O que e como estudar para concursos sem edital publicado

Se você deseja passar em concurso estude sempre e esteja mais preparado para quando o edital for publicado.

Se você almeja ser aprovado em concurso público, mas ainda nenhum edital publicado te interessou ou o último concurso com a vaga dos seus sonhos foi há muito tempo, saiba que é importante seguir estudando mesmo sem edital aberto.

Esta preparação prévia é um diferencial e definirá quem será aprovado ou não. Afinal, muitos só iniciam os estudos após a publicação do edital. Por isso, destaque-se, saia na frente, estude constantemente e faça a prova de outros concursos para ir testando seus conhecimentos e entendendo a estrutura da banca.

Quer saber como colocar tudo isso em prática? Eu organizei algumas dicas que vão te ajudar a planejar uma rotina de estudos e saber o que estudar, mesmo sem um edital.

 

Identifique a área em que deseja atuar

Antes de organizar o tempo de estudo e os materiais, identifique qual é a área de concurso que você quer ser aprovado.

Será mais fácil planejar o que estudar, já que você poderá aproveitar a mesma preparação para vários editais e terá como base concursos parecidos, ou seja, que exijam as mesmas disciplinas.

Crie um plano de estudos

Após ter definido a área, é o momento de criar um plano de estudos que funcione para você. Pense em quais dias da semana você verá conteúdo, quando resolverá questões, revisará o que aprendeu e por quanto tempo fará isso.

Seja sincero consigo mesmo e estipule um tempo que você consiga cumprir. Seja 1, 2, 3 ou 4 horas de estudos diário, estude concentrado.

Veja algumas Dicas de Estudo para Concursos.

E para ajudar a manter o ritmo, determine uma data fictícia para aplicação da prova. Nem sempre conseguimos manter o foco sem uma meta próxima.

Determine quais disciplinas precisa estudar

Tenha em seu plano de estudo as matérias comuns a quase todos os concursos. Por exemplo: Português, Redação, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional e História do Brasil.

Com o plano de estudos finalizado e a meta estipulada, é hora de começar a estudar. Faça uso de várias ferramentas: assista videoaulas, leia ebooks, faça resumos e mapas mentais, resolva exercícios de provas anteriores, ouça podcasts, leia diferentes jornais para manter-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

 

Tendo domínio das matérias básicas você já tem 50% de chance de ser aprovado. E ai, quando sair o edital, você poderá dedicar um tempo maior para as disicplinas específicas exigidas no concurso, e quanto às demais será preciso revisar ou reforçar o que ainda tem dúvidas.

Além de que, você estará livre do arrependimento de não ter estudado antes.

Eu estou certo de que, com estas informações, seu estudo será muito mais proveitoso e os resultados virão muito mais rápido.

 

Continue acompanhando as publicações para garantir uma nota alta em provas.

 

Até logo!

Por Claudio

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

_relacionados