Dicas para o Enem: 10 Macetes para você gabaritar a Prova

Andressa Federizzi
Andressa Federizzi
5 minutos de leitura

Está chegando um dos momentos mais aguardados por milhares de estudantes do país, as provas do Enem. E muitos alunos aguardam ansiosos por dicas que possam ajudá-los nessa fase.

É através da nota desse exame que aqueles que buscam uma vaga no ensino superior, conseguem entrar em universidades públicas, garantem bolsas de estudo em faculdades particulares e até financiamento estudantil a juros baixos.

Você não está se sentindo preparado para as provas? O desespero está batendo em sua porta e você precisa de dicas rápidas para te ajudar? A Kultivi tem pra você. 

A seguir vou te contar 10 dicas para te ajudar a arrasar na prova do Enem.

A nota do Enem

A prova do Enem é corrigida com base no TRI (Teoria de Resposta ao Item), conjunto de modelos matemáticos que representam a relação entre a probabilidade de o aluno responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

Ou seja, cada item é analisado como: 1) poder de discriminação em relação à dificuldade da questão; 2) grau de dificuldade; 3) possibilidade de acerto ao acaso.

Assim, o TRI constata, por exemplo, se o candidato errou muitas perguntas fáceis e acertou muitas difíceis, deduzindo então que ele chutou e consequentemente, a média do candidato diminui.

Portanto, importa mais quais acertos (questões fáceis ou difíceis) o candidato acertou e não quantas.

Agora você deve estar se perguntando, e o que eu faço então? Melhor deixar a questão em branco se eu não souber a resposta? Não devo chutar?

E eu te respondo: deve sim! Mas com inteligência! Não é um chute de qualquer jeito, é um chute estratégico.

E é isso que vou te contar na sequência. Saia dessa dúvida e eleve seu número de acertos com as dicas para o Enem a seguir. 

1. “Chuto ou deixo em branco?”

Como você já sabe o Enem é uma prova extensa que exige muita atenção e o tempo para a resolução das questões é curto. Por isso, é comum ter dúvidas quanto a aproveitar bem o tempo e resolver tudo direitinho ou apelar para o chute.

Muitas vezes, na hora do desespero, travamos  e  não conseguimos discernir qual a alternativa correta da questão. E aí vem o desespero porque você está perdendo tempo e ainda tem um longo caminho pela frente.

O que fazer então? Chuto ou deixo em branco?

Bem, primeiramente, é fundamental que você tenha focado na sua preparação, que você tenha se organizado nos estudos, resolvido exercícios. Responder questões de provas anteriores faz muita diferença no seu desempenho.

Garanto pra você que, pular a questão, deixá-la em branco não é a melhor opção.

Então, minha primeira dica é leia a questão com atenção e grife as palavras-chave você não tiver certeza da resposta. Sugiro que você faça um sinal na alternativa que acha mais provável e então, passe para as próximas questões.

Lembre-se que a prova do Enem é interdisciplinar, assim sendo, pode ser que uma questão de Biologia te ajude a responder alguma questão de Geografia, por exemplo. Então, não se desespere, ok?!

Quando finalizar a prova, volte a responder somente às questões que você ficou com dúvida. Jamais mexa nas questões que já tinha respondido. 

2. Interpretação de textos na escolha da alternativa correta

Preste atenção no enunciado. A interpretação de texto é crucial neste momento.

Certifique-se qual alternativa completa o enunciado. Por exemplo, se a pergunta finalizar com “a explicação para este fato é”, verifique se a alternativa que parece verdadeira possui vínculo com o enunciado, ou seja, se explica o fato, se faz sentido, se complementa.

3.  Elimine alternativas sem sentido

No Enem, normalmente duas alternativas podem ser descartadas por apresentarem o mesmo erro ou por serem muito absurdas, sem nexo. 

Após ler com atenção, descarte as alternativas sem sentido e reflita sobre as possibilidades que sobraram.

Com certeza haverá alguma alternativa que você descartará logo de cara após a leitura.

4. Alternativas redundantes

Algumas vezes, duas ou mais alternativas podem dizer a mesma coisa, mas de forma diferente, ou seja, com outras palavras. Descarte essas alternativas imediatamente. 

Aqui novamente uma leitura atenta e a interpretação de texto serão aliados.

