Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura

As provas do Enem 2023 estão chegando, uma das datas mais importantes para todos os estudantes do país. Você ainda possui dúvidas sobre a realização desse certame, o que pode ou não pode, o que levar, que horas chegar?

A Kultivi traz pra você todas essas informações. Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre o exame, incluindo locais de prova, datas e muito mais. 

Datas do enem 2023 

As provas do Enem 2023 serão realizadas em duas etapas: a primeira no dia 05 de novembro e a segunda no dia 12 de novembro.

Na primeira fase da prova, os alunos enfrentarão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (com 45 questões, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas e suas tecnologias (45 questões) e redação. A duração desse dia de prova será de 5 horas e 30 minutos.

** Lembrando que o participante deverá responder apenas às questões da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. 

Já na segunda etapa, serão as questões de matemática e suas tecnologias (45 perguntas) e ciências da natureza e suas tecnologias (45 questões). A duração do segundo dia será de 5 horas, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da mesma.

Abertura dos portões

A aplicação das provas impressas do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília. E o início está previsto para às 13h 30min.

Mas, isso não significa que você possa chegar nesse horário. Pelo contrário, os portões abrirão com antecedência e se você quiser garantir a sua participação te aconselho a chegar bem cedo. 

De uma forma bem sucinta, os horários seguirão o seguinte cronograma:   

Horários prova Enem 2023

O indicado é que você já esteja em sala no máximo até as 13h para os procedimentos de verificação de identificação. É expressamente proibida a entrada dos participantes após esse horário. 

Orientações para antes da prova

Antes da realização da prova do Enem 2023, são necessárias algumas orientações para que você não passe nenhum perrengue ou seja desclassificado. Vou listar a seguir, algumas informações importantes:

  1. Certifique-se de preencher todos os requisitos exigidos para a participação do certame estabelecidos no edital.
  2. Confirme, com antecedência, se sua inscrição foi aprovada e qual será seu local de prova. Consulte essas informações no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.
  3. Chegue ao local da sua prova – indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição – com antecedência.

** Dica: Faça o trajeto do local de prova no dia anterior, se for possível é claro, para que não tenha nenhuma surpresa no dia.

O que levar no dia da prova

Alguns itens são indispensáveis e outros obrigatórios para os dias de prova. A seguir, vou listar aqueles que você não pode esquecer de jeito nenhum:

Identificação

Documento de identificação com foto é um item obrigatório no Enem 2023, caso você esqueça, será impedido de realizar a prova. Vale RG, Registro Nacional Migratório, Passaporte, CNH, entre outros. 

E se você ainda tem dúvidas de qual documento é aceito, sugiro que consulte o edital.

**Atenção: Na edição do Enem 2023, será aceito o uso de documentos digitais para identificação. Serão aceitos E-Título, CNH digital e RG digital e precisam ser apresentados através de aplicativos oficiais.

Atenção hein, capturas de telas não serão aceitas!

Comprovante de Inscrição

O comprovante de inscrição não é necessariamente obrigatório, porém para garantir qualquer imprevisto em relação a sua inscrição, é melhor levá-lo. 

Uma cópia impressa, ok?!

Máscara de proteção ao Covid-19

Caso queira, como ainda estamos vivendo num momento de pós-pandemia, é permitido o uso de máscara durante a realização da prova. No entanto, no momento de identificação será necessário retirá-la, pois o aplicador deverá conferir juntamente ao documento a sua identidade.

Lembrando que o uso não se faz mais obrigatório, mas de forma opcional.

Lanche e água são permitidos?

Lanches rápidos como banana, barra de cereal, chocolates ou algo do tipo são sempre bem vindos, afinal são 5 horas de provas. E é fundamental recarregar as energias, pois há muito esforço mental.

É permitido levar também uma garrafa de água, para manter a hidratação do corpo durante o período de prova.

Atente-se a um detalhe: as embalagens não poderão ter quaisquer escrita, mesmo sendo a embalagem original do alimento, por isso leve-os dentro de um pote transparente ou aqueles saquinhos de plásticos que são transparentes também, tá?! Além disso, na água também não poderá conter qualquer rótulo.
Todas as embalagens deverão ser devidamente vistoriados pelo aplicador.

Qual caneta levar?

Para a realização da prova é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O uso de outra cor ou outro tipo de material pode acarretar em eliminação do participante. 

Celular, bonés, lápis, borracha

Veja bem, nenhum objeto é terminantemente proibido nos locais de prova. Porém, algumas regras precisam ser respeitadas para o bom êxito do certame. 

Objetos como: celular, aparelhos eletrônicos, pulseiras e relógios inteligentes, óculos escuro, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, fone de ouvido, calculadoras, entre outros, devem estar desligados e serem guardados no envelope porta-objetos disponibilizados a cada aluno, juntamente com o comprovante de inscrição. 

O manuseio de qualquer material desses é expressamente proibido durante a realização da prova. 

E fique muito atento quanto ao celular, no momento de guardá-lo no envelope porta-objetos, certifique-se que ele estará totalmente desligado, pois caso o mesmo toque ou emita sinais sonoros, pode acarretar na desclassificação.

** Atenção: bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco são proibidos no local de prova.

Está ansioso?

Como as datas estão se aproximando, a ansiedade é inevitável, não é mesmo?! E com elas, muitas dúvidas e angústias surgem também. 

Que tal utilizar alguns macetes para te ajudar nos momentos antes da prova? Veja algumas técnicas poderosas em Como controlar a ansiedade antes da prova – Técnica poderosa.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

O Poder das Palavras: Dicas para Começar sua Jornada na Escrita Criativa

Descubra o poder das palavras na escrita criativa! Aprenda a escolher cuidadosamente suas palavras para criar textos envolventes e transformadores no Curso de Escrita Criativa da Kultivi.

Dicas

 IA para Estudos: Como Funciona? Vantagens e Precauções!

Procurando tornar seus estudos mais práticos a partir do uso da IA? Confira abaixo as IA’s mais recomendadas, suas ferramentas e melhores recursos!

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.