Como as competências e habilidades são exigidas no Revalida

Tão importante quanto os conhecimentos teóricos é comportamento médico. O Revalida avalia todos estes quesitos.

Já mencionei em outro momento que o índice de reprovação no Revalida é grande. De 2011 a 2016, 7.821 médicos se inscreveram na primeira etapa, mas só 4.117 conseguiram nota suficiente para a revalidação do diploma no Brasil.

Isso porque, além da complexidade da prova, só o conhecimento técnico não é suficiente para se dar bem no Revalida. É preciso conhecer a estrutura da prova e entender as exigências.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, são 6 as competências e habilidades gerais que o médico precisa ter.

Esses conhecimentos são desenvolvidos durante a graduação, no contato com os pacientes e na vivência profissional. Dessa forma, espera-se que o candidato, durante o Revalida, cumpra com estes quesitos.

 

As 6 competências e habilidades gerais.

 

I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

II - Tomada de decisões: os profissionais de saúde devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis com outros profissionais da saúde e o público em geral, mantendo a confidencialidade das informações recebidas. Além de ter o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

IV - Liderança: os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional, sempre visando o bem-estar da comunidade.

V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação.

VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

 

Itens estes cobrados principalmente na segunda fase, em que o profissional da saúde deve mostrar as habilidades clínicas necessárias para o exercício da profissão. Além de demonstrar responsabilidade, respeito e compromisso com os demais profissionais, com a sociedade e com ele próprio.

Porque, na segunda etapa do Revalida, os candidatos devem realizar tarefas específicas como por exemplo: investigação de história clínica, realização de exame físico, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, estabelecimento de plano terapêutico, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares.

Por isso a relevância de conhecer os critérios exigidos. Visto que no atendimento, o profissional da saúde deve mostrar respeito e atenção adequada ao paciente. Fornecendo orientação e diagnóstico correto, com vocabulário que o paciente compreenda.

 

Qual o desempenho esperado no Revalida?

 

Através de um check list detalhado, os examinadores da prova prática anotam a pontuação para cada estação. Entre os itens de desempenho esperados estão:

- O médico identificou-se, cumprimentou e manteve postura receptiva.

- O médico realizou anamnese para levantar informações do paciente.

- O médico forneceu explicações com linguagem simples, evitando jargão médico.

- O médico orientou o paciente sobre hábitos saudáveis, sobre o atendimento da equipe da Medicina de Família e Comunidade.

 

É importante salientar que são 10 estações e relacionam-se com as 5 áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade.

Frente a todas estas informações, nota-se a importância de uma preparação completa para o exame. Desde conhecer todos os detalhes presentes no edital, até o estudo das questões anteriores.

Porém, não se assuste. Com planejamento, organização, cursos, apostilas e demais materiais direcionados para o exame você economizará tempo. Assim a preparação se tornará mais fácil.

 

Espero que este conteúdo ajude nos seus estudos.

Até breve.

Por Ricardo

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com