Melhores Estratégias Para Ganhar Seguidores no Instagram 2024

Kultivi
Kultivi
4 minutos de leitura

Ganhar seguidores no Instagram é algo que muita gente quer. Seja por motivos pessoais ou profissionais, ter um grande número de pessoas te seguindo em uma das redes sociais mais badaladas do mundo é muito interessante.

Afinal, o Instagram possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos. Sendo assim, para quem quer se destacar nessa plataforma, seja como criador de conteúdo, influenciador digital ou empreendedor, é preciso buscar formas de conquistar uma fatia desse público gigantesco.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar algumas estratégias realmente eficazes para conseguir que mais gente siga você no Insta. Assim, você saberá o que pode fazer, desde tomar medidas imediatas como comprar seguidores até formas de melhorar seu alcance e engajamento a longo prazo.

Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica!

Melhores estratégias para ganhar seguidores no Instagram 2024

O ano novo está chegando e para quem deseja começar essa nova fase com uma presença robusta nas redes sociais, ganhar seguidores no Instagram é um passo importante.

Isso porque, com uma boa base de engajamento, você consegue:

  • Mais credibilidade com o público;
  • Mais oportunidades de negócios;
  • Maior autoridade;
  • e muito mais.

Portanto, veja a seguir como você pode conseguir tudo isso.

1. Comprar seguidores no Instagram

Se você quer enrobustecer seu perfil no Instagram com o máximo de rapidez, comprar pacotes de seguidores pode ser uma boa ideia. Afinal, com bastante seguidores, você ganha mais autoridade e credibilidade.

Lembre-se de sempre verificar a procedência do site e dos seguidores vendidos por eles, pois fakes e bots são identificados pelo algoritmo do Instagram e você pode ter sua conta derrubada.

Aliás, uma dica é, ao invés de comprar um grande pacote de seguidores de uma vez, comprar pacotes menores em um espaço de tempo maior. Por exemplo, se você quer comprar 1 mil seguidores, compre 10 pacotes de 100.

2. Defina o seu nicho e público-alvo

Definir o seu nicho e público-alvo é essencial para aumentar seus seguidores no Instagram. 

A saber, o nicho é o tema ou assunto que você vai abordar em seu perfil, como moda, beleza, viagem, gastronomia, etc. Já o público-alvo é o grupo de pessoas que têm interesse no seu nicho e que você quer atrair para o seu perfil.

Ao definir o seu nicho e público-alvo, você vai conseguir criar um conteúdo mais relevante, direcionado e personalizado, que vai gerar mais valor e identificação para os seus seguidores. Além disso, você vai facilitar a sua descoberta por novos usuários que buscam pelo seu nicho na plataforma.

3. Crie um perfil atraente e profissional para ganhar seguidores no Instagram

O seu perfil é a sua vitrine no Instagram, por isso, é importante que ele seja atraente e profissional. Para isso, você deve cuidar de alguns elementos essenciais, como:

  • A foto de perfil: escolha uma foto que represente a sua marca ou personalidade, que seja nítida, de alta qualidade e que se destaque no feed;
  • O nome de usuário: escolha um nome de usuário que seja fácil de lembrar, de escrever e de pronunciar, e que tenha a ver com o seu nicho;
  • A bio: a bio é o espaço onde você pode se apresentar, contar o que você faz, o que você oferece e o que você espera dos seus seguidores. Use palavras-chave relevantes, emojis, hashtags e um call to action para incentivar os usuários a seguirem o seu perfil, visitarem o seu site ou entrarem em contato com você;
  • O link: o link é o único lugar onde você pode colocar um link clicável no seu perfil, por isso, aproveite-o bem. Você pode usar um link para o seu site, blog, contato para vender no WhatsApp, canal do YouTube, loja online ou qualquer outra plataforma que você queira divulgar. 

4. Produza conteúdo de qualidade e variado

O conteúdo é o principal fator que vai determinar o sucesso do seu perfil no Instagram. Assim sendo, você deve produzir conteúdo de qualidade e variado, que seja capaz de informar, educar, entreter e inspirar os seus seguidores.

O conteúdo de qualidade tem uma boa imagem, uma boa legenda, edição e mensagem. Também é importante veicular diferentes formatos, como fotos, vídeos, carrosséis, stories, reels, IGTV e lives.

5. Use hashtags estratégicas e relevantes para ganhar seguidores no Instagram

Usando hashtags estratégicas e relevantes, você vai aumentar a sua visibilidade e as suas chances de aparecer na aba Explorar, nos resultados de busca e nas páginas das hashtags.

As hashtags estratégicas têm a ver com o seu nicho, conteúdo, público-alvo e o seu objetivo. Ademais, use hashtags populares, mas não saturadas, que têm uma boa demanda, mas não uma alta concorrência.

Para encontrar as melhores hashtags para o seu perfil, você pode usar ferramentas como o Hashtagify, o Display Purposes ou o All Hashtag, que vão te ajudar a pesquisar e analisar as hashtags mais adequadas para o seu conteúdo.

6. Interaja com o seu público e com outros perfis

A interação é a chave para criar um relacionamento com o seu público e com outros perfis no Instagram. Ao interagir, você vai demonstrar interesse, atenção e valor, o que vai gerar confiança, fidelidade e reciprocidade.

Para interagir com o seu público, você deve responder aos comentários, às mensagens diretas, às menções e aos stories que eles fazem sobre você. Você também deve fazer perguntas, enquetes, quizzes e sorteios para estimular a participação dos seus seguidores.

Quanto aos outros perfis, é interessante seguir, curtir, comentar e compartilhar o conteúdo daqueles que tenham a ver com o seu nicho, que sejam referência no seu mercado ou que sejam potenciais parceiros.

7. Analise os seus resultados e otimize as suas estratégias

Por fim, para ganhar seguidores no Instagram, você deve analisar os seus resultados e otimizar as suas estratégias. Aliás, se você sabe bem o que é Instagram, sabe que a própria plataforma oferece ferramentas de análise que vão te fornecer dados e insights sobre o seu perfil, conteúdo, público e desempenho.

Ao analisar os seus resultados, você vai conseguir identificar o que está funcionando e o que não está, o que você deve manter e o que você deve mudar. Assim, você vai poder otimizar as suas estratégias e melhorar o seu crescimento na rede social.

Gostou das dicas de como ganhar seguidores no Instagram? Agora coloque todas elas em prática e turbine seu perfil!


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Mapas Mentais

Facebook e Instagram Ads – Público-Alvo

Aprenda a aprimorar suas campanhas publicitárias no Facebook e Instagram através de uma segmentação de público-alvo eficaz, abrangendo desde demografia até conexões e públicos semelhantes.

Mapas Mentais

Google Ads – Segmentação de Público

Descubra as diversas formas de segmentação de público no Google Ads, desde demografia e geografia até comportamento e dispositivos, e saiba como otimizar suas campanhas para alcançar o público certo.

Mapas Mentais

Google Ads – Formas de Anunciar

Descubra as diferentes formas de anunciar no Google Ads, desde anúncios de pesquisa e display até opções de vídeo, shopping e app, e saiba como cada tipo pode beneficiar sua estratégia de marketing.