O dinheiro importa: Aprenda educação financeira para prosperar! | Planilha para baixar

O dinheiro importa: Aprenda educação financeira para prosperar! | Planilha para baixar

Isabela Rabel
Isabela Rabel
3 minutos de leitura
educação financeira

Não há dúvida de que o dinheiro importa. Mas o que muitas vezes fica esquecido é o papel que a educação financeira desempenha no todo. É também qualidade de vida!

Aprender a administrar dinheiro é crucial para quem quer construir riqueza e obter segurança financeira. No entanto, muitas pessoas não sabem como tomar decisões econômicas inteligentes e, como resultado, lutam para sobreviver e atingir uma condição financeira estável.

Apesar disso, tudo tem um começo, não é mesmo? E é daqui que partiremos, esclarecendo suas dúvidas e te mostrando que sim, é possível ter uma vida financeira organizada e próspera.

Educação financeira: por onde começar?

Poderíamos listar aqui algumas fórmulas mágicas ou supostas receitas de bolo, entretanto, isso serviria apenas para os primeiros dias.

Um bom começo é: papel e caneta (ou lápis, se preferir).

Nada de Excel, por enquanto. Deixaremos as planilhas mais para frente um pouquinho.

Com o papel e a caneta na mão, de maneira simples e franca, enumere seu ganho (ou seus ganhos), o que entra de grana: salário, pix, cashback, vale-alimentação, renda extra, etc.

Agora, é hora de enumerar os gastos, a saída da bufunfa:

  • Aluguel
  • Alimentação
  • Luz
  • Água
  • Telefone
  • Cartão de crédito
  • Internet
  • Escola, faculdade, MBA
  • Vestuário
  • Serviços de assinatura
  • Aquela balinha (inofensiva do dia a dia) que a gente compra na banca do tio ou da tia

Ou seja, fazer um verdadeiro raio x da sua situação financeira.

Depois de todas essas anotações, é a hora de efetuar os cálculos e analisar… Temos um saldo positivo?

Ih não, deu negativo… Vi daqui!

Por isso é importante começar, viu? Posso apostar que você só percebia o saldo negativo, mas não sabia o motivo do déficit. 

No entanto, organizando as suas finanças, você conhece e analisa o caminho que o seu dinheiro está percorrendo, em quais categorias listadas acima está gastando mais do que deveria e, assim, também entende como é o seu comportamento financeiro. 

Quer ter um resultado melhor nessa análise? Que tal esse presente incrível que temos para  você? Uma planilha para controle financeiro totalmente gratuita. Nela você conseguirá mapear melhor suas entradas e saídas.

Essa planilha foi feita pela Educadora Financeira: Camila Botti

Acredito que será mais fácil colocar as anotações e os dados do papel aqui, não é?

Saldo negativo, como resolver?

Viremos a folha. Vamos para o próximo passo!

Após a análise, o que é possível eliminar de imediato para desenvolver o equilíbrio, ou virar a chave?

Essa parte é dramática, mas é essencial. E, acredite, cortar os gastos com aquilo que você considera que “não faz diferença” no orçamento, conduzem uma diferença significativa sim. 

Tiraremos o serviço que faz tudo? Suprimiremos alguns lanchinhos na rua? Diminuiremos aquelas comprinhas na Shopee? Cancelaremos aquele cartão? Ou ainda, só amenizar o valor da fatura?

O critério de avaliação é seu, apenas seu. Entretanto, atenha-se a importância dessa contenção! É o momento de verificar o que é necessário e o que é capricho ter. 

Qual a importância da educação financeira?

Nós, culturalmente, temos uma relação conflituosa com o dinheiro.

Desde criança recebemos diferentes referências e, ao conseguir a primeira remuneração, a primeira “mesada”, não sabemos como lidar, o que fazer e como administrar. Educação financeira não é um assunto muito abordado nas escolas, porém é um assunto fundamental.  

Ter um controle financeiro equilibrado, conhecer as suas despesas necessárias, saber quanto pode gastar em momentos de lazer e quanto investir para garantir o seu futuro, a sua segurança na velhice, são a chave para uma vida próspera. 

Você sabia que a cada 4 mulheres, 3 passam necessidades na velhice? Que 99% dos idosos passam dificuldades financeiras e necessitam de ajuda dos familiares ou ainda precisam trabalhar? Que 66% das mulheres sofrem algum tipo de abuso, seja físico ou psicológico por medo e dependência financeira?

Vale uma profunda reflexão, não é mesmo?

Como organizar sua vida financeira

Você se identificou com pelo menos uma das questões acima? Essas informações te impactaram de alguma forma?

Então está na hora de organizar a sua vida financeira, pensar na sua aposentadoria e ter uma vida próspera e abundante!

Temos um convite especial para você…

Conheça o curso Educação Financeira Descomplicada. Uma parceria entre a Kultivi e a professora Camila Botti.

Esse curso vai te auxiliar nessa nova etapa da vida, nessa fase de se encontrar financeiramente!

Nele você encontra os 18 pilares para mudar a sua realidade financeira. Aprenderá a ter controle dos ganhos e gastos, como mudar sua mentalidade em relação ao dinheiro, os primeiros passos para investir e muito mais. Afinal, queremos que você prospere, melhore sua qualidade de vida e planeje seu futuro a partir de hoje. 

Educação financeira é um assunto tão significativo, que a Kultivi não poderia deixar de participar providenciando um curso, como sempre, totalmente gratuito.

Agora, repare que curioso: você começou rabiscando no papel e agora encerra esse artigo indo se matricular para transformar sua realidade financeira! Bora?!


POSTS Relacionados

o que é employer branding
Carreira e Negócios

Employer Branding: como ser uma marca empregadora de sucesso!

Descubra como ser uma marca empregadora de sucesso, projetando a imagem da sua empresa para o mundo como um ótimo lugar para trabalhar.

Carreira e Negócios

8 profissões mais promissoras do marketing digital

Não importa se é seu primeiro emprego, uma transição de carreira ou se está buscando uma recolocação, certamente será possível encontrar boas oportunidades nas profissões do marketing digital. Com uma enorme demanda nos mais diversos setores, a construção de uma carreira dentro dessa área pode ser bastante lucrativa e gratificante. Como em qualquer trabalho, é […]

Mulheres empreendedoras
Carreira e Negócios

Instagram da mulher empreendedora | dicas de perfil

Você é uma mulher empreendedora e quer melhorar seu negócio no Instagram? Se sim, você veio ao lugar certo! As melhores dicas estão neste artigo