10 Livros para Desenvolver sua Oratória

Isabela Rabel
Isabela Rabel
5 minutos de leitura

Falar bem em público é uma habilidade desejada por muitas pessoas. Seja em palestras, reuniões ou apresentação de trabalhos, a oratória faz muita diferença nas nossas vidas, pois ela inspira, motiva e prende a atenção dos ouvintes. A comunicação é fundamental para quem almeja sucesso desde o contexto familiar, profissional ou até em negociações e desenvolver a oratória faz parte disso.

Como diz nosso amado professor Otaviano, do curso gratuito de Oratória da Kultivi:  “Oratória é técnica, não dom!”. Por isso, reunimos aqui uma seleção de livros técnicos, teóricos e que contam boas histórias sobre oratória e comunicação assertiva para que você aprimore ainda mais essa habilidade e desenvolva de uma vez por todas essa competência.

Vale destacar que quem lê com frequência escreve melhor e, consequentemente, fala melhor, tem mais assunto no repertório. E isso serve para qualquer tipo de leitura, desde jornais a livros de literatura.

Vamos a lista então?!

1. Como falar em público e encantar pessoas

Escrito por Dale Carnegie, este livro vai te ajudar a preparar e organizar uma apresentação, seja ela de poucos minutos diante de um grupo pequeno ou de horas para um auditório lotado.

Você vai descobrir nesta obra os aspectos fundamentais de uma boa oratória como informar, persuadir e inspirar seus ouvintes e não apenas entretê-los, ou seja, como desenvolver a oratória. 

E a cereja do bolo, este livro te ensina – de uma vez por todas – como perder o medo das apresentações orais. 

2. 50 Discursos que marcaram o mundo moderno

Obra de Andrew Burnet, esse livro traz os 50 discursos mais influentes e instigantes que moldaram o mundo em que vivemos. Essa seleção é organizada cronologicamente e traz oradores do mundo todo, além de discursos desde 1908 de grandes nomes como Gandhi, Che Guevara e Luther King, entre outros.

3. TED: Falar, convencer, emocionar

Esse livro foi escrito por um dos maiores especialistas em falar em público, autor de best-seller no Brasil, Carmine Gallo. Esta obra, mostra em detalhes como criar apresentações memoráveis, conquistar a plateia, fixar uma marca, desenvolver uma apresentação e levá-la com grande eficiência até o final.

4. Churchill e a ciência por trás dos discursos: Como Palavras se Transformam em Armas

Obra escrita por Ricardo Sondermann, apresenta o contexto da Segunda Guerra Mundial e analisa tecnicamente a retórica e a persuasão de 12 discursos do estadista britânico Winston Churchill (1874-1965), primeiro-ministro da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Este livro é uma tentativa de traduzir uma questão existente em qualquer sociedade, seja moderna ou atual, a luta pela liberdade e pela igualdade mesmo num ambiente onde as oportunidades criadas para pessoas sejam tão diferentes.

5. 29 minutos para falar bem em público: E conversar com desenvoltura

Livro escrito por um dos maiores especialistas em oratória de todo o mundo, Reinaldo Polito, essa obra reúne as técnicas mais eficazes para melhorar a comunicação tanto em apresentações, palestras e reuniões quanto em situações do dia a dia, como uma conversa com amigos ou colegas de trabalho.

Com uma linguagem simples e acessível, este livro te ensina a organizar o raciocínio para falar de improviso com eficiência; elaborar uma boa apresentação com começo, meio e fim; conversar em qualquer ambiente de forma encantadora; controlar o nervosismo e otimizar o seu tempo; adequar o vocabulário a cada tipo de ouvinte, desenvolver a oratória e muito mais. 

6. Storytelling Na Prática: 10 Regras Simples Para Contar Uma Boa História

Escrito pela comediante e especialista em narrativas não ficcionais Dana Norris, esse livro enumerou dez regras essenciais para a criação de uma história de sucesso. Esta obra traz vários passo a passo, exemplos e exercícios simples para que você possa desenvolver habilidades que lhe trarão mais segurança na hora de apresentar suas ideias ao público. 

7. O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas

Quando se trata de comportamento humano, existem basicamente dois tipos de sinais: os verbais e os não verbais. Todos nós aprendemos a procurar e identificar os sinais verbais. Você está prestes a possuir algo poderoso: conhecimentos que enriquecerão seus relacionamentos interpessoais pelo resto da vida.” – Joe Navarro

O ex-agente do FBI, considerado um dos maiores especialistas do mundo em linguagem corporal te ensina neste livro a decodificar os sentimentos por trás de expressões faciais, identificar sinais contraditórios entre palavras e gestos, e perceber facilmente quando alguém está tentando esconder alguma coisa. Tudo isso baseado em pesquisas científicas, casos reais e experiências vividas. 

8. Todos se comunicam, poucos se conectam: desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade 

Escrito por John C. Maxwell, este livro busca apresentar os princípios e as práticas da conexão de empreendedores, além da própria experiência do autor em se comunicar com o público. Afinal, segundo John, habilidades pessoais promovem mudanças e geram resultados em qualquer organização e estão ligadas ao uso da capacidade de fazer conexões produtivas e duradouras com as pessoas.

9. Boas Apresentações Vendem Ideias 

Esta obra é voltada para profissionais que buscam aprimorar suas técnicas de apresentação, obtendo sucesso. Usando uma linguagem clara e objetiva, o autor Carlos Alberto Debastiani leva o leitor a uma viagem estimulante pelo mundo da comunicação interpessoal.

10. Os 7 princípios da persuasão 

Neste livro, o ganhador do Prêmio Emmy, Bill McGowan compartilha os segredos da comunicação persuasiva mostrando aos leitores como criar uma mensagem com segurança, comunicando-se da maneira certa, desenvolvendo a oratória.

São muitas teorias, técnicas e vivências que poderão te auxiliar na prática de uma oratória de sucesso, no domínio do medo e na comunicação assertiva.

Aprimore uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho. Conheça o curso de Oratória de Alta Performance da Kultivi e desenvolva ainda mais sua oratória. 


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Dicas

O Poder das Palavras: Dicas para Começar sua Jornada na Escrita Criativa

Descubra o poder das palavras na escrita criativa! Aprenda a escolher cuidadosamente suas palavras para criar textos envolventes e transformadores no Curso de Escrita Criativa da Kultivi.

Dicas

 IA para Estudos: Como Funciona? Vantagens e Precauções!

Procurando tornar seus estudos mais práticos a partir do uso da IA? Confira abaixo as IA’s mais recomendadas, suas ferramentas e melhores recursos!

Dicas

Guia Completo Para Organizar Seus Estudos de Forma Eficiente

Aprenda a dominar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico com nosso guia completo! Descubra as melhores estratégias para organizar seus estudos de forma eficiente, criar um cronograma personalizado, definir metas realistas, gerenciar o tempo de forma eficiente e manter a motivação.