Os 5 melhores livros para estudar Língua Portuguesa

Todo bom concurseiro sabe da importância que é dominar Língua Portuguesa, por isso, é fundamental estudar bons materiais.

É comum cometermos alguns erros ou ficarmos em dúvida ao escrever um texto ou responder alguma questão em processo seletivo. Apesar de ser nossa língua materna, são muitas regras para dominar e não nos comunicamos sempre como rege a gramática.  Normalmente, não estruturamos nossa fala seguindo todas as regras da norma culta. Usamos gírias, expressões culturais e o coloquial. Falamos bem diferente do que escrevemos. E ai, parece que cada vez mais, a língua exigida nos concursos é diferente da língua que usamos no cotidiano.

Infelizmente, não há fórmula mágica, a dica é estudar e tentar conciliar regras e aplicações práticas para memorizar.

Ao estudar para concursos, muitas vezes, priorizamos as disciplinas de maior peso e deixamos o português como um dos últimos tópicos a serem estudados. No entanto, possuir bom conhecimento nesta área proporciona um diferencial em relação aos concorrentes.

Todos os concursos no Brasil possuem questões em Língua Portuguesa e, na maioria deles, é a disciplina com maior número de questões, além de ter como critério de desempate a pontuação de acertos em português.

Morfologia, sintaxe, semântica são as áreas comumente exigidas. Saber sobre adjetivo, advérbio, pronome, artigo, substantivo, verbo, sinônimos, denotação, conotação, figuras de linguagem, bem como, a relação das palavras na frase são fundamentais para um bom desempenho nas provas.

Para não confundir mais com o português e se desenvolver nos estudos para concurso público é importante ter em mãos bons materiais, como estes listados abaixo. Todos se propõem ao mesmo objetivo: tirar as dúvidas dos falantes de Língua Portuguesa.

Confira os 5 melhores livros para estudar Língua Portuguesa.

 

1. Para Falar e Escrever Melhor o Português – Adriano da Gama Kury

Com um estilo bem-humorado, o autor explica os tópicos gramaticais de forma leve e simples de entender.

falar e escrever melhor o português

 

2. Português e Gramática: Erros Nunca Mais - Ivo Korytowski

O livro apresenta explicações lógicas e exercícios para evitar cometer aqueles erros habituais.

 português e gramática

3. Ortografia - Dicas Do Professor Sergio Nogueira

O livro é dividido em seis capítulos e aborda as questões gramaticais que mais são confundidas no dia a dia: o uso do hífen, o uso dos acentos gráficos e a nova reforma ortográfica.

 

4. Gramática Fácil da Língua Portuguesa - Evanildo Bechara

Outro ótimo aliado para estudar gramática de forma simples e fácil, assim como mencionado no título do livro. São abordados os principais temas da língua para não restar dúvidas.

 Gramática fácil da Língua Portuguesa

 

5. 1001 Dicas de Português: Manual Descomplicado - Dad Squarisi & Paulo José Cunha

O livro traz, em ordem alfabética, respostas claras, diretas e divertidas para as dúvidas comuns do dia a dia.

1001 dicas de português

 

Além dessas indicações com explicações gramaticais, o que pode ajudar, e muito, a memorizar pontuação, ortografia, coesão e coerência, figuras de linguagem e antônimos, por exemplo, é a leitura constante. A leitura nos ajuda a identificar alguns erros, porque desenvolvemos a memória visual de como as palavras são escritas e os textos construídos, aprimorando nossa capacidade de autocorreção.

Espero que estes livros sejam úteis para você, tanto quanto foram para mim.

 

Até mais.

por Claudio

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

 

_relacionados