Melhorar a escrita é fácil, basta seguir algumas dicas

Para escrever um bom texto é necessário praticar a escrita e ler com frequência.

Escrever uma boa redação vai além de conhecer os gêneros textuais e mostrar domínio da Língua Portuguesa. É necessário ser criativo, ter informação sobre o tema, saber argumentar e convencer o leitor. Uma tarefa que exige prática constante e leitura.

Ler nos ajuda a desenvolver a criatividade e nos traz informações sobre diversas áreas, por isso, mesmo que seja durante poucos minutos, leia artigos em jornais, revistas ou blogs e acrescente à sua maratona de estudos uma leitura mais demorada, como por exemplo, os livros técnicos e obras literárias.

IMPORTANTE: Dê preferência para a literatura nacional, porque aborda temas da história do Brasil e pode servir de citação na sua redação. Uma citação bem empregada indica que o candidato sabe aplicar conceitos de várias áreas para desenvolver o tema, a famosa interdisciplinaridade.

Pensando nisso, esse artigo lista alguns livros que você pode usar quando for praticar redação. Os três primeiros tratam das técnicas, estrutura e dicas para a produção de textos e os dois seguintes são literários, um nacional e um internacional, instigando seu desenvolvimento crítico.

 

- Como Escrever para o Enem: Roteiro para uma Redação Nota 1.000 (clique aqui), escrito por Arlete Salvador, é um livro que busca mostrar que é possível alcançar nota máxima na dissertação argumentativa.

 - Manual Compacto de Redação e Interpretação de Texto (clique aqui), além de conteúdo sobre redação e interpretação de textos, contém exercícios resolvidos e comentários.

- Redação Descomplicada (clique aqui), explica os diferentes tipos de textos, apresenta exemplos, analisa redações de candidatos de concursos e traz exercícios para prática.

- Triste Fim de Policarpo Quaresma (clique aqui), escrito por Lima Barreto, publicado em 1915, tem como personagem principal um brasileiro nacionalista, engajado e revolucionário. Além de um momento de entretenimento, você pode saber mais sobre o início da República já que a história se passa no governo de Floriano Peixoto.

- A Revolução dos Bichos (clique aqui), 1945, por Jorge Orwell, narra uma revolução organizada pelos animais da Granja Solar, que tomam o poder e expulsam seu administrador, Sr. Jones. Uma fábula política que traz a reflexão sobre o totalitarismo, a centralização do poder e sobre o ser humano.

 

Lembre-se, é com a prática que sua escrita melhora.

 

Bons estudos!

Por Daniele

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

 

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com