Regras do novo Fies já começam a valer para o primeiro semestre de 2018

Programa trará mudanças na taxa de juros, no prazo de pagamento e ampliará a faixa de renda para os interessados.

Os Estudantes que participaram do Enem a partir de 2010, obtiveram média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não zeraram a redação, poderão se inscrever para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre os dias 6 à 9 de fevereiro.

 

O programa que terá mudanças nas regras como, na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e amplia a faixa de renda para os interessados no financiamento, começam a valer a partir do primeiro semestre de 2018. Segundo o Ministério da Educação, no total serão criados 310 mil novas vagas, sendo 100 mil a juros zero.

 

O novo Fies é composto de três modalidades: O Fies 1, Fies 2 e Fies 3. Na primeira categoria as taxas de juros real ficaria igual a zero, é destinado para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita, os recursos virão de um fundo garantidor, mantido obrigatoriamente pelas faculdades, acaba a carencia de 18 meses após o fim do curso e o estudante terá que começar a pagar assim que se formar.

 

Já as categorias 2 e 3 são garantidos para estudantes de renda familiar de até cinco salários mínimos per capita. No Fies 2 os recursos para atender os empréstimos vão se originar de bancos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e os financiamentos só poderão ser disponibilizados nessas regiões. Para o Fies 3, os contratos serão administrados por bancos privados e os recursos virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) .

 

As mantenedoras das instituições de ensino superior interessadas em participar do processo seletivo deverão assinar um termo de participação entre os dias 3 à 19 de janeiro de 2018.

 

 

 

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com