Descubra como ser aprovado na primeira fase da OAB seguindo 10 dicas

Veja algumas dicas valiosas para gabaritar a OAB e bons estudos!

A aprovação no Exame da Ordem não é a tarefa mais fácil de um egresso de Direito, porém talvez a mais importante, visto que sem a aprovação não é possível exercer a profissão regularmente. E a ansiedade fica ainda maior se não for a primeira tentativa.

Saiba Como superar a não aprovação e tentar a OAB novamente.

Bem, frente a 17 matérias para estudar e uma prova com índice grande de reprovação, o estudante precisa ter autodisciplina e saber gerenciar bem o tempo para absorver ao máximo o conteúdo estudado.

É claro que durante a graduação o estudante tem contato com as áreas do direito exigidas no Exame da Ordem, mas, mesmo assim, é fundamental ter uma preparação específica para a prova e entender como ela funciona, afinal, são 5 anos de estudo para armazenar.

Por isso, depois de ler o edital com atenção e saber quais disciplinas estudar, tenha um plano de estudos bacanão que contenha as matérias distribuídas entre as semanas que você tem até o dia da primeira e segunda fase e o tempo diário de estudo.

E não deixe de reservar um momento para revisão dos conteúdos e para resolver questões das edições anteriores.

Foi assim que eu me organizei para a OAB e funcionou, então eu divido com vocês algumas dicas especiais para a organização dos estudos que irão te ajudar e, muito, a alcançar o tão sonhado registro na Ordem dos Advogados.

1. Organização, dedicação e planejamento

Primeiro, você precisa ser sincero quanto ao seu tempo de estudo. Não adianta ter um plano com 6 horas de estudos diário se você não tem este tempo todo para dispor. Então, organize-se.

Reflita sobre sua agenda e sobre suas prioridades. Identifique o que é importante e urgente e dê prioridade para isso. Se seu objetivo é passar na OAB, talvez você tenha que sacrificar algumas atividades em razão disso.

E não cometa o erro de passar as madrugadas estudando para dar conta da agenda atarefada. Você precisa dormir para conseguir armazenar o que estuda. Sua capacidade de concentração depende de corpo e mente saudáveis.

2. Analise os exames anteriores para conhecer a prova

Como o Exame da Ordem possui várias edições, é possível identificar quais temas são recorrentes e aproximadamente o número de questões cobrados em cada área.

Então, se você analisar as provas anteriores, conseguirá levantar informações valiosas para o seu plano de estudo, ou seja, dar prioridade para os tópicos exigidos com frequência. Por exemplo, o Estatuto do Advogado e o Código de Ética, tópicos que possuem bastante peso na prova e, portanto, devem ser estudados com atenção.

3. Priorize as disciplinas de maior dificuldade

Separe as disciplinas em: maior afinidade, maior dificuldade e maior número de questões. Estude todas, mas dê prioridade para as disciplinas que você tem mais dificuldade para entender e as que tem maior peso na prova.

Busque diversas formas de captar o conteúdo, leia, veja vídeos, faça exercícios, debata sobre ele com outras pessoas que também estão estudando, tudo é válido desde que você aprenda.

4. Revise os conteúdos

Faça resumos ou mapas mentais quando finalizar um tópico, assim, próximo a data da prova você poderá ver os resumos e relembrar todos os conteúdos que estudou.

Além de te trazer confiança às vésperas da prova, você ganha tempo, pois não precisa ver tudo novamente.

5. Leia as leis

Conhecer a lei te dará vantagens, porque a OAB exige conhecimentos básicos das áreas do direito, por isso leia as leis conciliando com a leitura de doutrinadores e especialistas.  Grife as partes fundamentais de cada lei e anote isso para uma futura revisão.

Se você tiver a oportunidade, estude as leis utilizando e-reader, além de pesar menos que um livro, você pode baixar as leis e fazer todas as anotações que faria no papel.

6. Faça simulados de provas anteriores

Estudar através de provas anteriores, serve para medir seus conhecimentos e o quanto sua preparação está sendo eficiente para o exame, além de conhecer o formato das questões cobradas em prova.

No entanto, opte por provas mais recentes, visto que as normativas são frequentemente revogadas, alteradas ou substituídas.

 

No dia da prova...

7. Mantenha o controle emocional

Você estudou muito, está preparado e não está concorrendo com ninguém.

Então mantenha a calma e concentre-se nas questões.

E, mesmo se não conseguir ir bem nessa oportunidade, em breve haverá outra. São 3 exames durante o ano.

8. Gerencie o tempo de prova

São 80 questões, com quatro alternativas (A, B, C e D) cada, que devem ser respondidas em 5 horas. Então, você precisa distribuir o tempo entre a resolução da prova, passar as respostas para o gabarito e as pausas para tomar água, comer ou ir ao banheiro.

Durante a preparação, simule as condições que terá no dia do exame e identifique quanto tempo leva para cada questão. Não adianta estudar incansavelmente e no dia da prova não conseguir responder as 80 questões a tempo. Preste atenção nisso.

9. Comece pelas disciplinas que você possui maior afinidade

Pode ser frustrante começar uma prova tão importante pelas questões que você não tem certeza da resposta. Isso poderá te deixar nervoso. Então, leia as questões e comece respondendo aquelas que são mais fáceis para você.

Além de te deixar mais confiante, você otimiza tempo podendo gastá-lo com questões mais difíceis.

10. Leia com atenção cada questão

Ao ler a questão, grife as palavras importantes, principalmente, o trecho em que há a indicação do que buscar nas alternativas: correta, incorreta, que prevê, não prevê, entre outras. Você direciona o pensamento para o que interessa e não se confunde com informações adicionais.

Se ficou com dúvida sobre a alternativa correta, risque as opções que acredita estarem erradas e sinalize a que possivelmente você marcará. E então, parta para outra questão.

No final, quando voltar nas questões que deixaram dúvidas, você identificará com facilidade as conclusões que tirou e será mais rápido tomar uma decisão, afinal você não tem muito tempo para analisar cada questão.

 

Estou certa de que com essas dicas sua preparação ficará muito mais dinâmica e nem será tão difícil quanto parece.

Bons estudos!

por Bruna

 

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

_relacionados