Estudantes do Alto Tietê esperam 'conteúdo mais técnico' no segundo dia de prova do Enem

Prova será aplicada neste domingo (12), a partir das 13h30 em todo o País.

Neste domingo (12) será o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A grande preparação tem que ser feita ao longo do ano, mas sempre tem dicas úteis de última hora para evitar o nervosismo na prova. No Alto Tietê, mais de 50 mil alunos estão fazendo as provas.

Nesta semana, o bate-papo em sala de aula gira em torno do Enem. “A gente conversa como foi, quantas acertamos, o que achamos ”, disse o estudante David Borges.

Eles estudaram o ano todo para esse momento e querem discutir como se saíram. “É importante debater e saber o errou para melhorar”, contou o estudante Jeancarlos Mello.

Neste ano, a prova deixou de ser feita em um único fim de semana e passou a ser em dois domingos. “Eu achei que foi melhor porque tem uma semana pra descansar e fazer revisão pra encarar a prova novamente” diz Nathali Amie.

A primeira prova, aplicada no último domingo, teve questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a tão temida redação. Aliás, mais uma vez o tema da dissertação surpreendeu os candidatos. “Fomos pegos de surpresa porque fecharam muito o tema. Poderia ser sobre acessibilidade”, argumentou a estudante Letícia de Souza.

O tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" e quem se sentiu bem à vontade para escrever sobre isso foi a Nathalia Leontina. Ela tem uma tia e uma tia-avó que são surdas. “Na parte da dificuldade que eles têm no acesso à educação, inclusão. Isso facilitiou pra mim, nesse sentido”, detalhou a estudante.

Esta é a segunda vez que o Davi presta o Enem. Ele quer cursar medicina e sabe o quanto o curso é concorrido. Por isso já está pensando nas questões da próxima prova. “É o conteúdo mais teórico, a matéria em si não vai exigir tanto de fórmula, mas pelo primeiro dia, acho que vai ser teórico”, disse Davi Borges.

E para esta segunda prova, que vai envolver as questões de exatas, os professores dão dicas aos alunos sobre como devem ser as questões. “Questão de meio ambiente deve aparecer. Chuva ácida, lixo atômico”, sugeriu a professora de química, Camila Mattos.

Alessandro Gerson Oliveira é professor de física e explica por que as questões estão mais técnicas. “Vem seguindo uma crescente conteudista que desde o começo do Enem percebemos que o nível técnico vem aumentando. Isso é uma solicitação das faculdades, para que os alunos cheguem com maior capacidade de assimilar o conteúdo”, disse

E ele ainda lembra o que fazer para não ficar nervoso demais. “Sempre que for fazer a prova, já comece lendo e fazendo as questões que acham mais fácil. Isso vai dando segurança, mais tranquilidade e permite que circulem a prova toda e não deixem nenhuma parte sem responder”.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/estudantes-do-alto-tiete-esperam-conteudo-mais-tecnico-no-segundo-dia-de-prova-do-enem.ghtml

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com