Como Controlar a Ansiedade Antes da Prova

Você fica muito ansioso antes de fazer uma prova e isso faz com que você não tenha o desempenho esperado, mesmo estudando muito? Então esta super dica é especial para você!

 

Você sabia que escrever um pequeno texto, alguns minutos antes da prova, te ajuda a não travar?

Pesquisadores da Universidade de Chicago publicaram um estudo em 2011, na revista Science, afirmando que ao escrever sobre seus sentimentos em relação à prova, os alunos descarregam suas ansiedades e liberam recursos intelectuais que estavam tomados por medos e preocupações antes da prova.

Além disso, o exercício da escrita ajuda a diminuir o nervoso porque o candidato está focando um pouco da sua atenção em outra coisa além do início da prova.

Para chegar a essas conclusões os pesquisadores entregaram duas provas curtas de matemática para 20 estudantes universitários. Na primeira, orientaram os estudantes a dar o melhor de si. Antes da aplicação da segunda, os pesquisadores criaram uma situação de estresse e pressão e permitiram que apenas 10 estudantes escrevessem por 10 minutos sobre suas angústias em relação à prova. Já os outros 10, permaneceram sentados e em silêncio, pela mesma quantia de tempo.

“Nós testamos que se os alunos anotarem os pensamentos sobre o teste podem melhorar o desempenho. Um breve texto, antes de fazer uma prova importante, melhorou significativamente as pontuações dos alunos no exame, especialmente para os estudantes habitualmente ansiosos com a realização de provas. Basta escrever sobre as preocupações antes de um exame importante para aumentar os resultados”, disseram os pesquisadores.

Segundo Ramirez e Beilock, “talvez reconhecendo seus medos, os alunos sejam capazes de domar as emoções que os distraem durante a prova”. O resultado é um candidato mais calmo, sem bloqueios e, consequentemente, com melhor desempenho.

Então, se você fica muito nervoso antes de um processo seletivo importante, siga essa dica: Escreva, antes de entrar na sala de provas, sobre como você se sente em relação ao exame, isso te ajudará a ficar mais tranquilo.

E se prepare para o exame estudando com a Kultivi. São mais de 2.300 aulas gratuitas disponibilizadas online, exercícios de fixação e outros materiais de estudo.

 

Até a próxima! :)

 por Andressa Almeida

 

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com