Descubra as 5 melhores dicas para melhorar o listening e entender inglês

Você não precisa ficar preocupado quando não entender o inglês falado, faz parte do processo. Com as dicas abaixo será fácil melhorar o listening.

O listening é a habilidade de ouvir, então se você tem dificuldade para entender o inglês falado, significa que você precisa melhorar seu listening.

Bem, para começar, quero destacar que é um erro muito comum acharmos que vamos conseguir entender tudo em inglês. O fato é que existem variações de fala, assim como em português. Há diferentes sotaques, gírias, expressões históricas e culturais que não são aprendidas do dia para a noite.

Pense comigo... A língua portuguesa é idioma oficial de quantos países? Todos falam da mesma forma? Não. Então reconheça que isso também acontece na língua inglesa e seja realista quanto à sua expectativa. Estabeleça metas que consiga cumprir para manter-se motivado em progredir no segundo idioma.

Não fique chateado (a) se não compreender o que seu ator preferido disse no filme, um passo de cada vez e aprendizado constante, certo?!

Bem, cientes disso, quero te apresentar algumas dicas que serão muito úteis para melhorar o listening e consequentemente, as demais habilidades: speaking, writing and reading.

1. Evite traduzir tudo o que vê e ouve

Já disse isso em outro post e repito: a tradução pode interferir no nosso desempenho. Quando vemos um vídeo, por exemplo, ouvimos a primeira frase e ficamos com ela na cabeça tentando traduzi-la e neste tempo “perdemos” o restante do áudio. Ou ainda, ficamos pensando na estrutura que a frase foi organizada. E se ouvirmos uma palavra não conhecida então, ai travamos de vez.

Assim, quando o vídeo acaba temos muito pouco do todo, provavelmente, só a primeira frase.

No início é normal não entendermos tudo o que é dito por um nativo, então, para praticar e acabar com este probleminha, tente captar o máximo de palavras que conseguir, entenda o contexto. Mesmo que tenha ficado alguma lacuna, alguma palavra que você não compreendeu, você tem uma ideia do todo, porque você direcionou sua atenção para o assunto e não para a tradução.

Então, foque no assunto e observe o contexto.

O que também pode te ajudar é assistir (vídeos) ou ouvir (podcasts) com a legenda (em inglês, é claro), isso facilita o entendimento do assunto e você consegue acompanhar a pronúncia correta. Dá para focar em apenas uma sentença por vez, repeti-la em voz alta e ver/ouvir quantas vezes quiser. Dá para aprender vocabulário, visualizar como as palavras são escritas e compreender o que está ouvindo, quase mágico não é?!

Aos poucos, conforme você desenvolver a habilidade e conseguir reconhecer as pronúncias, retire as legendas e tente falar com um nativo. Como? A internet te dá várias possibilidades.

Como em uma conversa não tem legenda, vai demandar um pouco mais de esforço para entender e assim você aprende.

2. Memorize frases ou expressões usadas com frequência

Aprenda algumas frases que possuem estruturas fixas ou pouco variáveis, por exemplo: What is your (his, her) name?

Como você sabe o porquê e quando elas são usadas, não precisa pensar na regra gramatical que as organiza. Você já as aprendeu e estão internalizadas, então, quando ouvir, seja qual for a situação, vai ser fácil reconhecer e facilitará no entendimento do todo (dica 1).

Preste atenção na pronúncia, repita, busque diálogos americanos, britânicos, australianos, indianos, irlandeses para saber como são ditas. Isso te ajuda a “acostumar o ouvido” aos diferentes sotaques.

Alguns exemplos:

You’re welcome!

What do you mean?

Just a moment!

I don’t think so.

How are you doing?

 

3. Busque por temas que você tem afinidade

Isso é muito importante einh?! Procure praticar com um tema que você goste, que é do seu conhecimento, que envolva seu trabalho. 

Não será tão produtivo ouvir um podcast sobre psicologia comportamental se você conhece pouco sobre. Vai se sentir perdido e terá muito vocabulário específico bem distante do seu cotidiano.

Comece com atividades mais leves, vídeos mais curtos, pesquise vocabulário antes e, gradativamente, saia da zona de conforto.

4. Estude com músicas

Escolha uma música que você goste muito e estude com ela. Repita os trechos, identifique expressões próprias da língua, perceba como é a pronúncia.

Você vai ver, ao consultar a letra, que algumas palavras se repetem e ao entender todo o contexto, a música preferida terá um sentido diferente para você.

Leia a letra em voz alta, depois somente ouça a música tentando captar algumas palavras, então, ouça novamente com a letra e tente cantar no mesmo ritmo.

Depois de escutar várias vezes, você terá treinado o ouvido, aprendido novo vocabulário e pronunciado várias palavras.

Ainda nesta dica, indico o Lyrics Training. Um site que te permite escutar e completar trechos das músicas em inglês. Você seleciona a música e a porcentagem de lacunas que quer preencher - 10%, 25% ou preencher toda a letra. Além de ser divertido, porque você confere a pontuação, pratica a língua.

5. Aumente seu contato com a língua inglesa

Quantas horas do seu dia você usa o inglês e quantas usa o português. É grande a diferença não é?! Então seja realista, tenha paciência. Aprender uma nova língua é um processo e cada aprendiz reage de maneira diferente.

Você pode usar técnicas, seguir dicas e aumentar seu tempo de contato com o idioma para acelerar este processo, mas sem sua dedicação o aprendizado não acontece.

Porém, não adianta ligar a tv em um canal de notícias britânico durante o dia todo. Isso não vai ser tão eficaz quanto ver apenas uma notícia e tentar entendê-la.

Sim, eu sei que está pensando que isso não é tão fácil quanto parece. Com a prática e treinando seu cérebro para não traduzir tudo que vê ou ouve isso se tornará natural. E como fazer? Lendo textos em inglês, vendo, ouvindo e falando com nativos, porque essa experiência o livro de gramática não irá te fornecer.

 

 

PRATICANDO

Ouça o áudio abaixo e coloque em prática as dicas que eu citei nesse blog post. Você vai perceber que funciona.

  • Ouça com atenção e tente captar algumas palavras.

 

O áudio e a transcrição foram extraídos do BBC Learning English (http://www.bbc.co.uk/learningenglish) que é um departamento da BBC que fornece materiais gratuitos para a prática de inglês.

 

 

  • Com as palavras que compreendeu, contextualize os fatos narrados.

- O trecho fala o nome de uma menina, qual é?

- A menina está sentada onde e com quem?

- Qual é a estação do ano narrada no trecho?

 

  • Confira a transcrição do áudio.

Hello. This is the story of an ordinary girl called Alice. Our story begins on an ordinary summer's day. Let's meet Alice: here she is, sitting next to the river with her sister on a very hot summer's afternoon. Her sister is reading a book, and with no-one to talk to, Alice is bored… and a bit sleepy. Soon, she'll be in a Wonderland full of strange and wonderful adventures… but Alice doesn't know that yet…

 

Agora que você já colocou em prática algumas das dicas que eu listei e percebeu que melhorar o listening é muito mais fácil do que você imaginava, posso te contar que o que você ouviu é o começo da famosa história da Alice no País das Maravilhas.

 

Continue praticando and see you!

 

_relacionados