Com aparelho auditivo danificado, jovem não sabe como vai fazer o 2º dia de prova do Enem, diz pai

Estudante de 17 anos relata que foi obrigado a tirar o equipamento para fazer a primeira prova no domingo (5).

O pai do estudante de 17 anos que teve que retirar o aparelho para surdez para poder fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no domingo (5) em Santa Bárbara d'Oeste (SP) informou que ainda não sabe como o filho fará a segunda parte da prova, no próximo dia 12. Segundo ele, o equipamento foi devolvido pelos fiscais quebrado e, sem ele, o jovem é prejudicado.

"Devido ao aparelho estar quebrado, a gente não sabe como vai fazer para mandar ele para fazer a prova (no próximo domingo)", afirmou o pai, Lourival Ribeiro, em entrevista à EPTV nesta terça-feira (7). O homem, que é contramestre e tem 45 anos, informou que o aparelho é caro e foi comprado por R$ 6,4 mil.

Ribeiro disse que a surdez do filho foi comunicada e constava no comprovante de inscrição. Mesmo assim, ele teve que passar pelo detector de metais e retirar o aparelhor para realizar a prova. Segundo o relato do pai, os fiscais desconfiaram que o equipamento seria um ponto eletrônico.

Com isso, o estudante teve que fazer as 90 questões e a redação, cujo o tema era "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", sem o aparelho, o que prejudicou o jovem, segundo Ribeiro.

 

O homem registrou Boletim de Ocorrência no domingo, após o filho relatar o ocorrido. "Teria que ter um outro procedimento que não prejudicasse e nem expusesse ele a uma situação tão constrangedora como a que ele foi exposto", lamenta.

G1 questionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o caso e perguntou se havia a possibilidade do jovem receber outro aparelho ou refazer a prova, mas não houve resposta até esta publicação.

Por telefone à EPTV, o instituto informou que todos os alunos que se sentirem lesados durante a primeira prova devem fazer o segundo dia de exame e fazer uma reclamação para a ouvidoria no site www.inep.gov.br.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/com-aparelho-de-surdez-danificado-jovem-nao-sabe-como-vai-fazer-o-2-dia-de-prova-do-enem-diz-pai.ghtml

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com