Como superar a não aprovação e tentar a OAB novamente?

O Exame de Ordem é a prova mais importante na carreira de um advogado, porém, muitas vezes, a aprovação não vem na primeira tentativa. É necessário superar a reprovação, rever erros e acertos e recomeçar os estudos.

Bem, principalmente para quem fez repescagem, ou seja, o candidato que reprovado na segunda fase faz novamente essa etapa, sem passar pela primeira fase, não é fácil manter-se motivado para uma nova tentativa.

Mas saiba que 75% dos advogados aprovados nas duas fases tentaram até 3 vezes, de acordo com a FGV Projetos. Então, você não é o único, não fique se julgando, porque é difícil encontrar forças para estudar quando se vive sob pressão. E desistir não é uma opção, afinal sem a aprovação, os anos dedicados na graduação em Direito serão perdidos.

Como na OAB não há competição entre os candidatos, você é seu adversário. O pensamento positivo, o planejamento e a organização colaboram na rotina de estudos e ajudam você a alcançar resultados.

 

Como é o Exame da Ordem?

A prova é dividida em duas etapas, tem caráter apenas eliminatório e acontece três vezes por anoAs questõesa da primeira fase abordam as matérias obrigatórias da graduação em Direito. Nessa fase, é importante concentrar os estudos nos assuntos mais cobrados: Ética e Estatuto da Advocacia, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Processo Civil.

Na segunda fase acontece a Prova Prático-Profissional, vale 10 pontos e envolve peça técnica e questões discursivas.

O reaproveitamento da prova da OAB só pode ser usado uma vez pelo candidato. Então, se houver uma nova reprovação na segunda etapa, terá que refazer as duas fases.

Assista a este vídeo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a estrutura da prova.

 

Dicas para recuperar o foco nos estudos.

Comece pelo simples. Seja sincero consigo mesmo. Identifique quais foram os erros que cometeu, analise seus pontos fortes e fracos na prova. É fundamental que você olhe para a situação como uma opção de aprimorar-se. Valorize os pontos fortes e trabalhe os pontos fracos.

Como fazer isso?

Parta dos conhecimentos que você já possui sobre os conteúdos do Exame da Ordem, relembre conceitos importantes de cada disciplina, resolva algumas questões da primeira fase, principalmente aquelas que você mais domina. Isso te ajudará a manter-se motivado nos estudos, porque está partindo do que você já sabe e não iniciando do zero.

Após relembrar alguns tópicos, anote suas dificuldades. Qual(is) conteúdo(s) precisa memorizar? E explore-o(s). Organize um plano de estudos, divida o conteúdo em pequenas tarefas diárias, busque formas diferentes para entender a matéria, seja livros, vídeo aulas, grupos de estudos, arquivos digitais, resolução de questões comentadas. Esclareça as dúvidas. A cada dia estará mais próximo do objetivo.

Trace uma rotina de estudos! Saiba como aqui.

Se sua dificuldade são as peças processuais, cobradas na segunda etapa, a dica é praticar. Tente refazer as peças solicitadas nos Exames anteriores e procure na internet ou em revistas especializadas em Direito, casos e propostas.

 

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela FGV Projetos, 64% dos aprovados no Exame da Ordem fizeram um curso específico de preparação e a maioria optou pelo modelo on-line. Então, aproveite estas ferramentas, não perca mais tempo. Acesse nosso site e estude gratuitamente o curso completo para a OAB – 1ª e 2ª fase.

 

 

Prepare o corpo e a mente para uma nova tentativa. Confie em você, na sua preparação e tenha pensamentos positivos. Não permita que a ansiedade, o desânimo e o cansaço tomem conta.

 

Por Bruna

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com