6 dicas para você ser aprovado na 2ª fase da OAB

6 dicas para você ser aprovado na 2ª fase da OAB

Isabela Rabel
Isabela Rabel
3 minutos de leitura
Quer descobrir como passar na 2ª fase da OAB? Então veja essas 6 dicas valiosas. Clique aqui e saiba como garantir sua aprovação no exame!

Você foi aprovado na primeira fase do exame da ordem, mas ainda está receoso quanto à segunda etapa?Já ouviu dezenas de dicas de como passar na OAB, mas mesmo assim ainda tem dúvidas e não se sente preparado?

A Kultivi está aqui pra te ajudar! E temos vários recursos para isso, conheça nosso curso preparatório para a segunda fase do exame: prática civil e penal.

É verdade que existem vários macetes, dicas e estratégias que prometem mostrar o segredo da aprovação. Porém, uma fórmula mágica? Ah, essa não existe!

Isso mesmo, a sua aprovação depende exclusivamente de você, da sua dedicação e disciplina.

Num primeiro momento as dicas a seguir podem até parecer óbvias, mas acredite, ainda existem vários candidatos que não se atentam a esses detalhes.

Aprenda 6 dicas estratégicas para garantir sua aprovação na segunda fase do exame da OAB.

1. Conheça a prova

Um erro clássico de muitos candidatos é estudar sem conhecer a prova. Não faça isso!

Leia o edital, conheça a banca examinadora e reveja provas anteriores. Procure nelas como foram cobradas as disciplinas que você escolheu para a segunda fase. Isso realmente faz a diferença na resolução da sua prova.

Se você ainda tiver tempo hábil, refaça as provas, as questões, as peças. Estes são excelentes exercícios de prática. 

Organize seu cronograma pensando nas disciplinas que você selecionou, faça uma planejamento estratégico.

Foque no que é importante: ser aprovado no exame e conseguir a tão almejada carteira da OAB.

2. Não priorize apenas conceitos

Não estude apenas os conceitos, busque também entender como se aplica a lei em diferentes situações. Isto porque na prova serão apresentados casos.

Não adianta saber os conceitos, sem ser capaz de aplicá-los na prática. Resolva questões sim e, também, produza peças. 

Lembre-se que você também será avaliado pela sua escrita. As peças processuais possuem um modelo específico a ser seguido. Você também será avaliado pelo seu domínio da língua portuguesa, sua capacidade de escrita, de estruturar um texto coeso e completo.

Sendo assim, reitero, é fundamental que o candidato estude os exames anteriores para entender como os temas jurídicos são cobrados.

Não adianta saber os conceitos, sem ser capaz de aplicá-los na prática.

3. Descanse na véspera da prova

Sim, a prova é muito importante. Porém não adianta estudar até o último minuto.

Você pode até revisar alguns tópicos no dia anterior, porém durma cedo e descanse. O dia da prova será longo e você precisará estar bem-disposto.

Passar a madrugada estudando pode aumentar a ansiedade e diminuir sua capacidade de concentração no momento da prova.

E se mesmo descansado você ainda estiver muito ansioso antes da prova, uma técnica poderosa poderá te ajudar. 

4. Considere o tempo 

Não é incomum, candidatos se perderem no tempo. 

Programe-se, treine a resolução das questões e da peça processual nos limites de tempo que você terá no dia da prova.

Se durante a prova você ficar confuso em alguma questão, deixe-a para o final. Quem sabe, com a leitura das demais perguntas você consiga identificar os pontos que ficou na dúvida.

Não perca muito tempo e tente controlar o nervosismo.

5. Atente-se aos materiais de consulta

No decorrer do edital são listados alguns materiais que você pode levar para consulta, bem como, os que são proibidos. Verifique essas informações antes da prova, fique atento quanto às regras de marcação dos materiais e utilize-os inteligentemente.

6. Confie em si

Se você não confiar em si, nos seus recursos, na sua inteligência, na sua preparação, no seu potencial, quem o fará? A autoconfiança é o primeiro passo para o sucesso!

A forma de estudar de cada um é peculiar. Cada um possui seus métodos, seu jeito, seus recursos. Espero que tenha gostado das nossas dicas de como passar na OAB e que elas sejam úteis pra você.

Compartilhe com seus colegas de Exame da Ordem. Mostre a eles que na Kultivi dá para se preparar para a OAB gratuitamente.


POSTS Relacionados

Dicas

Dicas de Estudo e Materiais para Concursos Públicos 

Prepare-se para alcançar a aprovação no tão sonhado concurso público com as nossas dicas valiosas e os melhores materiais de estudos.

Dicas

Os 8 Livros Mais Procurados Sobre Inteligência Emocional

Esses são os livros mais procurados sobre inteligência emocional que vão te ajudar a adquirir uma atitude positiva e a encontrar significado especial na vida

Dicas

10 Livros para Desenvolver sua Oratória

Conheça os melhores livros para desenvolver a oratória. Tenha uma excelente comunicação para vender suas ideias e atingir os seus objetivos.