Dicas de Estudo e Materiais para Concursos Públicos 

Isabela Rabel
Isabela Rabel
4 minutos de leitura

Você está em busca da aprovação dos sonhos? Precisa de materiais para concursos públicos que te ajudem nessa caminhada? 

A Kultivi traz pra você algumas dicas gerais de estudo e sugestões de materiais para concursos públicos que irão te ajudar nessa caminhada. 

Segue com a gente!

Dicas de estudos para concursos

Não existe uma fórmula mágica para garantir a aprovação do tão sonhado concurso público. Porém, existem algumas técnicas, macetes e materiais que podem te ajudar numa melhor organização dos estudos.

1. Ter uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos é muito importante. Estudar regularmente para se manter focado, evitar distrações, ter disciplina com certeza vai fazer a diferença na sua preparação. Uma boa estratégia é estabelecer um horário de estudo diário e tentar segui-lo o mais fielmente possível e, para isso, um cronograma é essencial.

Você sabe como montar um cronograma de estudos eficiente? Saiba mais em 7 dicas para um cronograma de estudos eficiente | Concursos.

2. Faça resumos e anotações

Fazer resumos e anotações enquanto estuda é uma ótima forma de fixar os conteúdos que você está aprendendo. Essa estratégia te ajuda a ter uma visão geral do assunto e é uma ótima forma de rever os conceitos nos últimos dias que antecedem a prova como forma de revisão.

3. Pratique com questões e exercícios

É importante colocar em prática o conteúdo que está aprendendo. Fazer questões e exercícios relacionados ao conteúdo que está estudando ajuda a fixar o que você está aprendendo, além de compreender melhor como as bancas examinadoras cobram tais conteúdos nas provas.

Alguns itens que podem ser úteis pra você:

4. Utilize materiais de qualidade

A escolha de materiais de qualidade para seus estudos, como livros, apostilas de autores renomados que tratem dos conteúdos dos concursos que você está se dedicando fazem toda a diferença. 

Utilize diversos tipos de materiais: não fique preso a apenas um só. Abuse dos livros, apostilas, videoaulas, sites tudo para ter uma visão mais completa do assunto.

Utilize sites de questões e simulados: existem diversos sites que disponibilizam questões e simulados gratuitos para concursos públicos. Isso pode ser uma ótima maneira de treinar e testar seus conhecimentos.

Aproveite o conteúdo gratuito disponível em plataformas de ensino online: existem plataformas de ensino online que oferecem cursos preparatórios gratuitos para concursos públicos. A exemplo disso temos a própria Kultivi, com certeza você vai encontrar conteúdos úteis, com muita qualidade e 100% online  para você. 

Acesse o site do órgão que está realizando o concurso: muitas vezes, os órgãos que realizam concursos públicos disponibilizam materiais de estudo e informações importantes sobre o concurso no próprio site. Fique de olho na página do concurso para acessar esses recursos.

Você pode encontrar mais informações em Dicas para passar em concursos – Principais Bancas.

Lista de Materiais para Concursos Públicos

A seguir, está uma lista com sugestões de materiais para concursos que podem te ajudar a estudar:

Como usar o cérebro para passar em provas e concursos

Nome já conhecido pelos concurseiros, William Douglas se une a Carmem Zara, especialista em programação neurolinguística, levando ao público o estímulo necessário para desenvolver o estudo com maior qualidade, com uma versão ainda mais atualizada e inovadora.

Gramática Comentada com Interpretação de Textos para Concursos

Esta é uma obra que resulta de anos de experiência em sala de aula e traz todo o conteúdo programático constante dos editais dos grandes concursos públicos do Brasil, dividido em quatro partes: Ortografia e Semântica; Morfologia; Sintaxe e Interpretação de Textos.

Como passar em concursos jurídicos

Esta obra possui questões comentadas, contribuindo para que os concurseiros entendam como os dispositivos legais aparecem nas provas de concursos em geral. Com esse livro você começará a perceber as técnicas dos examinadores e as “pegadinhas” típicas de prova, ganhando então, bastante segurança para o momento decisivo, o dia da prova do seu exame.

Série Provas & Concursos – Informática para Concursos – Teoria e Questões

Obra escrita por João Antonio, está totalmente revisada e atualizada com mais de 500 imagens que facilitam o aprendizado. Este livro oferece o diferencial de não apenas resolver problemas, mas prevenir questões futuras, explicar e ensinar a pensar.

Espero que todas essas dicas façam a diferença na sua caminhada rumo a aprovação.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

O Poder das Palavras: Dicas para Começar sua Jornada na Escrita Criativa

Descubra o poder das palavras na escrita criativa! Aprenda a escolher cuidadosamente suas palavras para criar textos envolventes e transformadores no Curso de Escrita Criativa da Kultivi.

Dicas

 IA para Estudos: Como Funciona? Vantagens e Precauções!

Procurando tornar seus estudos mais práticos a partir do uso da IA? Confira abaixo as IA’s mais recomendadas, suas ferramentas e melhores recursos!

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.