Porém, a Mari também tem seu lado empreendedor, ela é uma comediante, com um projeto incrível chamado Bafafá da Mari, faz suas apresentações para mulheres e mães que precisam de um momento especial de descontração. Além de ministrar alguns cursos com dicas simples e práticas para alavancar seu perfil do Instagram. 

Isa do Bazar – @isabellecarolyne

A Isabelle é uma super empreendedora, fundadora do Desencantei Bazar e apaixonada pela moda sustentável. No seu perfil, a Isa compartilha dicas de moda, de looks, viagens e sua paixão por pets.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Mapas Mentais

Organizando sua História: Recursos e Estratégias

Descubra como organizar sua história de forma eficiente, seguindo a estrutura básica de três atos e aprendendo a dividir seu enredo em cenas e sequências.

Resumos

Como Organizar sua História de Forma Prática e Fluida

Descubra como organizar sua história de forma prática e fluida com dicas de estrutura, sequências e beats.

Mapas Mentais

A Estrutura de uma História Fictícia

Aprenda a desenvolver e a estruturar sua história em quatro partes fundamentais: apresentação, desenvolvimento, clímax e conclusão.