5. Repetição de informações

Normalmente, quando a mesma informação é repetida em várias alternativas é um sinal de alerta.

A banca pode combinar a informação correta com uma incorreta para te confundir. Então, analise quantas vezes a informação foi repetida.

Essa dica pode ser muito útil para questões de exatas, em que há mais de um número em cada alternativa, por exemplo:

10% e 15%

20% e 30%

10% e 12%

15% e 40%

15% e 25%

Note que 15% aparece 3 vezes e 10% 2 vezes. Se você fez as contas e se aproximou desses números, mas ainda não está seguro. Tem na repetição dos números mais um sinal da alternativa correta.

6. Alternativa com mais informações

Essa dica você já deve ter ouvido por aí. Mas sim, normalmente, a alternativa mais completa é a correta, porque apresenta uma explicação detalhada.

Mas claro, leia tudo e certifique-se de que a alternativa mais longa atende o exigido no enunciado.

7. Como manter a calma

Pode ser que a resposta seja fácil e esteja “bem na sua frente” e você não está conseguindo ver porque ficou nervoso com o tempo que está acabando, com a pressão de não saber a resposta ou preocupado com uma possível nota ruim.

Esqueça isso, respire fundo 3x e releia a questão seguindo as dicas listadas acima.

É claro que o melhor é estudar muito para estar preparado para o Enem, no entanto, ficar confuso em alguma questão é normal.

Caso isso aconteça, tenho certeza que essas dicas serão bem úteis.

8. Palavras inclusivas e exclusivas

Muita atenção quando as alternativas apresentarem palavras como: sempre, obrigatoriamente, não, nunca, totalmente ou somente, por exemplo. As alternativas erradas costumam ter palavras exclusivas.

Já as alternativas corretas tem palavras inclusivas, como por exemplo: em geral, a princípio, poderia.

9. Familiaridade com a alternativa (intuição)

Talvez pelo cansaço ou por desatenção, na primeira vez que ler a questão, pode parecer que você nunca ouviu falar sobre aquele tema. Porém, outras perguntas podem te ajudar a despertar um conhecimento prévio.

Isso porque, algumas vezes temos a intuição de que determinada alternativa está correta, mas não conseguimos explicar o porquê.

Talvez porque esse conteúdo está guardado em algum lugar de nosso cérebro, sabe aquela frase: ‘eu já ouvi isso, mas não sei onde”.

Quando isso acontecer, releia o enunciado, grife as palavras-chave, elimine as duas alternativas sem sentido e após marcar a alternativa que acredita ser a correta, não mude de ideia.

10. Controle sua ansiedade

A ansiedade e o nervosismo serão uma pedra no seu sapato. Eles te farão cometer erros bobos. 

Portanto, usar de algumas técnicas para se acalmar serão essenciais para o bom êxito da sua prova, use-as antes mesmo de começar.

Confira dicas específicas para essa situação em Como controlar a ansiedade antes da prova – Técnica poderosa.

Dica Extra

Mas, não pense que você pode ir para o Enem sem ter estudado e se dar bem apenas com as dicas que citei aqui.

Elas devem ser usadas para chegar o mais perto possível do acerto, caso você não saiba nada sobre aquele assunto ou esteja com dúvidas. Lembre-se dos critérios da TRI.

Se você está buscando uma preparação adequada para o Enem, a Kultivi tem cursos preparatórios exclusivos para isso. Eles são gratuitos, com certificado e 100% online para você estudar como quiser e de onde estiver. 

Você pode optar por fazer o curso preparatório Enem Completo, ou optar por matérias mais específicas que tenha dificuldade, como Matemática, Português ou Redação, por exemplo.

Estudar de forma eficiente certamente tornará os seus estudos mais assertivos, organizados e te fará se sentir mais preparado. Por isso, é importante conhecer os métodos e buscar quais são os melhores para o seu caso. E aqui na Kultivi você pode conhecer todos os métodos e como utilizá-lo, conheça a playlist Como Estudar de Maneira Eficiente no nosso canal do Youtube.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível […]

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.

aposto e vocativo
Enem

Você sabe o que é aposto e vocativo? | Blog Kultivi

A diferença entre aposto e vocativo é fácil de identificar. Aposto é termo acessório da oração e vocativo é termo isolado da oração.