Você sabe quais são os tópicos mais cobrados no Revalida?

A complexidade do Revalida faz com que muitos candidatos sejam reprovados, por isso é importante conhecer o estilo da prova e os temas já cobrados.

Talvez já seja de seu conhecimento, mas vale reforçar. No Revalida INEP as provas são feitas em duas etapas: 1ª prova escrita com questões objetivas e discursivas.

E a 2ª consiste em 10 estações, cada uma um tema, sendo avaliadas as habilidades clínicas do médico.

Hoje, quero mergulhar com vocês na primeira etapa, apresentar como ela é organizada, os conteúdos mais cobrados, quais áreas você deve priorizar e te ajudar a identificar quais você domina ou não. No meu caso, não estava tão afiado em Medicina Familiar e Comunidade. 

A prova escrita é formada por questões de múltipla escolha (100) e discursivas (05), envolvendo situações-problema e apresentação de casos. Tem como referência os conteúdos, habilidades e competências apresentadas na matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas de médico obtidos no exterior.

Estruturada em 5 grandes áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Familiar e Comunidade, a prova busca avaliar o conhecimento técnico-científico, habilidades, atitudes, e capacidade de resolver problemas. O que confere que o indivíduo tem as aptidões necessárias para exercer a profissão.

Mas, isso não significa que você precisa se tornar especialista em todas as áreas, porque o revalida cobra os conteúdos de forma generalizada, diferente das provas de residência médica, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor a primeira etapa e saber o que é indispensável estudar, é interessante você buscar essas informações nas provas anteriores.

 

 

Número de questões por área no Revalida 2016 e 2017

 

A prova objetiva em 2016, por exemplo, trouxe 29 questões de clínica médica, 15 sobre o SUS, 5 sobre neurologia, 22 de Pediatria, 11 questões de clínica cirúrgica e 18 de ginecologia e obstetrícia.

Já em 2017 a prova objetiva cobrou 36 questões de Clínica Médica, 12 sobre o SUS, 4 de Neurologia, 13 de Pediatria, 8 de Clínica Cirúrgica e 17 de Ginecologia e Obstetrícia.

Apesar de Clínica Médica ser a área com maior número de questões, normalmente, é a área que o recém-formado tem maior domínio. Portanto, vale revisar alguns pontos que você tem dificuldade, mas não perca muito tempo estudando todos os detalhes. Revise de forma generalizada.

Para dar conta de todos estes temas, a melhor dica é optar por cursos preparatórios e buscar por apostilas específicas, ambos organizados para te preparar para os conteúdos, fases e detalhes do revalida.

 

Tópicos recorrentes no Revalida

 

Ginecologia e obstetrícia: Pré-natal, parto, aleitamento, distúrbios menstruais, anticoncepção, mastologia, oncologia, doenças clínicas da gravidez, sofrimento fetal.

Pediatria: Pneumologia, diarreia, infectologia, violência doméstica, trauma, toxicologia, crescimento e desenvolvimento, neonatologia.

Clínica: endocrinologia, hepatologia, infectologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, oncologia, toxicologia, cardiologia, dermatologia.

Cirurgia: coloproctologia, complicações em cirurgia, hérnias, técnica cirúrgica, anestesia, traumatologia, hemorragia digestiva, abdome agudo, cirurgia vascular, urologia, trauma abdominal, doenças das vias biliares, obstrução intestinal.

Preventiva: medidas de saúde coletiva, epidemiologia, estratégia de saúde da família, SUS, medicina legal e ética médica, saúde do trabalhador.

 

Sugiro que você dê atenção especial para Medicina da Família, Sífilis, partograma, genograma, epidemiologia e infectologia, além é claro, o SUS, mas isso é assunto para um próximo artigo.

Com base nos tópicos listados acima, identifique qual área você domina mais e qual ou quais são suas dificuldades. O primeiro passo para uma receita de sucesso nos estudos é conhecer-se.

 

O que já foi cobrado nas questões discursivas?

 

As situações clínicas apresentadas na parte discursiva são relevantes e representativas da prática médica, refletem as habilidades e competências esperadas de um recém–graduado das diversas áreas da Medicina.

Em 2016 as 5 questões discursivas tinham como tema a obesidade infantil, o estupro, a solicitação de exames complexos pelo paciente, síndrome metabólica e trauma.

Já em 2017 as 5 questões trataram de temas como Síndrome Metabólica, Morte encefálica e conduta médica quanto à doação de órgãos, diagnóstico de Sífilis, diagnósticos de condiloma acuminado e violência sexual infantil e, na última pergunta, sobre a Equipe da Saúde da Família.

 

Espero que estas informações te ajudem a ficar um passo mais perto da aprovação.

E acompanhe os próximos conteúdos.

 

Até breve

Por Ricardo Costa

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com