Concurso Unificado: o que é e como se preparar para prova de Conhecimentos Gerais

Kultivi
Kultivi
4 minutos de leitura

Chegou a hora de dar um grande passo na sua carreira! Inscreva-se para o Concurso Nacional Unificado e tenha remuneração de até R$ 22.921,71. São mais de 6 mil vagas para nível superior distribuídas em 21 órgãos, em diferentes áreas.

As inscrições estão abertas do dia 19 de janeiro até 09 de fevereiro de 2024. E a Kultivi já organizou uma apostila preparatória completa para você, com todos os conteúdos de Conhecimentos Gerais, cobrados no edital.

Confira a Apostila Preparatória

Essa é uma chance inigualável de garantir um emprego estável e bem remunerado no setor público.

Neste post, vamos detalhar tudo o que você precisa saber para se inscrever e se destacar no Concurso Unificado. Continue lendo para mais informações.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

É um modelo de Concurso unificado do Governo Federal para recrutar servidores públicos federais nas vagas em diferentes órgãos e entidades públicas.

O objetivo é centralizar o processo de contratação de servidores para qualificar a seleção.

As provas serão realizadas em 220 cidades ao mesmo tempo.

Desse modo, dentro de um mesmo bloco o candidato poderá se inscrever em quantos cargos ele quiser. Porém, atenção aos cargos de titulação específica dentro do mesmo bloco.

Mais informações você pode encontrar na página do Concurso Nacional Unificado.

Qual o cronograma do Concurso Unificado?

O Edital foi publicado no dia 10/01/2024. 

De 19/01 a 09/02/2024 é o período de inscrições. O valor da taxa de inscrição é R$ 60,00 (sessenta) reais. Para a inscrição é necessário o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato e possuir conta no GOV.BR, por meio do link: (sso.acesso.gov.br). 

A inscrição deverá ser efetuada na página oficial do Concurso:   https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/

29/02/2024 – divulgação dos dados finais de inscrições

29/04/2024 – divulgação dos cartões de confirmação

05/05/2024 – aplicação das provas

03/06/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação

30/07/2024 – divulgação final dos resultados

05/08/2024 – início da convocação para posse e cursos de formação

Como está organizado o Concurso?

As vagas foram divididas em oito blocos, sendo sete destinados a cargos de nível superior e um para nível médio. Cada um desses blocos tem cinco eixos temáticos.

Porém, atenção! Cada órgão definiu pesos diferentes para cada eixo temático. Ou seja, mesmo com as vagas agrupadas em um mesmo bloco, os conteúdos cobrados terão pesos diferentes dependendo do cargo selecionado.

Isso porque cada vaga tem suas especificidades e exigências, como por exemplo, titulação específica.

O candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as provas específicas (objetivas e dissertativas) do bloco temático de sua escolha.

Portanto, para atender os blocos temáticos de 1 a 7, as questões serão assim distribuídas: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter eliminatório e classificatório, com 20 (vinte) questões de múltipla escolha

E a prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha.

Desse modo, é muito importante ler com atenção o edital e estar preparado para as provas objetivas, uma vez que só estará habilitado para a prova discursiva (quando houver) o candidato que tiver boa pontuação nas provas objetivas

Como se preparar para a prova de Conhecimentos Gerais?

O conteúdo programático de Conhecimentos Gerais está presente nos editais do bloco 1 a 7. E o bloco 8, atende conteúdos do Ensino Médio.

Cada questão das provas objetivas apresentará cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta. 

As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Discursiva terão duração de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos e serão aplicadas no turno da manhã.

As provas objetivas de Conhecimentos Específicos terão duração de 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos e serão aplicadas no turno da tarde.

Está previsto no conteúdo programático de Conhecimentos Gerais: Políticas Públicas; Desafios do Estado de Direito; Ética e Integridade; Diversidade e inclusão na sociedade; Administração Pública Federal; Finanças Públicas.

A Editora Aprovare preparou uma apostila preparatória completa com os conteúdos de Conhecimentos Gerais. A apostila é digital e foi feita conforme o edital do Concurso Nacional Unificado.

Uma das principais vantagens de utilizar materiais específicos é a sua relevância. Esses materiais são desenvolvidos por profissionais experientes e especializados na área de concursos públicos, que possuem um conhecimento aprofundado das principais bancas examinadoras e de como elas estruturam suas provas. 

Dessa forma, os materiais específicos apresentam os tópicos e os conteúdos mais importantes e recorrentes, permitindo que o candidato direcione seus esforços de estudo de maneira mais eficiente. 

A Editora Aprovare surgiu em 2011, parceira da Kultivi e sua na preparação para concursos, possui centenas de milhares de apostilas e livros vendidos, tornou-se referência no mercado de conteúdo didático para concursos no Brasil.

Ao assinar o Plano Kultivi Concursos, você terá acesso aos e-books do Plano Kultivi + e ainda poderá acessar todos os e-books preparatórios da Editora Aprovare, especialista em Concursos Públicos. Incluindo os materiais preparatórios para o Concurso Nacional Unificado.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Concursos

Não passei no concurso: o que fazer? Dicas e recursos para uma nova preparação

Receber a notícia de que não passou em um concurso pode ser desanimador e frustrante. No entanto, é importante lembrar que essa não é uma derrota definitiva, mas sim uma oportunidade para aprender e se preparar ainda mais para o próximo desafio.  Por isso, um curso preparatório para concurso pode fazer toda a diferença nesse […]

Concursos

5 disciplinas que geralmente são cobradas em concursos públicos

Conheça quais são as disciplinas mais cobradas em concursos públicos e saiba como estudá-las de forma eficiente.

Concursos

Os 5 Concursos mais concorridos do Brasil e como se preparar para eles

No cenário brasileiro, os concursos públicos representam uma das principais portas de entrada para uma carreira estável e bem remunerada. No entanto, ingressar em uma carreira pública não é tarefa fácil, considerando especialmente a concorrência acirrada nos concursos mais disputados do país.  Neste artigo, vamos explorar quais são os 5 concursos mais concorridos do Brasil […]