5 dicas para estudar através da internet na era da hiperinformação

A plataforma de vídeos pode ser uma aliada para encontrar conteúdo de qualidade para estudar.

De acordo com dados do relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social, o Brasil está entre os três países do mundo que passam, em média, mais de 9 horas do dia na Internet. E você, quanto tempo gasta assistindo vídeos ou consumindo outros tipos de conteúdo? Ou melhor, já parou para pensar quanto do seu tempo você usa estudando via internet? Pois é, a reflexão é válida e vem de encontro com os princípios da Educação na Era Digital.

É fato que a internet transformou as relações humanas, seja no trabalho, no convívio social e, principalmente, o jeito de o ser humano aprender, afinal é um número incontável de informação que chega até nós com muita rapidez.

O que normalmente acontece é que, a maioria das pessoas usa as ferramentas de busca para solucionar uma dúvida momentânea, dificilmente a resposta para o questionamento buscado é transformado em conhecimento. Nem sempre armazenamos a informação, porque buscamos algo de rápido consumo e que solucione a dificuldade naquele instante.

Porém, na era digital é possível aprender qualquer coisa, sobre qualquer assunto, desde que você consiga transformar a informação disponível na rede em conhecimento. Sua pergunta agora deve ser: E como eu faço isso?

Bem, para te mostrar como isso é simples, eu listei 5 dicas para você usar a internet para aprender, e não só para diversão. OK?!

 

1. Acesse sites e portais de notícia.

Cadastre seu e-mail para receber conteúdos relevantes e não só promoções. Existem vários sites, blogs e até mesmo perfis nas redes sociais, com bons conteúdos de rápido consumo. Assim, um pouco do tempo que você gasta, normalmente, nas redes sociais, serão investidos em aprender algo novo, receber dicas de português, matemática, física e as tantas outras disciplinas e ainda ficar antenado nas notícias do mundo.

Pela praticidade como o conteúdo chega até você será mais fácil aproveitá-lo.

 

2. Baixe e-books interativos.

Este tipo de material permite que você veja vários conteúdos relacionados ao tema do e-book em um mesmo arquivo. Isso evita que sua atenção disperse procurando por leituras extras ou vídeos explicativos.

E alguns e-books trazem questões para prática, tudo em um mesmo material. Além de economizar papel, é claro.

 

3. Estude com plano de estudos e resolva questões.

Complementando o tópico anterior, busque por planos de estudos, assim você otimiza o tempo que levaria para organizar um e como as disciplinas já estão divididas em conteúdos (e o tempo está determinado), é só estudar.

Após estudar determinado conteúdo, busque provas anteriores ou questões comentadas, são vários os bancos de questões disponíveis na internet para a prática.

Isso ajuda a identificar quais são suas dificuldades e conhecer diferentes estilos de prova.

 

4. Faça cursos online.

Novamente, use a internet a seu favor e otimize tempo. As vantagens de fazer um curso online é que você consegue certificação, assim como no presencial e pode estudar no horário que preferir sem sair de casa.

É ótimo não perder tempo (e dinheiro) com deslocamento, não é?!

E se você gosta de trocar experiências, pode tirar dúvidas e compartilhar arquivos importantes, existem os grupos e chats online.

 

5. Assista vídeoaulas.

No YouTube, é possível encontrar uma infinidade de conteúdo de qualidade, além das músicas, tutoriais de viagem, faça você mesmo e vídeos divertidos que normalmente a gente consome.

Existem vários canais que fornecem aulas sobre Português, Matemática, Química, História, Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Idiomas, Informática e tantos outros temas.

 

E nesse rol de canais com conteúdo de qualidade está a Kultivi, um canal com mais de 2 mil videoaulas e mais de 80 mil inscritos. Um jeito prático, rápido e dinâmico de você entender um conteúdo que não domina ou ainda estudar para algum processo seletivo.

A Kultivi busca manter o conteúdo atualizado, com professores que entendem do assunto e entendem a dinâmica do ensino online. Por isso, inscreva-se no canal, ative as notificações para saber quando novas aulas são disponibilizadas e comente. Sua opinião é importante para que possamos continuar oferecendo o melhor conteúdo.

Ah, e não deixe de compartilhar. Queremos ajudar mais pessoas a transformar informação em conhecimento.

 

 

Até logo!

Por Claudio

 

Kultivi – Ensino Gratuito de Qualidade

 

APOSTILA COM DESCONTO DE 20%: KULTIVI

 

editora aprovare

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

 

Youtube

Facebook

Twitter

Linkedin

IG - @kultiviedu

 

_relacionados

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda - CNPJ: 28.186.806/0001-35 - Contato: contato@kultivi.com

Copyright @2017 Kultivi Produção e Edição de Conteúdo Ltda
CNPJ: 28.186.806/0001-35
Contato: contato@kultivi.com