Dicas Enem: Aprenda a estudar com situações do cotidiano

Kultivi
Kultivi
2 minutos de leitura

Dicas enem de estudos. Você sabia que é possível acompanhar um jogo de futebol ou um filme e relembrar alguns tópicos importantes de diversas disciplinas, ou ainda, captar alguma informação nova.

 Quer um exemplo de dicas de estudo para o enem?

No jogo entre as seleções do Uruguai e Portugal na Copa do Mundo deu para refrescar o conteúdo de História do Brasil. Como? Fazendo algumas correlações: Brasil já foi Portugal e Uruguai já foi Brasil.

A relação entre Portugal e Brasil não é uma novidade para você, visto que, nosso país foi colonizado pelos portugueses e você já estudou este tema durante toda sua vida escolar. (Quer rever? Acesse o curso completo de história do Brasil no portal Kultivi).

Mas, e quanto ao Uruguai?

Resumidamente, durante o período colonial os europeus tentaram tomar a região onde hoje é o Uruguai. 

Em 1816, os portugueses invadiram a chamada Banda Oriental do Uruguai – que pertencia aos Espanhóis – com o objetivo de expandir o território do Brasil. Então até 1828 esse território fez parte do Brasil, chamando-se Província Cisplatina.

Porém, a ação não foi aceita pela população, de maioria espanhola na região e, teve início um movimento de independência.

Então, em 1825, com o apoio da Argentina, líderes militares declararam independência do controle brasileiro na Província Cisplatina, no entanto, o imperador do Brasil na época, Dom Pedro I, não concordou e declarou guerra contra o movimento no mesmo ano.

Após 3 anos de conflitos foi assinada uma Convenção Preliminar de Paz em que o império brasileiro reconheceu a independência do atual Uruguai.

Tem mais, o Uruguai participou de outro momento importante na história do Brasil, A Guerra do Paraguai. Um dos maiores conflitos armados da América do Sul, entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) entre 1864 a 1870.

Falando em América do Sul… olha a Geografia aí.

Uruguai é banhado pelo oceano Atlântico e faz fronteira com o Brasil (ao norte) e Argentina (a oeste). Possui clima subtropical, é grande produtora de cereais, lã e carne, entre outras características.

Incríveis essas dicas, não é?! Enquanto você se diverte, refresca a memória em relação aos conteúdos do ENEM. Essas dicas enem podem ser aplicada para outras situações: filmes, séries, documentários, leitura…

Otimização de tempo e fixação do conteúdo.


Compartilhe:

POSTS Relacionados

Enem

Os Temas da Redação do Enem nos Últimos 10 Anos: Um Guia para Sucesso

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender os temas das redações passadas é crucial. Não só ajuda a antecipar o tipo de conteúdo que pode ser exigido, mas também prepara o aluno para abordar uma variedade de tópicos com profundidade e consciência crítica.  Para isso, um bom curso preparatório para … Leia mais

Enem

Requisitos do Prouni 2024: lista de documentos necessários

A busca pela oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é motivo de entusiasmo para muitos candidatos. Contudo, é crucial não negligenciar a etapa fundamental: a preparação dos documentos necessários para a efetivação da matrícula. Para assegurar a inscrição prouni 2024 junto à instituição de ensino, é imprescindível … Leia mais

Dicas

Enem 2023: Fique por dentro de tudo que é preciso para a Prova

Se você irá fazer o ENEM 2023, é importante se atentar a alguns detalhes. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para o dia da prova, com dicas e orientações primordiais.